PAIXÕES CLUBÍSTICAS: ALGUMAS TEM EXPLICAÇÃO; OUTRAS, NÃO

A minha defesa sempre veemente da ética, da honestidade, da transparência e do profissionalismo sem exclusão social dentro do GRÊMIO soa estranho para alguns amigos como o EDUARDO BERNARDON (cuja entrevista no blog GRÊMIO ACIMA DE TUDO merece ser lida).

No comentário que fez sobre meu post preliminar de REAL MADRID x LIVERPOOL, Bernardon surpreendeu-se por eu torcer para um clube vermelho. A resposta vem abaixo e vale para que todos os gremistas procurem olhar o futebol de uma maneira mais aberta, menos preconceituosa, apenas porque nosso tradicional adversário veste vermelho e branco.

A COR PREFERIDA DE RENATO PORTALUPPI É O VERMELHO. APESAR DE TER SIDO COLORADO NA INFÂNCIA, JAMAIS TORCEU PARA O TRADICIONAL ADVERSÁRIO APÓS TER SIDO PRETERIDO POR ELES E ACEITO DE BRAÇOS ABERTOS POR NÓS.

Isso basta! :)

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
6 comentários em “PAIXÕES CLUBÍSTICAS: ALGUMAS TEM EXPLICAÇÃO; OUTRAS, NÃO
  1. Eduardo Bernardon disse:

    Meu Prezado Amigo Hélio, a “implicância” com a tua preferência pelo Liverpool foi apenas uma brincadeira.
    Apenas isso.
    E em se tratando de futebol inglês, a minha preferência recai no Arsenal, que também usa uma jaqueta encarnada.
    Mas foi interessante ler os comentários que se seguiram a “implicância”.
    E apenas um reparo, a entrevista foi publicada no Blog Grêmio Sempre Imortal.

    Um fraterno abraço.
    Bernardon

  2. Melhor, PRIMEIRO achei que era por causa da cor do carro. Embora acredito que muita gente não via com bons olhos o fato dele ter um carro vermelho.
    Inclusive meu pai contou que, quando o Grêmio ganhou a Batalha dos Aflitos, um vizinho dele que era gremista e tinha um carro vermelho decidiu ir com os filhos para a Goethe. Chegando lá um monte de gente começou a dar socos e pontapés no carro, pouco se importando com o fato de TODOS os passageiros vestirem a camisa do Grêmio…

  3. Jorge,

    Tocaste em um ponto crucial dessa questão: o significado genérico até pode ter uma certa relação com estudos de psicodinâmica das cores e também pode estar ligado a um determinado contexto sociocultural.

    Contudo, a forma com que cada sujeito interpreta um determinado signo é estritamente pessoal – inclusive quando há semelhança na crença e na vivência junto a um determinado grupo.

    Eu também sempre me neguei a usar a bandeira azul do PT. Aliás, em um determinado jogo do GRÊMIO perto das eleições de 1994, um grupo de torcedores com bandeiras do PT de várias cores (mas, principalmente, vermelhas) gritava:

    – Olé, olé, olé, olé, PT, PT!

    Obviamente, levou uma enorme vaia da maioria do estádio. Mesmo assim, discordo veementemente de um rapaz que comentou aqui “como é que um cara que se considera de esquerda pode ser gremista”.

    Dei a resposta pra ele a partir da história e da rede social estabelecida por determinados graúdos de um lado e de outro pra mostrar que a origem é muito parecida e que a retórica de ‘clube burguês’ x ‘clube do povo’ é vazia.

    []’s,
    Hélio

  4. Assim como o Jorge, eu também sempre dizia: bandeira do PT é vermelha. Não dá pra misturar futebol e política, como muita gente faz. Lembro de uma falecida amiga de minha avó, que era apaixonada tanto pelo PT como pelo Grêmio, que dizia: “Amo a cor vermelha… Na política, é claro!”
    Quanto ao Renato, vale lembrar que inclusive o carro dele era vermelho. Quando li sobre a briga dele com o Koff em 83, pouco antes do Mundial, achei que era mais implicância pelo fato do carro ser vermelho, e não porque ele chegou cantando pneu no Olímpico porque estava atrasado para o treino.

    • Rodrigo,

      O Renato tinha um Escort XR-3 conversível vermelho. Tem até um vídeo dele no YouTube saindo do Olímpico batendo boca com alguns torcedores depois de um treino, pouco antes dele ir quase de graça para o Flamengo.

      Ele até vestia uma camiseta do São Paulo que, certamente, deve ter trocado com algum adversário…

      []’s,
      Hélio

  5. Jorge Vieira disse:

    Fui um petista ardoroso, e respeito muito algumas figuras desse partido como o grande Olívio Dutra, e nunca tive problema algum em sair de carro com uma enorme bandeira vermelha tremulando. Sempre achei a bandeira azul, inventada pela turma do Fortunatti, como uma afronta a um símbolo petista e nunca tive essa bandeira. Minhas duas adoradas filhas são gremistas apaixonadas como eu e saiam comigo carregando uma enorme bandeira vermelha e nunca reclamaram.

    O vermelho, como o verde, ou o amarelo é só uma cor, sem sentido aparente e imediato, e nada mais. Os indivíduos, os agentes sociais para usar um jargão sociológico, é que dão sentido para as cores. Cada um constrói o sentido que quiser.

    O que forma o imaginário gremista não se reduz, simplesmente a uma cor, mas a um complexo conjunto de símbolos, o hino, as conquistas, os ídolos, e, por que não dizer, as derrotas, que as vezes doem tanto, mas que temperam nossa paixão. Se as derrotas não possuem valor como explicar a paixão desmedida dos torcedores do xavante pelotense?

    Portanto, resumir o gremismo ao azul, convenhamos, é uma pobreza lamentável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,127 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: