POR QUE O RS NÃO ANDA

Comecei o novo layout deste blog fazendo uma brincadeira promovendo a candidatura do meu alterego BLACKÃO (apelido de adolescência), utilizando depoimentos fictícios e datas de eleições fictícias a fim de falar sobre o DESGOVERNO, que é uma alegoria ao que ocorre hoje em altíssimo grau no RS e em menor grau em PORTO ALEGRE.

A brincadeira começou alterando a logo da campanha do presidente dos EUA, BARACK HUSSEIN OBAMA, para as cores da bandeira do RIO GRANDE DO SUL, como uma alegoria à mudança.

Agora, troquei os depoimentos e a candidatura do BLACKÃO por reflexões através de frases prontas, de efeito, interligadas por semelhança de propósito. Meu objetivo é fazer com que todos os leitores deste blog reflitam sobre o seu papel social e também para que compreendam que não é, nunca foi e jamais será suficiente cada um fazer a sua parte como profissional, como membro de uma família, como funcionário ou chefe de uma instituição pública ou privada qualquer. Não é, nunca foi e jamais será suficiente ser o melhor aluno, o profissional mais premiado, o cara mais simpático, o mais honesto, o mais ético e o mais profundo conhecedor em uma determinada área do conhecimento.

Minha preocupação maior é em evitar fazer com que a RESISTÊNCIA (guardem esse termo e procurem diminuir a importância do peso de outros, tais como: luta, guerra, etc., que são demasiadamente pesados para se atrair novos adeptos) faça água antes mesmo de começar por falta de planejamento, de estratégia, de organização. Mas planejamento, estratégia, organização e administração são palavras pelas quais grande parte da esquerda partidarizada possui ojeriza, já que lembra a disputa entre burguesia x proletariado.

A verdade é que os antigos militantes pouco fazem para aprender com o contexto atual e eles não servem de referência para os novos militantes, a quem consideram frios e despolitizados porque não vão às ruas como se ia durante a ditadura militar. Eles precisam se reciclar e a forma de atrair jovens solidários não pode visar a tomada do poder, pois o “poder proletário” é tão repleto de mazelas corporativistas quanto o “poder neoliberal”.

Nos EUA, os blogs já derrubaram candidatos à SUPREMA CORTE (o STF deles) por causa de um trabalho de formiguinha de blogs de advogados de vários estados que postaram verdadeiros dossiês dos candidatos, entregando à população e à mídia que havia lobby para que os juízes ligados aos REPUBLICANOS fossem todos eleitos.

Por enquanto, infelizmente o RS ainda é a terra do retrocesso no BRASIL: a mente de quem tem dinheiro e cultura é uma mente agropastoril forjada sob as estratégias de defesa, guerra, ataque e contra-ataque patrimonialista de dois séculos atrás. A economia gaúcha cresceu sob uma forte dose de racismo e intolerância estimulada pelos conceitos do positivismo comteano, que apresenta uma semelhança bastante grande com a junção entre judeus sionistas e cristãos protestantes presbiterianos na antiga NOVA INGLATERRA, o berço dos EUA. No nosso caso, é a exacerbação da moral judaico-cristã em relação a trabalho, família, tempo livre e riqueza a responsável pela mente mesquinha, covarde, hipócrita e ignorante que norteia os valores da classe média para cima.

Esses componentes históricos de organização social, política e econômica baseada em uma certa corrente filosófica de origem extremamente conservadora é que são os maiores responsáveis pelo atraso do RS. Não importa o partido que governe, as empresas que sejam consideradas as maiores, o  tipo de produto que domine o comércio, a indústria e os serviços em cada microrregião do estado: enquanto a mentalidade for essa, não vai haver cooperação de espécie alguma nem pensamento social em rede.

Por acaso alguém pensa que MAHATMA GANDHI, JOHN FITZGERALD KENNEDY, MARTIN LUTHER KING JR., ANWAR EL-SADAT ou INDIRA GANDHI teriam tido vida mais longa caso tivessem sido governantes gaúchos?!

Sinceramente, creio que teriam sido assassinados desde que eram coroinhas ou líderes de turma na escola…

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
2 comentários em “POR QUE O RS NÃO ANDA
  1. Maia,

    O retrocesso no RS dá-se à medida que não existe no Brasil (talvez somente nas classes mais abastadas de Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Recife) respeito, tolerância e distribuição de renda a partir de valores solidários e sustentáveis.

    A questão é que nem a direita e nem a esquerda sabem que nunca existiu socialismo, comunismo, anarquismo e tampouco capitalismo em nenhuma parte do mundo a qualquer época. Nos manifestos, na filosofia, na sociologia, na retórica, na oratória e nos valores que permeiam cada indivíduo de acordo com as crenças adquiridas a partir do ambiente em que vive, todos acreditam ser de um lado ou de outro (ou, hipocrita e ignorantemente, de lado nenhum ou dos dois lados).

    Não concordo que seja melhor ser explorado pelo capitalismo do que por outro regime qualquer, assim como não concordo que seja melhor ser explorado por outro regime qualquer ao invés do capitalismo: não se pode admitir que exista exploração de quem quer que seja, aonde quer que seja.

    Tanto a esquerda como a direita erram – e feio – ao tentarem comparar bananas com laranjas, isto é, o contexto e a realidade de Cuba, que possuem, indubitavelmente, uma série de vantagens em relação à nossa sociedade mas que, ao mesmo tempo, possuem a maioria das mesmas mazelas, mas em graus diferentes das nossas.

    Há embates inócuos por falta de inteligência, conformismo ou uma falsa crença de que o que está indo bem está mal e de que o que está mal está melhorando. Pelo menos de acordo com os critérios nos quais acredito.

    Dessa forma, me envergonho MUITO e não sinto nenhum orgulho ou identidade com o gauchismo. É estúpido crer em cultura superior ou inferior, em economia superior ou inferior, em classe superior ou inferior ou em povo superior ou inferior.

    E aqui é a terra onde prevalece o pensamento de que fomos, somos, seremos, fizemos, fazemos e faremos “tudo de bom sempre”.

    []’s,
    Hélio

  2. Carlos Maia disse:

    Não acho, Hélio, que esteja havendo retrocesso no RS. HOje na rua um cartaz do PSOL pedindo o Fora Yeda. Na época do mensalão mensagens desse tipo eram consideradas golpismo. Golpismo só vale para o lado esquerdo da vida? Eu estou achando ótimo que o FSM foi embora de Porto Alegre. Ontem no FSM se comemorou no FSM os 50 anos da revolução cubana. Estou lendo a Trilogia Suja de Havana do grande Pedro Juan Guterrez que mora numa cobertura no Malecón. Mas não é uma cobertura como a que existe nos bons bairros de Porto Alegre. É um apartamento que foi dividido por dezenas de pessoas que compartilham o mesmo banheiro. Sempre pensei que em Cuba não existisse miséria. Estava completamente enganado, na ilha da dinastia Castro só existe miséria. E por isso a célebre frase continua perfeita: pior do que ser explorado pelo capitalismo é não ser explorado pelo capitalismo. E Porto Alegre progride, o Rio Grande progride, porque a classe média aqui é dominante e ela tem que aumentar ainda mais com a inserção de mais e mais pessoas na qualidade de vida. E por isso temos que revolucionar o Estado fazendo reformas que o conservadorismo corporativista do CPERS da vida não admite fazer. Mas a luta continua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,296 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: