BLOG, PINGBACK

Bem… Já falei sobre os comentários, bastante utilizados por todos nós. Agora, vou entrar em outro elemento de interação que, embora seja meramente eletrônico e não me dê uma margem muito intuitiva de alterar os seus parâmetros, foi aquele que possibilitou ao GUGA entrar em contato comigo: o PINGBACK.

Segundo a WIKIPEDIA, o PINGBACK é um dentre outros métodos de requisição de notificação enviados por autores web. Quando alguém se conecta a um artigo teu E o cita  através de um link para ti dentro do post de um outro blog, tu recebes um pequeno aviso sob a forma de um comentário. Isto permite aos autores monitorarem quem está estabelecendo conexões para eles ou, simplesmente, referenciando os artigos de seu site [blog] de alguma forma. Alguns sistemas de gestão de conteúdo (CMSs) como o MOVABLE TYPE, o WORDPRESS e o COMMUNITY SERVER suportam pingbacks automáticos e sua configuração é gratuita. Isso significa que todos os links existentes em um artigo postado podem ser pingados assim que o artigo estiver no ar.

O PINGBACK sob a forma de um comentário começa e termina com aspas e reticêncas e reproduz um pequeno trecho do teu post em poucas linhas de texto. Em outras palavras, o PINGBACK é uma partícula de informação que foi e voltou apenas para avisá-lo que alguém deu atenção e passou adiante a informação de um determinado post do teu blog.

Como esse pequeno comentário chamado PINGBACK informa o endereço do blog e, às vezes, o e-mail, torna-se fácil estabelecer novas relações com interagentes diferentes e também responder mais rapidamente a algum blog conhecido.

Sua única desvantagem é que ele torna a postagem um pouco mais lenta e mais pesada, pois ele precisa entrar em contato isto é, ‘pingar’ todos os servidores dos links que tiverem sido utilizados no seu post.

Porém, o ganho é bem maior do que a perda, pois um blog sem pingback é pouquíssimo lembrado nos sites de busca e também no TECHNORATI, que é uma espécie de GOOGLE exclusivo para blogs.

Termino esta breve explicação dizendo que há excelentes blogs com uma visitação muito fraca e com raríssimas intervenções de terceiros nos comentários que raramente são referenciados por outros blogs justamente por não possuírem PINGBACK.

Nos próximos posts, falarei sobre outras ferramentas simples e integradoras.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
2 comentários em “BLOG, PINGBACK
  1. Logo que passei o blog para o WordPress, em 2007, recebi um pingback do meu próprio blog, em uma postagem antiga citada em uma recente. Achei que era pane do WordPress, e apaguei… Agora procuro me utilizar o máximo possível deles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: