Categorias
futebol

UM NOVO EDUCADOR FÍSICO EM FORMAÇÃO

Em maio de 2023, minha amada Lu mandou um WhatsApp com um link para o edital 2023/2 para ingresso de diplomado na UFRGS. :)

Era uma sexta-feira, por volta das 18h. Não por acaso, era o último dia de inscrição para concorrer a uma das vagas para ingresso em outubro, com resultado em setembro.

Consegui reunir toda a documentação e digitalizei-a conforme a exigência da universidade: RG (frente e verso), diploma da graduação (frente e verso), histórico da graduação (todas as páginas) e um formulário preenchido com nome completo, RG< CPF, certificado de reservista, endereço, telefone e filiação. Era para enviar todos os documentos em um único arquivo com – no máximo – 35 Kb. Foi um processo chato de fazer porque era para reunir diferentes documentos, fotografá-los, salvar todas essas imagens em PDF e montar de maneira quase artesanal.

Por volta das 20:40h, enviei a documentação pelo meu e-mail principal.

A resposta do deferimento da minha inscrição dar-se-ia em poucos dias. No entanto, eu não havia anotado nem aberto o edital novamente para acompanhar o processo. Então, passei alguns dias sem acessar meu e-mail (até porque não estava havendo nenhum pedido de trabalho e nenhuma conta para pagar ao longo da semana seguinte).

Qual não foi a minha surpresa quando haviam-me enviado um e-mail que dizia que o meu processo havia sido indeferido porque eu não havia enviado o arquivo em anexo no e-mail: o servidor da minha conta de e-mail acabou gerando à revelia um link para baixar o arquivo separadamente – e isso a UFRGS não aceitava, conforme constava no edital.

Felizmente, eu ainda estava dentro do prazo antes do deferimento (ou do indeferimento) definitivo para a concorrência e pude entrar com um processo administrativo. Enviei alguns e-mails e alguns telefonemas para o órgão responsável dentro da universidade e tive meu processo deferido. UFA!!! :D

Bem… Aí, foi só aguardar. Mas não sem antes de mais um susto…

…A Lu havia tirado cinco dias de férias e estava visitando uma querida amiga nossa em Curitiba. Depois, vim a saber que ela sabia do risco de eu perder a vaga, mas não quis me dizer nada para não me desanimar.

Nas normas específicas para o curso de Educação Física, dizia que eles só concediam vagas para ingresso de diplomado no caso de alguma das graduações anteriores (ou da única graduação anterior) do(a) candidato(a) fosse em Educação Física: seriam bacharéis concorrendo a uma vaga na licenciatura ou vice-versa.

De qualquer forma, eu concorri à licenciatura, que tinha apenas 21 candidatos para as 30 vagas oferecidas e não desisti. Caso tivesse sido o contrário, creio que não teriam-me concedido uma vaga, pois havia 41 candidatos para 30 vagas no bacharelado.

Lembro que, quando obtive minha chance de ser professor substituto na Comunicação da UFRGS em 2002/2, também soube de última hora. Porém, o prazo final da entrega dos documentos era às 18:30h de uma tarde na qual desabava o céu em Porto Alegre. Naquela época, tudo deveria ter sido entregue presencialmente e impresso. E faltou tinta na minha impressora!

Aí, eu tive que ir correndo ao shopping para comprar os cartuchos. Minha irmã que mora no Rio de Janeiro estava em férias aqui e, gentilmente, me deu algumas caronas: de casa para o shopping (ida e volta) e de casa à FABICO (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, também ida e volta).

Assim como deu tudo certo naquela vez (que abriu as portas para que eu tivesse tido experiências lindas, inclusive com bastante altos e baixos, dentro do magistério superior), acho que vai dar tudo certo também agora.

Na minha apresentação aos professores e aos colegas nas disciplinas do 1º semestre, repeti algumas vezes a seguinte história:

– Em 1991, aquele Hélio de 17 para 18 anos que havia passado de primeira na UFRGS havia colocado Educação Física como 2ª opção do vestibular. Como passei na primeira opção (Jornalismo; mas, no final do 2º ano, solicitei transferência interna para Publicidade e Propaganda), a segunda não fora atendida. Desta vez, aquele guri pegou o Hélio de 50 anos pela mão, saiu do portal da Comunicação e me conduziu pelo helioverso até o portal da Educação Física.

Escrevo isto na véspera de iniciar a quinta semana de aula do segundo semestre. Várias situações passaram-se no entendimento de uma área do conhecimento totalmente diferente da anterior, com todas as vantagens e desvantagens de começar do zero uma nova profissão com essa idade.

Só posso adiantar que estou muito contente e chego alegre às aulas. Gosto muito do Campus Olímpico da UFRGS, dos colegas, dos professores e dos funcionários. Já estou aprendendo a ser um professor bem melhor do que eu fui anteriormente, a partir de diferentes métodos, exigências e protocolos, tanto em sala de aula como em relação à burocracia. E eu já estou sendo um aluno bem melhor do que já fui.

Mas esse é papo para um outro post. ;)

Por heliopaz

@heliopaz | cultura de fã de futebol online/offline | Educação = cultura + ato político

Deixe um comentário