GRÊMIO, ARENA: FATOS, PESSOAS E INTERESSES II

Charge de EUGÊNIO NEVES, que mostra o que está oculto na ação dos vereadores de Porto Alegre

PLANO DIRETOR, PONTAL e ARENA SÃO PROBLEMAS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS DE TODOS OS PORTO-ALEGRENSES. DEFENDE A TUA CIDADE

Sou porto-alegrense nativo, gremista da terceira geração de uma família que já está na sua quarta geração de tricolores, profissional de Comunicação e, acima de tudo, um professor e pesquisador que tem por ofício e responsabilidade civil o exercício pleno da política e da cidadania.

Fazer política não é estar vinculado às práticas clientelistas ou à obtenção de benesses individuais através do envolvimento com partidos, sindicatos, entidades patronais, clubes e grupos de interesses econômicos que pretendem obter suas demandas a partir de alterações na lei que beneficiem tão-somente a si próprios: fazer política é informar-se com empresários, funcionários públicos e pesquisadores acadêmicos de diversas áreas a fim de conhecer as carências de pequenas comunidades e de estimulá-las a pressionar o poder público sem jamais almejar a tomada desse poder. Essa é a única maneira de obter-se adesões significativas em todos os setores da sociedade e também de manter-se com a razão e o direito de contestar, denunciar, demonstrar e melhorar o ambiente em que vivemos.

Pois bem: isso posto, fica claro que minhas posições veementemente contrárias ao modo pelo qual configuram-se as profundas alterações na vida do GRÊMIO, da ORLA DO GUAÍBA e de QUILÔMETROS DE VIAS pela cidade inteira afetando MAIS DE UM MILHÃO de pessoas não possui nenhum ranço pessoal nem político-partidário, embora não esconda de ninguém que sou de esquerda. A maioria das pessoas com as quais convivo são de direita e são muito conservadoras. Mesmo assim, poucas delas agem de má fé. Diferentes maneiras de se ver o mundo não podem ser anuladas e o embate deve-se dar tão-somente no campo das idéias.

Quem não possui esse entendimento de maioridade, não consegue discutir com argumentos racionais. Pra mim, fazer dinheiro do jeito que for é muito menos importante do que garantir a sobrevivência da nossa espécie e prepararmos um mundo que ofereça a nossos filhos, netos e bisnetos uma longevidade e uma saúde bem maiores do que as nossas, com solidariedade, respeito e inteligência. Nunca na história da humanidade o imediatismo trouxe benefícios duradouros em lugar algum do mundo, independentemente da época, do regime político e da personalidade e conhecimento de seus protagonistas.

PORTO ALEGRE está gravemente enferma e tem poucas décadas para voltar a ser tão salubre quanto já o foi. E o futuro indica riqueza, prosperidade, saúde e desenvolvimento pleno e sustentável para novas práticas de obtenção de energia renovável e para moradias e estrutura viária com menos interferência no curso da natureza. Com boa vontade, desde já, poder-se-ia, com certeza, investir pesado hoje para colhermos frutos imensuravelmente mais robustos do que os proporcionados pelo modus operandi político, econômico e social da atualidade.

Amigos, diante de informações tão seguras quanto graves, conclamo-os a ter uma postura mais cidadã, mais envolvida, mais participativa, mais justa, mais honesta, mais veemente e mais firme sobre os interesses que prejudicam a nossa cidade.

Conforme o prometido no POST ANTERIOR, vamos ao trecho que interessa da brilhante reportagem da jornalista MARINA AMARAL nas páginas 6 e 7 da edição especial nº 26 da revista CAROS AMIGOS (novembro de 2008), que aponta as relações de poder, economia e blindagem midiática diretamente relacionadas à construtora OAS, que foi a “vencedora” da “concorrência” que, se nada for feito, deverá ser a dona da parte mais importante da arrecadação e do patrimônio de um empreendimento eminentemente particular que, de quebra, ainda conta com o arrego financeiro e da cessão de um terreno enorme por parte do poder público do RS sem nenhuma consulta à população.

…Antônio Carlos Magalhães nasceu em um sobradinho modesto em Salvador…

…Trabalhava desde os 18 anos nos DIÁRIOS ASSOCIADOS, antes mesmo de entrar na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia…

…ACM começou na política como deputado estadual da UDN, em 1954, e subiu bajulando políticos influentes e fazendo denúncias pesadas contra seus adversários – muitas vezes os mesmos que havia bajulado…

…[ACM foi filiado] à UDN antes de passar para a ARENA e [nomeado] para [cargo executivo] pela DITADURA MILITAR em 1967…

…ACM prefeito de Salvador (seu primeiro gesto ao assumir o cargo foi comandar pessoalmente a destruição de uma invasão de sem-teto)…

…[no meio da década de 70] ACM já tinha sido nomeado governador da Bahia e articulava com o banqueiro ÂNGELO CALMON DE SÁ recursos para comprar seu primeiro jornal, aquele que publicara uma matéria que o desagradou – uma denúncia comprovada de favorecimento fiscal de uma empresa, a MAGNESITA, da qual era acionário (o jornalista que escreveu a matéria  foi por ele processado pela LEI DE SEGURANÇA NACIONAL)…

…ACM FAZ LOBBY PARA EMPRESAS DE MÍDIA E CONSTRUTURAS, E  DELAS RETIRA SUA FORÇA.

…Já ACM, embora também cultive o hábito de colocar os negócios em nome de parentes, acumulou tantos desafetos como imperador da Bahia – ficou vinte anos no poder – que não conseguiu mantê-los em segredo. Nos primeiros anos da ditadura militar, TRABALHAVA PARA A ODEBRECHT CONSEGUIR CONTRATOS NAS OBRAS DO GOVERNO MILITAR e, depois que sua filha TEREZA casou com CÉSAR MATA PIRES, também para a OAS – que ganhou dos baianos o apelido sintomático de “OBRIGADO AMIGO SOGRO”.

Nomeado ministro das COMUNICAÇÕES, deu a grande cartada para fundar sua rede de comunicação e obter o VALIOSO E INCONDICIONAL APOIO DA REDE GLOBO: rompeu um contrato vultoso de fornecimento de equipamentos de informática e telecomunicação com a multinacional japonesa NEC, cujo principal cliente era o governo, por um preço irrisório. Assim que a venda foi concretizada, o Ministério das Comunicações retomou o contrato de cerca de 300 MILHÕES DE DÓLARES.

ROBERTO MARINHO LHE FOI GRATO ATÉ A MORTE E TRANSFERIU A PROGRAMAÇÃO DA GLOBO NO ESTADO – havia dezoito anos nas mãos da TV Aratu – PARA A TV BAHIA DE ACM. Em seguida liberou OITENTA CONCESSÕES de estações de retransmissão à sua televisão.

Assim foi criada a REDE BAHIA, integrada pela TV Bahia, TV Norte, TV Subaé, TV Santa Cruz, TV Sudoeste, TV Oeste, Bahiasat, Bahia Cinema Vídeo, Globo FM, FM Sul, Gráfica Santa Helena, Bahia News e Correio da Bahia.

Esses empreendimentos – rede de televisão e construtora OAS – estão reunidos na holding BAHIAPAR Participações e Investimentos Ltda., QUE ESTÁ EM NOME DO GENRO, DOS FILHOS E DOS NETOS, INCLUINDO ACM NETO, FILHO DE ACM JR., O PRINCIPAL GERENCIADOR DOS INTERESSES DOS MAGALHÃES.

ACM sempre lidou com as denúncias de corrupção e tráfico de influência, IMPEDINDO QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DA BAHIA DIVULGASSEM OS FATOS – ATRAVÉS DE PROMESSAS E AMEAÇAS – E CONTANDO COM A SIMPATIA DA REDE GLOBO.

Também dominava politicamente a Assembléia Legislativa do Estado, que jamais negou a aprovação para nenhum dos projetos do Executivo quando ele ou seus aliados estavam no cargo, e a Justiça de seu Estado – NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA BAIANO, OS DESEMBARGADORES O TRATAM POR “CHEFE”.

Em 2001, depois de passar pela humilhação de ter de renunciar ao mandato de senador por ter sido flagrado violando o sigilo do painel do Senado, ACM viu pela primeira vez notícias contra ele na REDE GLOBO, comandada agora pelos filhos de MARINHO, o que estimulou uma série de reportagens em jornais e revistas sobre seus desmandos logamente conhecidos na Bahia.

Foi quando veio pela primeira vez a público uma investigação conduzida pelo Ministério Público desde 1994 SOBRE DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS E LAVAGEM DE DINHEIRO NA OAS.

A investigação, que ocorria sem seu conhecimento, também flagrou uma remessa de 6,8 MILHÕES DE REAIS para a ILHA DE JERSEY feita em 1997. No mesmo ano, o Banco do Brasil aprovou um empréstimo de 324 MILHÕES DE REAIS À PREFEITURA DE SÃO PAULO, comandada por CELSO PITTA, QUE DESTINOU 110 MILHÕES DE REAIS AO PAGAMENTO DA EMPREITEIRA DA FAMÍLIA MAGALHÃES PARA SALDAR O QUE RESTAVA DA DÍVIDA PELAS OBRAS DE UMA AVENIDA CHAMADA ÁGUAS ESPRAIADAS.

O SUPERFATURAMENTO DA CONSTRUÇÃO DA AVENIDA, TIDA COMO A MAIS CARA DO MUNDO, JÁ ESTÁ COMPROVADO NO PROCESSO MOVIDO PELO MP CONTRA O EX-PREFEITO PAULO MALUF, QUE CONTRATOU OS SERVIÇOS E TAMBÉM MANDOU DINHEIRO PARA JERSEY.

As denúncias foram publicadas cinco anos depois, em 2002.

Embora nenhum fato jornalístico ou jurídico até aqui apurado demonstre ou comprove que exista qualquer relação direta ou indireta entre a condução da política, da economia, do grupo hegemônico de comunicação e de alguma empresa da construção civil local anunciante desse grupo de mídia , juntemos os pontos e verifiquemos as semelhanças, que podem ser honesta e minuciosamente investigadas pelo Ministério Público do RS, pelo Ministério Público Federal e pelas polícias Civil, Federal e ABIN:

– A atual facção política que controla o RS provém de oligarquias regionais, à semelhança da biografia de ACM;

– A atual corporação hegemônica de mídia do sul do país (RBS) também obteve concessões a torto e a direito burlando a lei durante a mesma ditadura militar;

– O ex-governador ANTÔNIO KARAN DE BRITTO FILHO começou o processo irresponsável de multiplicação exponencial da dívida do RS em dólar e das privatizações totalmente descriteriosas cuja mesma política tem sido levada a cabo pela mesma facção política que  ora também domina o Estado através do comando de YEDA RORATO CRUSIUS. Tanto entre 1994-1998 como agora entre 2007-2010, um dos deputados estaduais mais salientes dessa aliança conservadora na defesa desse modelo de governo falimentar e anti-popular é exatamente o ex-presidente do GRÊMIO PAULO ODONE CHAVES DE ARAÚJO RIBEIRO;

– BRITTO e YEDA são ex-funcionários da RBS (a GLOBO daqui);

– A RBS é quem mais recebe anúncios de toda a indústria da construção civil (muito mais do que a concorrência);

– A RBS também possui uma construtora, chamada MAIOJAMA;

– O  presidente do SPORT CLUB INTERNACIONAL, sr. VITTORIO PIFFERO, também é um grandissíssimo interessado na expansão da construção civil em nossa capital, pois é um dos grandes players desse mercado no RS;

– Com ou sem comprovação ou não da responsabilidade criminal de quem quer que seja, todo e qualquer cidadão gaúcho, independentemente de ser partidário de A ou B, gremista ou colorado, porto-alegrense ou travesseirense, pode, de maneira informal e coloquial, pensar que houve demora demais tanto na resposta da presidência do GRÊMIO quanto no GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL em relação ao afastamento de seus partidários clubísticos, políticos e ideológicos das esferas diretivas de ambas as instituições.

No mínimo poderíamos considerar desinformação, negligência, irresponsabilidade, incompetência ou falta de preocupação em preservar o nome de instituições tão caras à identidade e ao imaginário gaúcho o fato de ir empurrando essas mazelas com a barriga. E só por estarmos lidando com desinformação, negligência, irresponsabilidade, incompetência e desleixo junto ao peso social, econômico, jurídico e moral de ambas as instituições, todas as informações acima não seriam mais do que suficientes para que o Conselho Deliberativo, o Conselho Consultivo e o Conselho de Ética do GRÊMIO FOOTBALL PORTO-ALEGRENSE e as instâncias equivalentes dentro da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul dessem por suspensas as negociações que envolvem a mudança de sede do GRÊMIO para o pântano poluído de solo frágil e oxigênio insalubre do bairro Humaitá na divisa municipal com Canoas?

NÃO SERIA MAIS HONESTO E MAIS ESCLARECEDOR PARA O MUNDO INTEIRO SE AS SERIÍSSIMAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS  RELACIONADAS A OUTRAS NEM TANTO CITADAS NESTE POST TRATASSEM DE TRABALHAR COM AGILIDADE A FIM DE EVITAREM QUE SEUS BONS NOMES SEJAM CONFUNDIDOS COM INICIATIVAS POUCO TRANSPARENTES?

AFINAL DE CONTAS, TODA A LISURA DO PROCESSO ESTÁ ALTAMENTE COMPROMETIDA.

Não em função do que um mané como eu pensa ou interpreta a respeito de muitas notícias amplamente divulgadas na internet, nas rádios, TVs, jornais e revistas do mundo inteiro sobre o PONTAL DO ESTALEIRO, sobre a ORLA DO GUAÍBA e sobre as obras de GRÊMIO e INTERNACIONAL para a suposta COPA DO MUNDO de 2014 mas, sim, em relação ao que CENTENAS DE MILHARES de manés como eu podem pensar.

Afinal de contas, mesmo que a mídia escondendo uma série de questões relevantes para a nossa vida nesta cidade e que a Justiça conclua por limpar a barra de vários dentre os suspeitos, indiciados, envolvidos e acusados citados por todos os cantos, o pior julgamento que uma empresa, um governo, uma pessoa ou uma profissão pode receber é o julgamento de uma multidão anônima que perdeu totalmente a confiança em seus produtos, serviços, publicidade e marca, deixando de consumi-los, de contratá-los  ou de recomendá-los.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
16 comentários em “GRÊMIO, ARENA: FATOS, PESSOAS E INTERESSES II
  1. I was very encouraged to find this site. I wanted to thank you for this special read. I definitely savored every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you post.

  2. Sandy Forys disse:

    I want to voice my affection for your kindness in support of persons who must have help on the subject. Your special dedication to getting the message all through had become unbelievably beneficial and have without exception enabled many people just like me to reach their goals. Your personal useful recommendations can mean much a person like me and further more to my peers. Many thanks; from everyone of us.

  3. δονητές disse:

    Good write-up, I’m normal visitor of one’s blog, maintain up the excellent operate, and It is going to be a regular visitor for a lengthy time.

  4. When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get several emails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Thank you!

  5. maicon disse:

    a obra ehh privada … não eh publica !!!! NHÉ

  6. Chora macaco disse:

    kekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekekeke
    GREMIO!!!!

  7. Smaczyo disse:

    Apesar de ter realizado a leitura quase dois anos depois, dezembro de 2010, também sou porto-alegrense por natureza e brasileiro de nascença. Sempre achei formidável a idéia de um estádio moderno para o Grêmio, colocando-o em destarte internacional. Mas esta história do ACM, cujo falecido cidadão sempre ouvi falar muitos murmúrios, é realmente impactante e nos mostra o quanto nos bastidores da ditadura militar existia de “política podre” . Tudo é uma questão de conjectura, hoje com atual cenário político que vivemos as coisas continuam as mesmas, mas graças a liberdade de expressão com o jornalismo investigativo consegue-se trazer para sociedade informações que naquela época da ditadura militar seria impossível.

    A minha pergunta é: se hoje conseguimos ter acesso a informações, muitas delas com provas, porque a população não demonstra o desafeto?

    Acredito, infelizmente, que a grande maioria da nossa população ainda não é politicamente madurecida, pois os escândalos como os vários que tivemos nos governos civis e que vierão a tona nos mostra que precisamos mais de educação. Lógico, não deixando de atrelar certa culpa ao Poder Público, que poderia ser mais incisivo, mas infelizmente, este também recebe ordens do nosso “grande chefe” eleito nas urnas.

    Sem nunca ter ouvido falar deste profissional Hélio Paz, parabenizo pela excelente matéria, que nos mostra o outro lado da moeda.

    Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

    Roberto Smaczylo Rodrigues
    Manaus/Amazonas.

  8. Richard dos santos Souza disse:

    o Grêmio construindo uma arena ahhahaaaaaaa, com certez isso tem a ver com verbas desviadas para a copa de 2014.

  9. […] cuja pauta principal era (seria?) a aprovação do contrato com a incorporadora e administradora OAS (’OBRIGADO AMIGO SOGRO’, da família de ACM) não terminou (terminaria?) nesta […]

  10. […] cuja pauta principal era (seria?) a aprovação do contrato com a incorporadora e administradora OAS (’OBRIGADO AMIGO SOGRO’, da família de ACM) não terminou (terminaria?) nesta […]

  11. […] KROEFF e RAUL RÉGIS DE FREITAS LIMA, DEFENDEM A PARCERIA com o consórcio entre a incorporadora OAS (da família ACM) e a administradora de estádios e de marcas TBZ, além da manutenção do agora […]

  12. […] CAMPEÃO MUN… em GRÊMIO CAMPEÃO MUNDIAL …Vitorino Mesquita em GRÊMIO, ARENA: FATOS, PESSOAS…GRÊMIO, ARENA: FATO… em AZENHA: QUEREM LIBERAR PRÉDIO…GRÊMIO, ARENA: FATO… […]

  13. Vitorino Mesquita disse:

    Gestão Odone … gestão do quase … quase tri … da Libertadores … do Nacional …

    • Anderson disse:

      Queria saber a tua classificação pra gestão Obino, seria Gestão do “vamos bem”?
      _______________________________________________________________
      ascesem a comunidade do Orkut Grêmio Arena, onde tudo sobre a Arena está explicado, ou no próprio site da Arena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,597 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: