ESQUERDA INTELIGENTE = ATIVISMO EM REDE

A notícia do dia no RS foi a imperdoável nomeação do emeerreoitista ex-peemedebista, neoliberal, amigo dos detrânicos e, quem sabe, talvez até chantagista de vice-governador para uma secretaria estratégica na cidade vizinha de CANOAS, agora governada por uma inacreditável aliança do ex-PT com os latifundiários herdeiros da ARENA. Fico com a posição do DIÁRIO GAUCHE e acresento:

É o dirceuzismo guasca dando seus ares: se a executiva estadual do partido exigir que o prefeito JJ volte atrás na nomeação dessa hiena, a RBS vai dizer “Quando surge um político promissor, diferente, não-sectário, que só pensa em agregar ao invés de dividir, vem o ‘velho’ PT que, com sua intolerância a novos tempos de tentativa de consenso, segue sendo do contra.”

Se o PT ainda não morreu, está respirando por aparelhos. É por isso que eu digo: RESISTÊNCIA PÓS-MODERNA – NEGRI e HARDT

Resistir ao poder simbólico utilizando armas simbólicas em rede, de maneira descentralizada, sem uma liderança central, sempre trabalhando horizontalmente.

Pressionar o poder sem jamais almejar fazer parte dele. Exigir demandas populares, progressistas.

Não importa o partido, nem a instituição: esse tipo de resistência não patrocina nem é patrocinado; não apóia e não é apoiado; não representa e não é representado por nenhuma instituição cujo auge se deu na modernidade (partidos, governo, exército, clubes, sindicatos, federações de empresas, igreja, forças armadas + polícia, legislativo ou judiciário.

Pressão, proposta, cobrança, ironia, textos curtos, muitas imagens, usar a internet pra conclamar e não apenas para criticar ou para informar aquilo que a mídia corporativa oculta sob a opacidade de seus processos.

Ativismo e política não são sinônimos de política partidária.

CHEGA DE APOIAR O PODER INSTITUCIONAL. Precisamos dele por uma questão de leis e de organização. Porém, a postura precisa ser, mais do que crítica, cética.

A militância operária perdeu o sentido, pois o Brasil é um país de quase 90% de população urbana, da qual quase 60% vive nas capitais. Quem foi criado já sob o predomínio do comércio e dos serviços nas grandes cidades não possui identificação com o operariado.

É por isso que eu acho que o MST tinha que começar a ensinar os favelados a plantar hortas comunitárias: iriam ganhar moral com o grosso da população que, aí, teria condições melhores de não se deixar enganar pelo PIG tanto quanto se deixa hoje em dia.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
2 comentários em “ESQUERDA INTELIGENTE = ATIVISMO EM REDE
  1. luiz charbel da ilha de guarujá s.paulo disse:

    parabens mr 8 partido patria livre………vem vamos embora que esperar não é saber…

  2. […] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,382 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: