CHÁVEZ, REELEIÇÃO, PERIGO REAÇA

CHÁVEZ: muito bom governo, mas arrisca-se demais

CHÁVEZ: muito bom governo, mas arrisca-se demais

O excelente repórter RODRIGO VIANNA esteve na VENEZUELA cobrindo o referendo do último domingo, em que a REVOLUÇÃO BOLIVARIANA idealizada por um dos melhores presidentes da república da atualidade, HUGO CHÁVEZ FRIAS, obteve mais uma SUPOSTA VITÓRIA. Depois eu explico o porquê do ‘suposta’.

EDUARDO GUIMARÃES (Por favor, Edu: providencia PERMALINKS, CAMPO DE BUSCA  e ARQUIVO DE POSTS POR DATA no blog, Edu! Senão, fica difícil relermos teus excelentes textos – sugiro migrar todo o teu conteúdo para o BLOGGER), que escreve suas impressões de viagem e de mistura com o povo e com empresários da VENEZUELA em suas viagens a trabalho, também fez uma análise muito interessante.

No referendo do ano passado, no qual CHÁVEZ teve sua única derrota em uma década de poder, LUIZ CARLOS AZENHA esteve lá e entrevistou a mauriciada reaça brindando com uísque escocês nas ruas de CARACAS.

O RODRIGO CARDIA também emitiu sua opinião, que é bem interessante. De certa forma, bate com a minha, já que nossas preocupações são paralelas e complementares entre si.

Normalmente, nas poucas vezes em que falei sobre o assunto aqui no blog, limitei-me a torcer, a elogiar, a defender 90% das medidas adotadas naquele país. Afinal de contas, nunca fui lá e acho uma grande perda de tempo formar a minha opinião através da nossa mídia corporativa. Porém, agora surgiu uma variável que me leva a temer pelo pior, sobre a qual posso falar porque pesquiso sobre MOVIMENTOS MULTITUDINÁRIOS DE RESISTÊNCIA AO  IMPÉRIO GLOBAL ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS FORJADAS SOB A ÓTICA PÓS-MODERNA DA MIDIATIZAÇÃO – uma reunião multidisciplinar de ciências que estudam processos sociotécnicos contemporâneos infelizmente ainda ignorada pela esmagadora maioria da esquerda, que tende a ser tecnófoba só porque a direita é tecnófila.

Não há como comparar idioma, religiosidade, cultura, educação, geografia e as heranças das várias nacionalidades e etnias da VENEZUELA com o contexto de nenhum outro lugar. Afinal de contas, realidades diferentes, apesar de apresentarem algumas semelhanças parciais entre si, são como misturar alhos com bugalhos. Porém, há um modus operandi oligárquico e global muito mais coeso e coerente do que as ações políticas da esquerda que existe em qualquer lugar do mundo.

A história infantil JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO tem a seguinte moral: “QUANTO MAIOR O TAMANHO, MAIOR O TOMBO.” CHÁVEZ escapou com  vida e politicamente fortalecido de um golpe de estado orquestrado pela CIA (como sempre). CHÁVEZ está grandão. CHÁVEZ está podendo. CHÁVEZ é popular e, proporcionalmente, está proporcionando ganhos sociais e econômicos bem maiores do que os de qualquer outro presidente de esquerda da AMÉRICA LATINA atual. Todavia, o ódio de classe e a quantidade de clones do  BORNHAUSEN que desejam ‘se ver livres dessa raça’ no vizinho amazônico-andino-caribenho está se movimentando intensamente debaixo da crosta terrestre. Numa hora dessas, ela entrará em erupção.

Funcionando ou não, as tentativas geopolíticas e geoestratégicas dos conservadores de direita de retomar o poder na VENEZUELA terão como base aquilo que STEVEN JOHNSON chama de EMERGÊNCIA, que é aquele movimento em rede descentralizada que se organiza e começa a agir online, até eclodir de maneira irresistível e quase impossível de ser contida na ágora presencial. Se eu fosse a mãe do FORREST GUMP e quisesse explicar a mesma coisa de uma forma que ele pudesse entender, diria que essa tática chama-se COMER PELAS BEIRADAS.

Ora, com a permissão de sucessivas reeleições, a direita de cada cidadezinha pode pôr representantes pseudopopulares em cada prefeitura, a fim de defender seus interesses e virar o jogo. Isso é mais fácil de acontecer entre a direita do que encontrar líderes carismáticos, cultos e isentos de qualquer conotação burguesa que sigam a linha chavista.

De grão em grão, a galinha enche o papo.

Espero estar enganado…

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,597 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: