BRASIL, LULA, 2010, CONSERVADORES DE VOLTA

Primeiro, critiquei, denunciei e culpei o comportamento da maioria da classe média egoísta, elitista, preconceituosa e ignorante (a quem denomino por CLASSE MÉRDIA) em uma série de posts, que podem ser (re)visitados AQUI.

Depois, critiquei a preferência das discussões políticas em todos os ambientes midiatizados voltada para a política formal, partidarizada, congressista e, via de regra, pessimamente representativa. Também sugiro a (re)leitura do principal desses artigos AQUI.

Neste fim de semana (mais precisamente na madrugada de sexta para sábado), passei a ver e a rever posts do DIALÓGICO, onde a CLÁUDIA CARDOSO sempre defende e informa a respeito dos movimentos pela democratização da Comunicação dos quais faz parte; os vídeos do COLETIVO CATARSE do GUGA e da TÊMIS do ALMA DA GERAL e também do JEFFERSON, do ANDRÉ e de outros colegas que prestam um trabalho inestimável ao jornalismo brasileiro ao nos apresentarem o lado cru e sincero da reforma agrária, da busca pela tolerância e pela igualdade legal dos cidadãos de sexualidade não-heterossexual e também da igualdade de cor.

Hoje, me deparei com o depoimento de JOÃO PEDRO STÉDILE à AGÊNCIA CARTA MAIOR, também comentado e parcialmente reproduzido pelo MARCO WEISSHEIMER do RS URGENTE e reproduzido no VI O MUNDO de LUIZ CARLOS AZENHA. E, pouco depois, vi o EDUARDO GUIMARÃES projetar a ameaça quase concreta da volta da direita ao poder.

Infelizmente, isso vai acontecer. E o BRASIL acabará na contramão do momentum sulamericano de tentativa simultânea de quebrar o paradigma do clientelismo, da corrupção e da desobediência lega com total leniência do Judiciário.

Apesar dos avanços históricos, da quantidade e da qualidade de investimento em quase todos os setores, não defendo incondicionalmente o Governo LULA como a maioria do pessoal de centro-esquerda o defende e tampouco jamais o atacaria como a corja e os ignorantes da extrema-direita e da extrema-esquerda o atacam. O apóio, o apoiei e seguirei apoiando-o única e exclusivamente onde pode haver uma revolução continuada de melhoria na qualidade de vida da população como um todo. Contudo,  Além disso, a REFORMA AGRÁRIA é condição sine qua non para que o país deixe de ser um dos líderes (senão o líder) mundial da triste estatística da distribuição de renda mais concentradora do planeta.

Vou fazer uma pequena lista sobre alguns poucos setores da economia e da sociedade que deveriam ser considerados absolutamente estratégicos nos quais verifico ou incompetência, ou clientelismo ou deslumbramento, ou morosidade ou inversão de prioridades neste governo. Vejamos:

– EDUCAÇÃO: embora haja um projeto futuro e tenha-se investido em um piso salarial para o magistério em âmbito nacional e também tenhamos o melhor programa de inclusão digital do mundo, a reciclagem, a qualificação, as cobranças e as gratificações dos professores está muito aquém de um país enorme que precisa, mais do que nunca, erradicar a miséria e a ignorância;

– SAÚDE: continua muito mal, apesar da ampliação dos investimentos em reformas de hospitais e em programas de saúde da família. Ainda predomina a presença de equipamento insuficiente para todos os exames nos hospitais antigos e uma maior qualidade apenas EM ALGUNS dos hospitais cosntruídos neste governo;

– PREVIDÊNCIA SOCIAL: está cada vez mais próxima do modelo neoliberal do que do welfare state;

– SISTEMA BANCÁRIO: ainda não possui uma regulamentação que o impeça de praticar CRIME DE USURA e ainda prevalece uma mentalidade política e técnica que vê esse setor como “a” locomotiva do sistema;

– ESPORTE: falta de cuidado, deslumbramento, submissão. O Governo especializou-se em tapar furos, pôs dois ministros altamente incompetentes na pasta, que não cobram resultados dos investimentos feitos e negociam com políticos, empresários e dirigentes de federações incompetentes, clientelistas e dinheiristas. O esporte, por mais dinheiro que receba e já tenha recebido, ainda não funciona no BRASIL como uma forma positiva de disciplina, competição, organização, cooperação, garra e responsabilidade não sob um aspecto coercitivo mas, sim, a partir do lado lúdico do homem;

– CULTURA: o nome de GILBERTO GIL trouxe exposição midiática e valorização do reconhecimento da existência da pasta. Contudo, o desenvolvimentismo varguista de LULA obviamente não dá a importância pedagógica, social e cidadã que a arte tem na formação de uma sociedade mais sensível, observadora, detalhista, criativa, autônoma, menos preconceituosa e mais integradora;

– MEIO AMBIENTE: considero esse modelo de desenvolvimento predominantemente industrial e exportador extremamente poluente e depredador, pois altera o clima e prejudica a qualidade de vida de milhões de brasileiros transformando de maneira sensível tanto os verões quanto os invernos. O que há de mais grave nesse setor? 1) O DESERTO VERDE do eucalipto na BAHIA, no ESPÍRITO SANTO e no RIO GRANDE DO SUL; 2) a perspectiva do BIOCOMBUSTÍVEL manter o país cada vez mais latifundiário e monocultor; 3) o loteamento da AMAZÔNIA; 4) o dar de ombros para as queimadas e para a invasão de ecossistemas pela agropecuária intensiva; 5) o fato de nenhum plano econômico-social ter sido feito à luz da multidisciplinaridade regida pela HISTÓRIA, pela GEOGRAFIA e pela ANTROPOLOGIA tendo essas disciplinas o mesmo peso técnico e político das tradicionais ECONOMIA, DIREITO e ENGENHARIA. O BRASIL é multifacetado: logo, não temos 27 estados ou 5 regiões geográficas mas, sim, mais de 80 regiões pontuais e específicas cuja produção e cultura não se repetem fora dali;

– REFORMA AGRÁRIA: é condição sine qua non para que o país deixe de ser um dos líderes (senão o líder) mundial da triste estatística da distribuição de renda mais concentradora do planeta. É a forma mais rápida de acelerar o crescimento de pequenos municípios afastados dos grandes centros, de diminuir a superpopulação nas capitais, de reduzir a miséria e a violência e de preservar a natureza e a saúde;

– COMUNICAÇÃO SOCIAL: não pode mais haver leniência do Judiciário em relação aos monopólios e oligopólios formados a partir da ditadura militar e não se pode mais permitir que o espectro de ondas seja loteado uma frequência para um único veículo por todo o país. A Comunicação de qualidade é um direito, pois o setor orienta os movimentos e a compreensão da sociedade a partir da fragmentação na qual cada cidadão forma seus valores. Se a TV BRASIL não for transmitida em canais VHF nem ser obrigatória a sua presença em todos os planos de TV por assinatura do país, então o próprio Governo Federal apresenta a sua alternativa de qualidade através de uma distribuição incompetente.

Sabe-se que o BRASIL foi formado por náufragos, traficantes, deserdados, nobres e ex-nobres corruptos e pusilânimes que aqui foram postos para povoar, extrair recursos naturais e manterem-se ricos porém bem distantes da Coroa Portuguesa para não encherem o saco do imperador e do empresariado lusitano da época. Eles trouxeram consigo um imperdoável sistema de depredação do meio ambiente, de criminalização e extermínio da cultura, da religião e da alteridade das etnias nativas e a escravidão.

No momento em que essa realidade histórica é ignorada pela classe média, ela torna-se o retrato, o exemplo, a visão e a prática do que existe de mais hipócrita e mais repugnante tanto da visão elitista da maioria dos ricos quanto da ignorância da maioria dos pobres. Independentemente da ação midiática e do poder da marca, do consumismo, do status e da futilidade de se preocupar com a vida dos outros, a classe média ora é passiva, ora está ao lado da oligarquia. Vou dar um exemplo:

– O comportamento da classe média é, muitas vezes, bem pior do que o dos ricos do post ENTRANHAS DA ELITE no blog do EDUARDO GUIMARÃES. A denúncia a seguir é baseada em depoimento informal de uma fonte fidedigna beneficiada mais de uma vez pela descrição da seguinte prática: há profissionais liberais (que não precisam ser de curso superior nem viver em bairros chiques; podem ser donos de oficinas mecânicas, de pequenos salões de beleza, empreiteiros, etc.) que funcionam como formadores de opinião dessa corja da direita. Eles prometem ao candidato arranjar-lhe pelo menos 200 votos (e conseguem) em troca de um x da verba de gabinete que o deputado, vereador, etc. tem direito a fazer o que quiser depois de arcar com as despesas do escritório, estadia, viagens, alimentação e salários de colaboradores. É praxe deputados pagarem faculdades particulares para seus formadores de opinião. Pra mim, isso tem uma dimensão maior do que o cabresto. Ocorre mais nas capitais, não no meio da miséria.

Conforme essa situação, concluo que aqueles que beneficiam-se dessa prática não ilegal mas, sim, anticidadã, antiética, amoral, clientelista e indecorosa, agem como os mesmos náufragos, traficantes e deserdados que vieram não colonizar e tampouco desenvolver mas, sim, meramente depredar o BRASIL.

Então, vejo a eleição de SERRA como quase certa, pois as pessoas votam na pessoa, em uma combinação de reconhecimento de marca e de um suposto carisma. Poucos serão os beneficiados por este Governo que atingiram uma ascensão social a reconhecerem isso, já que não irão votar em DILMA como uma forma de continuidade daquilo que vem funcionando.

A volta desse estamento conservador, mesquinho, chauvinista, hipócrita e defensor da ilegalidade ao poder político formal representa uma competência muito maior dessa gente em estabelecer REDES SOCIAIS.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
9 comentários em “BRASIL, LULA, 2010, CONSERVADORES DE VOLTA
  1. […] Foi em uma dessas VISITAS RECENTES que o próprio GUGA me alertou para uma série de informações que eu desconheço em relação aos […]

  2. Valdir DM disse:

    Complementando: e esse cara não tem o menor samba-no-pé! É um “médico” (sem nenhum orgulho da profissão) travestido de “tocador de obras” (dos outros)…

  3. Valdir DM disse:

    Caro Hélio: estou contigo, mas também com a Frô. O Serra não vai ganhar, porque, apesar da defecção do Mino Carta, ainda temos você, o Nassif, a Frô, o Edu.Guim, o Mello, o Prof. Toni, e muitos outros pelo Brasil. Bola prá frente!
    Acho que no momento nem precisamos de bandeiras ideológicas: para acabar com essa cambada, vamos vestir a camisa da concorrência: direitista burro (nada contra direitista inteligente, animal em extinção) morre de medo disso! Aqui em Campo Grande, o prefeito diz receber “iluminação divina”; mas faz um totem junto a uma concha acústica, que recebeu 300 mil do Lula e 256 dele, como se fosse “obra número não-sei-quanto” dele! Será que Deus prefere Nelsinho Trad a Camila Pitanga? Não acredito!

  4. Cristiano Muniz disse:

    “– MEIO AMBIENTE: considero esse modelo de desenvolvimento predominantemente industrial e exportador extremamente poluente e depredador, pois altera o clima e prejudica a qualidade de vida de milhões de brasileiros transformando de maneira sensível tanto os verões quanto os invernos. O que há de mais grave nesse setor? 1) O DESERTO VERDE do eucalipto na BAHIA, no ESPÍRITO SANTO e no RIO GRANDE DO SUL; 2) a perspectiva do BIOCOMBUSTÍVEL manter o país cada vez mais latifundiário e monocultor; 3) o loteamento da AMAZÔNIA; 4) o dar de ombros para as queimadas e para a invasão de ecossistemas pela agropecuária intensiva; 5) o fato de nenhum plano econômico-social ter sido feito à luz da multidisciplinaridade regida pela HISTÓRIA, pela GEOGRAFIA e pela ANTROPOLOGIA tendo essas disciplinas o mesmo peso técnico e político das tradicionais ECONOMIA, DIREITO e ENGENHARIA.”

    Acrescento na lista de equívocos da gestão ambiental sob o governo Lula a TEMERÁRIA, PERIGOSA e INÚTIL REATIVAÇÃO do PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO, com o anúncio da construção de Angra III e os investimentos para obter a tecnologia de enriquecimento de urânio em território nacional. A Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), ESTATAL que mantém o monopólio da geração de energia atômica, já enriquece urânio em território nacional desde o inicio do ano passado, quando recebeu autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

    Do site da INB: “A INB Resende já possui implantadas, em sua unidade, duas cascatas de ultracentrífugas, equipamentos responsáveis pelo processo de enriquecimento de urânio e desenvolvidos com tecnologia totalmente nacional pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). A INB prevê que até 2012 mais oito cascatas estejam implantadas.”

    http://www.inb.gov.br/imprensa/index.asp

  5. Guga Türck disse:

    “– CULTURA: o nome de GILBERTO GIL trouxe exposição midiática e valorização do reconhecimento da existência da pasta. Contudo, o desenvolvimentismo varguista de LULA obviamente não dá a importância pedagógica, social e cidadã que a arte tem na formação de uma sociedade mais sensível, observadora, detalhista, criativa, autônoma, menos preconceituosa e mais integradora;”

    Hélio, estás redondamente enganado. Estamos vivendo uma pequena revolução silenciosa com os programas de Ponto-de-Cultura no Brasil. Estão brotando centenas, milhares de iniciativas deste tipo em todos os cantos, inclusive Porto Alegre. Nós aqui da Catarse acabamos de vencer um edital de Ponto, que vai ser estabelecido na Vila Jardim. Já trabalhamos numa iniciativa dessas na Vila Santa Rosa (infelizmente, por problemas com o proponente este fechou) e estamos a mil lá no Quilombo do Sopapo, no Bairro Cristal. Neste momento, dou as aulas de inclusão digital e produção audiovisual pra uma turma que está com ânsia de se expressar e estamos preparando um documentário e um curta em ficção, feito todo com recursos do Governo Federal, meu velho, Do Minc!!!
    Se te interessares, me manda um e-mail que a gente pode conversar mais à respeito.
    E vou te falar, eu e a Têmis decidimos que em 2010, por causa do trabalho do INCRA e do MINC, vamos votar em quem o PT indicar. Imagina ganhar o Serra. Acaba com tudo isso!

    Ah! Tem também os programas da Caixa Federal, de moradia, como o Crédito Solidário, passando empréstimos a juros zero para famílias com rendimento de até 3 salários mínimos. Visitei regiões de Alvorada e Viamão que estão qualificando suas vizinhanças com moradias próprias, planejamento, terrenos legalizados e tudo o mais. Saiu um vídeo nosso sobre isso. Tá lá no site da Catarse…

    Abração!

  6. Frô disse:

    Hélio, querido, dia desses troquei inúmeros e-mails sobre a questão, reafirmando que o MST é o único movimento social ativo deste país ah! fui taxada pelo Miguel de ‘urbanóide’…
    beijinhos

  7. Oi, Conceição querida! :)

    Quanto à opinião de blogueiros independentes de esquerda que têm uma opinião enviesada sobre o que significa a questão agrária no país, acredito que nenhum deles tem contatos no campo e que eles veem o Brasil apenas do ponto-de-vista urbano e pragmático-tecnicista.

    Tanto a extrema esquerda como qualquer viés de direita são péssimas para a sociedade. Porém, uma centro-esquerda aburguesada também é capaz de prejudicar a compreensão de questões-chave para o país.

    E eles não deixam de contribuir com aquele grupo de formadores de opinião recrutados pelos políticos de direita e pela edição das posições dos leitores conservadores nas editorias de CARTA AO LEITOR dos jornais.

    Besos,
    Hélio

  8. Frô disse:

    Vc precisa discutir estas questões com o Miguel do Óleo do Diabo, e a tchurma que pensa que reforma agrária é coisa demodê e acham os sem terra barnabés ou Ets.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,382 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: