PAULA OLIVEIRA, XENOFOBIA, VIOLÊNCIA, SENSO COMUM, PIG

Espero encerrar minha participação nesse assunto com este post.

Poucas pessoas tem (acho que caiu o acento diferencial), como eu, verdadeira desconfianca e pavor de todo e qualquer mecanismo de controle e de poder desumanizante, criminalizante, arbitrário e autoritário. Não morro de amores por nenhum tipo de patriotismo ou nacionalismo de onde quer que venha e de quem quer que seja. Portanto, não acho o Brasil ‘o máximo’ nem uma ‘república de bananas’, assim como não acho que a Europa Ocidental, os EUA, o Japão e Israel sejam países bons, livres, humanistas, cultos e maravilhosos e nem o supra-sumo do que há de pior no planeta.

Sempre me pergunto (ainda vou postar sobre isso e quero respostas pra poder entender um pouco a respeito dessa questão): o que leva uma pessoa de qualquer origem social, com qualquer escolaridade, que tenha OU NÃO passado por algum trauma relacionado à violência urbana ou doméstica, seja na infância, seja na fase adulta, a desenvolver a crença de que a polícia é tão justa, disciplinada, honesta e ágil que vale a pena ser um policial ou um militar. Será que apenas espírito de justiça ou de vingança; civismo; abnegação; dom; tradição familiar ou desejo de fazer parte do poder instituído são motivos suficientes para uma pessoa sujeitar-se a ser intolerante de um lado (contra quem está abaixo deles) e extremamente dócil de outro (em relação às instituições e à hierarquia)?

Enfim… A família da moça JAMAIS foi veemente em sua defesa (isso que seu pai é advogado). A própria Paula Oliveira é advogada. E eu duvido muito que os amigos que desconfiaram da veracidade da gravidez e da autenticidade ecografia tenham sido comprados. Seria muita gente próxima da moça a ser comprada ou silenciada. Será que essas pessoas teriam sangue de barata ou canalhice suficiente para se venderem a um veredicto policial estrangeiro?

O histórico de lupus confirmado por seu pai; a falta de convicção dele na defesa de sua filha; o fato de os riscos terem sido feitos somente em lugares onde a Paula teria alcance; um ataque de neonazistas sem hematomas fortes, cortes profundos que demandariam pontos e nenhum indício de pauladas, socos ou pontapés e também sem tentativa de estupro não é algo estranho? Neonazistas ‘do bem’, que só teriam apelado para a humilhação e para alguns arranhões?

Apesar de tudo isso, NESTE CASO, acho exagero dizer que a mídia corporativa provocou um incidente diplomático para prejudicar o Governo Lula. PODE ATÉ TER TENTADO, mas esteve longe de conseguir.

Muitos blogueiros defensores incondicionais do patriotismo, da Paula e atacantes incondicionais da mídia corporativa enxergaram pelo em ovo e, ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO, foram muito precipitados.

Enfim… Mesmo diante desse quadro, nem a moça, nem sua família devem ser execrados. Como eu postei, o problema é deles, com uma assistência adequada do Itamaraty.

Pra terminar: sinceramente, não vejo uma relação direta e imediata entre o exemplo de um brasileiro isolado que comete algum erro no exterior sair do particular ou do pontual para o geral no senso comum estrangeiro – nem mesmo diante do quadro de desemprego e de imigrações na Europa.

Dar uma de midiota é, sim, o brasileiro classe mérdia ficar com vergonha de seus patrícios pobres e do que ALGUNS dos estrangeiros com os quais essa classe mérdia tem contato (normalmente tão conservadores e tapados quanto eles).

É a própria classe mérdia midiota quem mais detona os brasileiros no exterior. Ela fala tão mal (e até faz denúncias) que, aí, sim, o PIG reverbera e faz com que o comércio local de vários países da Europa Ocidental, Japão e EUA mais as suas polícias ajam de maneira truculenta e generalizada contra os turistas e imigrantes brasileiros.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
6 comentários em “PAULA OLIVEIRA, XENOFOBIA, VIOLÊNCIA, SENSO COMUM, PIG
  1. martacosta disse:

    Parabéns pelo excelente trabalho!! :)

    Contudo,
    «Nada é permanente neste mundo cruel. Nem mesmo os nossos problemas.»

    Visite e participe no fórum «Cais112» onde pode falar de tudo que esteja relacionado com saúde, desemprego, sociedade, desabafos, etc.

    Para que possa encontrar ajuda e ajudar o próximo com as sua experiências.

    Visite-nos e faça do «Cais112» um cais de entreajuda para quem mais precisa!

    http://www.cais112.com
    http://www.caisdopensamento.com

  2. Valdir,

    Esses indícios todos e um conhecimento razoável da cultura skinhead (neonazistas ou não, xenófobos ou não – normalmente, sim) infelizmente apontam para a culpabilidade de Paula Oliveira.

    Mas o que mais me deixa indignado nesse caso é o fato de a família e alguns amigos terem topado prestar depoimentos para a GLOBO faturar em cima da desgraça deles mesmos através de um sensacionalista GLOBO REPÓRTER.

    Com todo o respeito: enquanto ainda tiver gente muito burra, com sangue de barata e com vontade de aparecer, eles não podem reclamar de desrespeito nem dos erros da mídia. Afinal de contas, estão dando munição ao PIG.

    []’s,
    Hélio

  3. JORGE,

    Finalmente o WordPress liberou um template gratuito de fundo branco e fonte maior com quase todos os recursos que eu gosto de utilizar na conversação com os internautas.

    Este aqui terá vida longa! :)

    []’s,
    Hélio

  4. Valdir DM disse:

    Hélio: Analisando as marcas nas coxas da moça, percebe-se que foram feitas com caprichada simetria. Ora, ao meu ver a maior característica de skin-heads e outros marginais iniciantes é a falta de controle motor, principalmente o fino. No dia em que um skin-head conseguir desenhar tão bem as iniciais do partido de seu coração, deixa imediatamente de ser um skin-head…
    O caso da Paula é apenas um caso triste. Pano rápido.

  5. Jorge Vieira disse:

    A nova face do blog ficou bem legal.

    Vida longa ao blog!!!

  6. Dr disse:

    O futuro da “advogada” Paula Oliveira:

    Um empreguinho na política brasileira assessorando algum político nordestino corrupto( Fatherslike…) (pleonasmo, sorry).

    Mostrar a bunda na playboy (a faquinha dela não conseguiu alcança-la). Em 2/ 3 semanas pode mostar a frene tambem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,495 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: