EM BREVE, NOVO BLOG: http://www.heliopaz.com/ (1)

Muitos amigos já haviam lido, elogiado ou se queixado das frequentes experiências que eu tenho feito com a interface e com os recursos interativos disponíveis. Quanto a isso, este blog sempre será um laboratório que possa vir a me auxiliar na concretização de futuros projetos de pesquisa.

A agenda permanece a mesma:

– POLÍTICA: enquanto não precisar mudar de cidade ou até de estado por questões profissionais, as pautas prioritárias referem-se à análise e às queixas acerca dos fatos de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, com eventuais incursões em outros âmbitos. Agora… Caso precise sair daqui, a tendência é a de que eu passe muito tempo sem postar sobre a situação política seja daqui, seja de onde quer que eu passe a viver por uma questão que, a mim, parece óbvia: fora daqui, estarei desencaixado, desentrosado. Posso me adaptar facilmente à rotina urbana, mas vai demorar um certo tempo pra me inteirar de fatos e pessoas relacionados à política local. Além disso, Se for mesmo este o caso, sinto que estarei quase desautorizado a falar da realidade portoalegrense (e, talvez, até mesmo gaúcha) devido à distância física dos fatos e à falta de contato com possíveis fontes;

– CRÍTICA DAS PRÁTICAS DA MÍDIA CORPORATIVA: referem-se não apenas ao jornalismo, mas também poderão ser estendidas à publicidade. Todos os cursos da área da Comunicação oferecem um futuro promissor, criativo e gratificante para quem possui o dom de fazer um uso da técnica acima do esperado; tenacidade para não desistir diante das dificuldades; curiosidade para manter-se criativo, ágil, atualizado e disposto a aprender sem parar; honestidade, ética e comprometimento; competência no estabelecimento de suas próprias redes sociais e, dependendo do caso, disponibilidade financeira para tentar queimar etapas. O problema é que, infelizmente, no Brasil, sabe-se muito bem que as leis que deveriam regulamentar o setor são frouxas e que não existe democratização na mídia de massa. É nesse sentido que a crítica e a investigação serão realizados;

– ACADEMIA: estou longe de conhecer a fundo os meandros de uma série de temas relacionados às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) que minha querida orientadora de mestrado SUELY FRAGOSO possui, nem o capital cultural e social que a querida integrante da minha banca SANDRA MONTARDO tem pra pesquisar TICs voltadas à inclusão de Portadores de Necessidadees Especiais (PNE); também estou muito distante da experiência e do conhecimento em interatividade que o ALEX PRIMO apresenta; ainda não tenho a velocidade de assimilação de conceitos de redes sociais em Comunicação Mediada por Computador (CMC) que a RAQUEL RECUERO apresenta; e, finalmente, ainda me falta conseguir estabelecer um foco tão profundo na observação de focos de resistência na pós-modernidade do HENRIQUE ANTOUN ou da cada vez mais necessária procupação legal com a preservação da igualdade, da democracia e da pluralidade na internet que o SÉRGIO AMADEU costuma fazer. Terei o meu próprio estilo, o meu próprio caminho de pesquisa e me interessarei por objetos e temáticas semelhantes, porém sob outro viés sempre que possível.

Este blog não será especializado única e exclusivamente em interagir ou com pesquisadores, ou com alunos, ou com jornalistas e publicitários, ou com militantes e ativistas. Também não é um blog específico sobre o GRÊMIO e sobre diversos esportes. Sempre pensei em escrever pra quem quiser ler, pra quem se interessar em debater, ensinar ou aprender. A troca, o compartilhamento, o estabelecimento de relações profissionais e de amizade são muito mais importante do que os índices de audiência ou do que me preocupar em tentar arranjar patrocínios pra não escrever de graça. Sinceramente, nunca tive uma opinião formada sobre isso e, mesmo que quisesse, acho que o tempo de virar problogger já passou.

O meu interesse maior é aprender, deduzir e tentar comprovar coisas de uma maneira coloquial e compreensível pelo internauta em geral. Pra isso, tentarei ser um acadêmico não o sendo. Sei que blogs temáticos cujo conteúdo é voltado para um interagente definido de maneira bem específica e segmentada apresentam uma visibilidade muito maior, ainda mais se estiverem ou sob um blogring ou condomínio de blogs, ou se estiverem sob o guarda-chuva da mídia corporativa.

Mas não é isso o que eu quero: quero apenas ter liberdade pra experimentar ferramentas e para que o caldo de assuntos que atravessa a minha vida torne-se público.

A vida em sociedade, pra mim, depende substancialmente de tornar públicas as minhas posições em relação a tudo aquilo que me inquieta. Por isso, deixo bem claros tanto os meus gostos pessoais quanto o lado para o qual meus valores pendem.

METAMORFOSE AMBULANTE é a chave – exceto em termos clubísticos, religiosos e ideológicos. Então, quem já me conhece desde os deletados BLACKÃO e BASTANTÃO e que visita este aqui (HELIOPAZ), fica sabendo que farei um upgrade de plataforma ao registrar domínio e pagar hospedagem.

FIQUEM ATENTOS: será ainda neste fim de semana. Dependo da autorização do registro do meu domínio e da liberação das ferramentas de administração de conteúdo por parte do serviço de hospedagem para efetivar essa mudança para uma casa definitiva.

De qualquer forma, este blog ainda será atualizado durante alguns dias e ele não será deletado. Ninguém será pego desprevenido e não haverá perda nenhuma, pois, assim como migreui todo o conteúdo do meu antiquíssimo blog deletado no BLOGGER para os três blogs do WORDPRESS e como migrei o conteúdo dos blogs BLACKÃO e BASTANTÃO para HELIOPAZ.WORDPRESS.COM, nada será perdido no definitivo endereço

HTTP://WWW.HELIOPAZ.COM/

Peço aos amigos blogueiros que concedem a gentileza de endossar o meu blog na sua lista de links (ou blogroll) que, depois que a mudança tiver sido completada, mudem a URL de seus links para

HTTP://WWW.HELIOPAZ.COM/

Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
7 comentários em “EM BREVE, NOVO BLOG: http://www.heliopaz.com/ (1)
  1. Ricardo disse:

    Olá! Um site bom é um site ativo em constante evolução, portanto, nada melhor que realmente manter e evoluir um blog, e poder contar com a opinião dos leitores ajuda muito!
    Parabéns!

  2. la pasionaria disse:

    Estou na banda que gosta das frequentes experiências que voce faz com os recursos disponíveis, e utilizando cada vez mais a interface e recursos interativos, novos aparatos tecnológicos e tal. Além do conteúdo sempre atual em tudo que abordas aqui.
    Estava com saudades de ti! Abraço forte.

  3. segis disse:

    Helio, li um comentário seu no blog da Maria Frô :
    “Conceição querida,

    “Mais do que qualquer outro blogueiro que eu conheço, defendo que o total aproveitamento das disciplinas do eixo comum da educação formal e uma maior aproximação entre pais e professores a partir de uma linguagem mais aprazível passa necessariamente pelo uso do esporte e da arte como base pedagógica para a inclusão social, além da internet como meio de dinamização da comunicação e da produção de bens imateriais e de politização horizontal e apartidária.”
    E me interesseipeloassunto…houve outros papos a respeito??
    E quanto ao texto do Mario Carrara , me parece que faltou perspicáciaao autor…o Ronaldo,ronaldo,ronaldo,ronaldo falou o que entendeu…Agora culpabilizar oPIG pela publicização
    é esquecer os interesses imediatos da mídia: criar factóides e vender exemplares e espaços publicitários…Instrumentalizar a doença, aff! Se o Lula tiver um problema cardíaco a culpa é da Dilma ou do Zés ?

  4. Ronaldo Baker disse:

    Conforme dito pelo seu amigo Carlos Maia, também prefiro o Blogger do Google. Tenho Blogs nos dois, mas ultimamente posto somente no do Google. Acho mais simples e mais bonito.

    Aproveito para convidá-lo a visitar o endereço http://www.bakercomunicacaoedesign.blogspot.com e opiniar ou até mesmo escrever um texto.

    Grande abraço!

  5. Carlos Maia disse:

    Hélio, o layout do blog está melhor. Eu não gostei daquela forma de posts na vertical que você colocou antes. Não sei, estou acostumado com o Blogger do Google que acho mais limpo, mais clean. Prefiro o blogger que o estilo wordpress. Mas gosto é gosto. Não sou contra a tecnologia. Muito pelo contrário, sempre gostei de lidar com essas geringonças, mas acho que é tudo muito confuso no wordpress. Mas, como disse antes, gosto é gosto. Abraço.

  6. Carlos Maia disse:

    Concordo com a mãe do Cardia. O cara se empenhar em evitar que a população de Porto Alegre tenha um belo espaço junto ao rio Guaíba — onde hoje só existe ferro velho, para praticar esportes, sentar num bar, num restaurante, tomar chimarrão, andar de bike e correr — é estranho, muito estranho.

  7. Hélio, vou fazer “dois comentários em um”…
    Primeiro, agradecer pela pelo post anterior, como disseste, ter sido “inspirado em mim”, o que me deixa lisonjeado – ainda mais sendo um texto de alta qualidade, com são em geral os teus posts. E principalmente, concordo que o Brasil (e acho que o RS ainda mais) passa por uma crise de humanismo: a maioria das pessoas pensa antes em “dar um jeito na sua vida” antes de se preocupar com os outros. Em uma “tradução simples”, são aqueles que perguntam “e o que eu ganho com isso?” quando convidados a participarem de movimentos.
    Algo semelhante ao que aconteceu em um diálogo na hora do almoço domingo passado: minha mãe disse que me via “bastante empenhado” na questão do Pontal do Estaleiro, e que eu parecia “me preocupar mais com isso do que com meu futuro”… Respondi que eu me empenho por uma causa que era não só pelo meu, mas pelo futuro de TODOS que vivem e viverão em Porto Alegre.
    Vejo diversos amigos meu “subindo na vida”: saindo de casa, casando, tendo filhos etc. Era para eu me sentir envergonhado caso eu fosse individualista, já que “fiquei para trás”: afinal, TALVEZ eu saia de casa ano que vem, caso vá fazer mestrado em outra cidade (desde que consiga bolsa); tão cedo não casarei nem terei filhos. Mas cada vez mais, percebo que apesar de gostar dos amigos que citei, não quero para mim a vida que eles têm. Não quero que minha existência se resuma a arrumar emprego, casar, ter filhos, me dar por satisfeito e pensar “já posso morrer”: isso é muito pouco.
    ————
    Agora, o “segundo comentário”: parabéns pelo domínio próprio! Esses dias eu comentei com o meu pai sobre a possibilidade de fazer o mesmo com o Cão. Adquirir o domínio não sai caro, só preciso aprender a mexer com PHP, para poder usar o WordPress.org (não sei se é preciso saber muito do código para usar o WP: eu manjo HTML, mas PHP não). Se possível, gostaria de receber algumas dicas para dar “o primeiro passo” e depois seguir adiante por conta própria.

    Bom, era isso. Esse comentário ficou tão grande, que até parece um post, hehe…

    Abração

Deixe um comentário

page views
  • 309,127 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
