GRÊMIO, UNIFORMES, CAMISETA, LIBERTADORES, 2009, AZUL E BRANCO, HORIZONTAL, LOS PUMAS



2/12/09 21:38:41, upload feito originalmente por HÉLIO SASSEN PAZ.

Não é feia. Porém, não combina com o GRÊMIO, pois não aceito nenhuma peça do uniforme sem ao menos um detalhezinho discreto que seja das três cores oficiais do clube.

Outra questão: a única vez em que deu certo fazer camisetas reserva imitando outros clubes e seleções foi a lendária CELESTE de 1995 que, à época, tinha um design e um tecido supeiores aos da original, que é a da seleção do URUGUAI.

No mais, as mais bonitinhas foram aquela que imitava a camiseta reserva do FLAMENGO (branca da barra até o peito, com ombros e mangas azuis e uma faixa preta horizontal em cada manga) e a do SÃO PAULO (muito utilizada no início da década de 1970 e reeditada em 2005).

Essa imita a camisa de LOS PUMAS, a seleção de RUGBY da ARGENTINA, que conquistou um honroso e histórico quarto lugar no mundial de 2007.

O dourado também não tem nada a ver com o GRÊMIO, assim como, apesar de eu ter adorado a camiseta SHADOW, não vejo o menor sentido em jogar de PRETO, pois nunca vi nenhum time com 100% preto ou com camisa preta e calção branco suficientemente bonito.

O GRÊMIO precisava ter uma PROGRAMAÇÃO VISUAL que obrigasse a todo e qualquer fornecedor para o resto da história do clube a obedecer sempre o mesmo tom de azul, gola V branca clássica, proporção e largura fixa entre listras azul e preta junto à branca sempre idêntica, distintivo e estrelas sempre sobre uma faixa azul e invadindo as brancas adjacentes, manga com uma barra sempre branca, calção 100% preto e meias 100% brancas.

Uniforme 2 pode variar.

Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Publicado em ATIVISTAS
6 comentários em “GRÊMIO, UNIFORMES, CAMISETA, LIBERTADORES, 2009, AZUL E BRANCO, HORIZONTAL, LOS PUMAS
  1. Maria disse:

    Olha eu amei esta camisa.. Pra mim foi a melhor ja lançada..
    Juntou meus dois times do coração em uma unica camisa..
    Creio que como o Jorge Vieira disse “acho louvável experimentar outras alternativas. ”
    Mas diferentemente do mesmo, eu sou designer, de produto..
    E inovar, é uam caracteristica básica..

  2. Douglas,

    Não tem nada a ver com gratidão ou com criticar por criticar. É simplesmente questão de manter um padrão fixo, uma programação visual que garanta sempre a mesma largura das listras, o mesmo tom de azul, o distintivo sempre do mesmo tamanho e na mesma posição, gola V e barra das mangas brancas.

    O marketing do GRÊMIO peca nesse sentido. Eu falo isso como profissional. Não tem nada a ver com os resultados de campo ou com a política do clube.

    []’s,
    Hélio

  3. DOUGLAS disse:

    EU ACHO QUE DEVEMOS PARAR UM POUCO DE CRITICAR, APOIAR MAIS E PARAR DE FICAR PROCURANDO ALGUMA COISA PARA POR DEFEITOS, SE NÃO GOSTA DA CAMISA, BELEZA NÃO COMPRA…….
    VAMOS APOIAR UM POUCO MAIS E CRITICAR MENOS, NADA TA BOM (NUNCA), EU ACHO QUE TEM QUE EXISTIREM NOVAS TENDENCIAS SIM, E SE NUNCA TA BOM COMO VOCÊS “TORCEDORES” TANTO FALAM, EU ACHO QUE VOCÊS TORCEM PARA O TIME ERRADO ME DESCULPEM, TEM MAIS 15 TIMES NO GAUCHÃO, ESCOLHAM UM E BOA SORTE…….

    A MAIOR FALHA DO SER HUMANO É A INGRATIDÃO….

  4. Jorge,

    Mesmo que eles inventem tecidos que não empapem com o suor, fiquem menos encardidos, rasguem com mais dificuldade, e sejam mais leves, eles têm que vender. É consumo/consumismo, marketing, vendas. Movimenta uma indústria mostruosa. Qualquer artigo esportivo vende muito menos do que as camisetas oficiais de clubes.

    Mas a titular deveria ter um padrão praticamente imutável. Eu já propus isso quando fiz parte do Movimento Grêmio Novo e ninguém deu bola pra mim.

    []’s,
    Hélio

  5. Jorge Vieira disse:

    Tem o nome do patrocinador (quando vamos livrar do Banrisul e buscar outro com mais vantagem financeira? Ou ainda estamos preso a pagamentos de dívidas?) e o escudo com um pretinho discreto. Não sou designer, longe disso, mas acho louvável experimentar outras alternativas para os uniformes reservas. Acho legal a camisa dos Pumas e esta do Imortal acho que ficou bem bacana, a partir das fotos.

  6. Dauto Passa disse:

    Velho, olha direito pra camisa, e vê se vc não encherga algum deltalhe preto… Realmente.

Deixe um comentário

page views
  • 308,296 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
