VERVE EARTH

Meu perfil no VERVE EARTH

Meu perfil no VERVE EARTH

VERVE EARTH é mais uma dentre dezenas de redes sociais. A particularidade desta é o foco na localização de blogueiros através do mundo via RSS feeds.
Dá pra descobrir e acompanhar as atualizações dos blogs cadastrados no VERVE EARTH através de um mapa mundi igualzinho ao do YAHOO e do FLICKR.
Sua interface é muito simples: ela permite escolher blogs por cidade, estado ou país e adicionar quantos blogs quiser como favoritos. Também é possível deixar recados para os blogueiros e navegar pelos resumos dos posts em RSS atualizados em cada blog.
Além de procurar blogs por localidade, naturalmente o serviço não poderia deixar de trabalhar com etiquetas (tags) definidas pelo próprio usuário que, assim como no TECHNORATI, cadastra seu blog também incluindo palavras-chave que o identificam e o categorizam junto a todos os demais blogs que tiverem a mesma tag.
Por exemplo: cadastrei meu nome completo, e-mail, senha, nome de usuário, localidade, URL (endereço) do blog e, para identificá-lo melhor e facilitar a vida de quem gosta de ler posts predominantemente de uma mesma região ou sobre um assunto específico adicionei as seguintes tags: social networks, politics, soccer, activism e cyberculture.
Por enquanto, é um serviço ainda pequeno e pouco utilizado por brasileiros. Como ele é muito recente, ainda não possui tradução para português ou castelhano. Devido à sua simplicidade e à sua utilidade (pelo menos pra quem prefere passar mais tempo online lendo blogs ao invés de prestigiar a mídia corporativa mais do que ela mereça ser), tende a crescer e tornar-se ainda mais útil.
Na coluna à direita, há um banner do VERVE EARTH com o link para o meu perfil no serviço. Por enquanto, meu único contato é o blog GRÊMIO ACIMA DE TUDO, que já está nos links de futebol do meu blogroll (lista de links) há muito tempo.
De qualquer maneira, o VERVE EARTH obviamente não deve ser a principal forma de interação entre blogueiros que já trocam figurinhas há bastante tempo e que estão inclusos em seus respectivos blogrolls, pois é muito mais fácil citar posts interessantes de outros blogueiros, comentar e receber comentários dentro dos próprios blogs. Pra mim, o VERVE EARTH serve pra possibilitar algumas variáveis de busca, de categorização e de endosso (p. ex. adicionar como favorito é um sinônimo de sugestão) que o TECHNORATI, o GOOGLE e o YAHOO não oferecem.
Essa idéia de reunir blogs através de múltiplos cruzamentos das informações resultantes da combinação de seus feeds em RSS, tags e localização no planeta me parece bastante promissora. Principalmente porque, quando temos um grupo considerável de blogueiros que conversam entre si com frequência e compartilham grande parte dos mesmos links, o  leque não costuma se abrir tanto quanto poderia, já que a maioria do grupo pensa parecido e conhece as mesmas coisas.
Enfim, o VERVE EARTH mostra o seu valor quando torna-se necessário expandir a natureza dos contatos. Pra mim, a blogosfera ativista e politizada só será plenamente capaz de produzir informação quando puder gerar diferença na sociedade. E pra gerar diferença, não pode ser partidarizada, institucionalizada e nem tampouco deixar de pôr links e referências PARA QUEM QUER QUE SEJA (falarei mais sobre isso na sequência).
Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,382 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: