AJUDA A SC: GRENAL DA SOLIDARIEDADE É COLORADO

Infelizmente, por dever de ofício, sou obrigado a elogiar e reconhecer a superioridade dos fragários em várias iniciativas de comunicação e marketing. Nossa incompetência acumulada por sucessivas gestões derrotadas dentro e fora do campo em função da escolha de amigos ou da acomodação de apoiadores políticos em cargos diretivos aliada à penúria financeira nos levaram a essa tamanha diferença.

Mais uma vez, em um momento de esperança e de um bom trabalho dentro das quatro linhas, o GRÊMIO dá um atestado público de inferioridade empresarial, mercadológica, técnica, política e social: a estratégia de comunicação para contribuir com os irmãos de SANTA CATARINA foi mal planejada, pouco criativa, tardia e pequena daquilo que foi feito pelo grande clube da beira do lago. Enquanto eles foram profissionais, nós fomos amadores.

O marketing colorado deu uma goleada no marketing TRICOLOR a partir da agilidade do meu amigo publicitário, empresário, conselheiro e diretor de marketing fragário ALESSANDRO SOUZA e seus competentíssimos SETE colegas (além dele, seis diretores e o vice-presidente da pasta), que foram rapidíssimos ao lançar a campanha “100 ANOS, 100 MIL SÓCIOS, 100 MIL QUILOS DE SOLIDARIEDADE“. Só para vocês terem uma idéia, só a REDEMAC de materiais de construção doou 6.000 LITROS de água por intermédio do Tradicional Adversário.

A assessoria de imprensa TRICOLOR realmente faz um bom trabalho (porém longe de poder ser considerado ótimo ou excelente) na rádio, na TV, no PAPO DE CRAQUE e em outros pontos. Todavia, as sacadas de comunicação integrada, de comunicação digital e de marketing normalmente são lentas ou pouco grandiosas perto do trabalho que nossos adversários atávicos têm feito nos últimos anos.

Só pra variar, o TRICOLOR chupou bala: no dia seguinte ao lançamento da campanha colorada, o site do GRÊMIO mostrava uma iniciativa de solidariedade sem muito destaque. Conseqüência: ela parece muito menor em termos de visibilidade. Não houve agilidade em criar um slogan, em alguém da direção, do time ou do marketing ir à mídia para anunciar aos quatro ventos que o GRÊMIO é solidário, que o GRÊMIO tem responsabilidade social, que o GRÊMIO está ligado com as questões mais graves e imediatas que afligem seres humanos em geral – sejam eles gremistas ou clientes em potencial dos produtos do clube.

A iniciativa solidária em nome do GRÊMIO foi de ex-jogadores do TRICOLOR DOS PAMPAS que vivem no vizinho Estado afetado pela inundação e pelos desmoronamentos, que chegou até o OLÍMPICO e cresceu não a partir de uma ação coordenada multidisciplinar mas, sim, do instinto e da sensibilidade do ex-ponta-esquerda PAULO MATOS.

Mais uma vez, repito: o grande CÉSAR PACHECO, por mais político, inteligente e respeitado que seja, não é nem nunca foi um homem de marketing. Ele fez carreira como um advogado que trabalhou na polícia. Seus enormes serviços prestados como diretor de futebol BICAMPEÃO DA LIBERTADORES não podem ser minimizados por uma natural falta de criatividade e de contatos técnicos dentro da área. Embora confie na competência da gerente Michelle Billo, subordinada ao nosso conselheiro de livre trânsito em quase todas as últimas gestões, ela é uma só.

Conclusão: além do futebol e do jurídico, o marketing é o departamento no qual a máxima “várias cabeças pensam melhor do que uma” é crucial para o sucesso de um clube na geração de consumo e receita e, sobretudo, na expansão da sua imagem de marca.

ATUALIZADO EM 04/12/2008: mesmo que o GRÊMIO consiga arrecadar mais doações aos irmãos necessitados, apesar do anúncio colorido nos jornais de ontem em PORTO ALEGRE, a vantagem simbólica, midiática e de imagem institucional do pioneiro da iniciativa no futebol da capital sul-rio-grandense não foi nossa.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
4 comentários em “AJUDA A SC: GRENAL DA SOLIDARIEDADE É COLORADO
  1. Zaratustra disse:

    Caro Hélio:
    Escutastes o sala de redação hoje, com a presença do Fortunati?
    Se não escutou sugiro que vás ao site da Rádio Gaúcha que tem lá a gravação do programa e escutes a segunda parte.
    Não só a Azenha será invadida por dezenas de novos prédios, mas o Menino Deus também.
    Onde vão jogar todo o esgoto? Como é possível criar um sistema viário?
    Para reforma do Beira Rio sim, mesmo que signifique construir espigões na orla.
    Para reformar o Olímpico não é possível, pois não existe infraestrutura viária. Mas para deslocar um público de jogo diariamente nos dois bairros, depois das construções, ai sim pode.
    Socorro…Copa em POA jamais.

  2. […] e marketing. Nossa incompetência acumulada por sucessivas gestões derrotadas dentro e f… leia mais fonte: […]

  3. Felipe disse:

    POLITICAGEM… essa eh a palavra que existe por tras de todas indicacoes para algo no clube. O Inter eh muito mais profissional na escolha de seus profissionais… inclusive, um ex-integrante do departamento de marketing do Inter eh professor da ESPM e especilista em Marketing Esportivo.

  4. claudia cardoso disse:

    Hélio , meu filho enviou este vídeo produzido para desmistificar o racismo da torcida gremista:
    http://uk.youtube.com/watch?v=Thm43OtcHJQ

    Repassei este teu post a ele, pq ele estudará marketing esportivo assim que terminar a graduação.

    Achei super-importante o que escreveste.

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,495 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: