[A’09] BRASIL 2×0 ITÁLIA



Goal!, upload feito originalmente por vaccaroni.

Autoridade. Maturidade, Qualidade técnica. Velocidade. Inteligência. Esforço. Isso é tudo o que qualquer aficcionado pela SELEÇÃO quer ver quando se defrontam as duas maiores potências da história do esporte bretão, em um de seus raríssimos encontros desde pouco antes de meados do século XX.

A linda imagem que meu amigo CACO VACCARO (um dos vários designers de primeira linha que PORTO ALEGRE exportou para LONDRES) capturou de sua posição privilegiadíssima junto a um dos corners do EMIRATES STADIUM reflete uma verdadeira empolgação, confiança e euforia pela superação contra a atual CAMPEÃ MUNDIAL FIFA desde 2006.

[diria mais: os dois principais campeões FIFA em 2006 infelizmente representam para mim o que de menos simpático e de menos interessante há no futebol mas, tudo bem: foram competentes e acontece…]

Voltando: DUNGA não é experiente nem simpático. Isso é fato. Todavia, ele não tem que pagar pau para a imprensa, nem tampouco se comportar como os outros querem que ele se comporte. Afinal de contas, jornalista algum se comportará de uma maneira que o entrevistado considere 100% cômoda e relaxante. A Grande Imprensa é extremamente hipócrita e adora brincar de deus, forçando a opinião pública a pressionar a CBF pela decapitação do ora técnico e ex-capitão campeão do mundo da COPA de 1994.

A campanha nas ELIMINATÓRIAS 2010 é extremamente satisfatória e, salvo raras e honrosas exceções, a segunda melhor SELEÇÃO de todos os tempos, a de 2002 com FELIPÃO, no início, jogou partidas bem piores do que as piores apresentações da Era Dunga. E, como pode comprovar em dois amistosos levados muito a sério por ambas as partes contra dois adversários que terminaram em quarto (PORTUGAL) e campeã (ITÁLIA) na COPA 2006, o BRASIL esforça-se muito mais e consegue relaxar e atuar de maneira mais solta quando o adversário é forte.

O BRASIL cresce quando tem que crescer. Embora todos sejam muitíssimo bem pagos para isso e defender a SELEÇÃO seja, mais do que uma honra e um privilégio, uma grande obrigação que deve ser encarada com a maior responsabilidade possível, também hei de concordar que é extremamente difícil e desconfortável atravessar o mundo, inverter a estação do ano e passar apenas três dias no convívio de jogadores com características totalmente diferentes às de seus colegas de clube.

Por mim, enquanto o futebol brasileiro não tiver cacife para concorrer financeiramente pelo menos com o segundo escalão (tier, em inglês) abaixo do poderosíssimo G-14, ao contrário de toda a imprensa dita especializada, acho válido mandar os jogos em LONDRES. Primeiro, porque é rápido e barato para os milhares de brasileiros que moram lá, em BRUXELAS, AMSTERDAM e PARIS irem de trem; segundo, porque é como PORTO ALEGRE-RIO DE JANEIRO uma viagem LISBOA-LONDRES ou MADRID-LONDRES. Terceiro, porque a esmagadora maioria dos brasileiros que estão lá são ex-barnabés daqui, que se ferraram a vida inteira e, uma vez no VELHO MUNDO, precisam de dois empregos para sobreviver e, se sobrar algum, mandar para suas famílias.

Por que o BRASIL não joga bem no BRASIL? Simples: porque aqui há a mania de achar que tudo o que é nosso é ruim. A torcida dos maiores centros tem o péssimo hábito de vaiar, insuflada pela imprensa hegemônica carioca parnasiana, adepta da faceirice, e pela imprensa paulistana que, muitas vezes, critica por criticar e adota um tom blasé ao negar-se a elogiar quando merecido.

Independentemente da existência ou não de mérito político, econômico, administrativo e da verdadeira necessidade e capacidade do BRASIL sediar uma COPA DO MUNDO ou uma OLIMPÍADA e levando em conta a EXCLUSÃO do torcedor mais humilde devido aos preços exorbitantes dos ingressos e de sobrar para fora do MARACANÃ e do MORUMBI jogos apenas contra a REBA do futebol mundial, ficar longe desse ambiente pesado e nada amistoso da nossa terra só faz bem aos nossos jogadores.

Por isso, o fracasso de 2006 não pode ser atribuído à uma suposta frieza ou desencaixe com a cultura brasileira e com o torcedor por parte daqueles 22 jogadores mas, sim, porque seu técnico de então não estava a fim de treinar e porque houve arrogância da maioria daquele plantel.

O BRASIL visto de fora pela imprensa estrangeira é um outro BRASIL – certamente bem melhor do que imaginamos que ele seja.

Portanto, é preciso refletirmos se somos exigentes demais ou se eles é que seriam exigentes de menos. Na verdade, considero que nem um, nem outro: precisamos ser mais patriotas e deixarmos de falar mal das nossas coisas quando saímos daqui.

ELANO e ROBINHO deram o recado: aquele SANTOS de 2002 espraiou 70% dos melhores frutos produzidos pelo futebol brasileiro neste século pela EUROPA. Quando se juntam, é como andar de bicicleta – nunca se esquece.

JÚLIO CÉSAR é titularíssimo, a despeito de críticas que eu tenha em relação à sua ignorância política, apesar de não ter sido um jogador vindo das camadas mais pobres da população brasileira e de viver na reacionária ITÁLIA.

Nossos laterais são absurdamente qualificados. A zaga, a despeito de eventuais falhas, é experientíssima e respeitada em uma dimensão que nós, brasileiros, não temos a menor possibilidade de medir daqui.

Enfim… Que ninguém diga que a ITÁLIA é mal treinada, que seus jogadores estavam desmotivados, que eles jogaram com reservas, que seu time é velho ou jovem demais ou qualquer justificativa do gênero para menosprezar o futebol brasileiro.

JOGAR BONITO E GERAR PREOCUPAÇÃO gera PAVOR no mundo inteiro.

Querem saber qual eu considero o adversário mais duro para o BRASIL na atualidade? A ESPANHA.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,034 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: