LULA: COBERTOR CURTO NO MEIO AMBIENTE

NÃO DEIXE DE ASSISTIR AO DOCUMENTÁRIO “UMA VERDADE INCONVENIENTE”, com AL GORE.
NEM À ANIMAÇÃO WALL•E, da PIXAR.
Como bem abordado pelo CRISTÓVÃO FEIL no DIÁRIO GAUCHE a partir de notícia publicada pela FOLHA, considero, assim como o sociólogo gaúcho e a ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) brasileira que a pior crise possível e imaginável não é a crise dos papéis podres e da especulação mas, sim, a crise de saúde, da habitação, da produção, do consumo e da educação em função da total perda de todos os padrões meteorológicos anteriormente conhecidos por causa do AQUECIMENTO GLOBAL originado pelas transformações desmedidas da natureza geradas pela especulação imobiliária, pela exportação e importaçào de porcarias feitas de material sintético não-sustentável e da insistência em, ainda hoje, se pensar em usinas hidrelétricas (represamento de rios), usinas termelétricas (carvão), usinas nucleares (morte sofrida, certa e em massa), no empilhamento de seres humanos (quanto mais verticalizadas as habitações e os ambientes de trabalho, mais dependente de terceiros sem necessidade o homem se torna) e, acima de tudo, na prevalência da cidadania plena ao automóvel sobre o homem que é conduzido por ele (agora um pária da sociedade de fluxos).

Com mais tempo disponível, pretendo postar, dentro de alguns dias, soluções técnicas, científicas e econômicas altamente sustentáveis. Embora não seja especialista, sou defensor e ativista incondicional da vida, por uma urbe mais bela e salubre.

O grande problema do egoísmo e da ignorância da maior parte da classe média urbana é aceitar sem questionar tanto a lógica TAYLORISTA e FORDISTA (piores ainda quando JUNTAS) quanto a sua involução para o NEOLIBERALISMO.

clipped from diariogauche.blogspot.com
Documento da Igreja Católica intitulado “Análise da Conjuntura”
critica a ação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente à crise econômica e diz que “Lula entregará ao seu sucessor ou sucessora um país em situação tão precária quanto a que recebeu”.
“o presidente continua dando força ao agronegócio e à mineração, sem atentar para os danos ambientais”, e que isso gerará “a crise ecológica” no país.
“Tudo se passa como se o aumento da produção para a exportação fosse uma solução e não um paliativo que adia a crise econômica, mas antecipa a crise ecológica, que é muito mais grave e que prejudicará mais os mais pobres do que os ricos”
Os religiosos indicam que a política industrial do governo “vai no sentido de favorecer a indústria automobilística, como se ela tivesse futuro”.
texto de dez páginas assinado por padres e teólogos assessores da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
“este não é um documento oficial da CNBB”.
blog it
Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
3 comentários em “LULA: COBERTOR CURTO NO MEIO AMBIENTE
  1. […] deprimida por falta de calor, a CHINA, a CORÉIA DO SUL, os ESTADOS UNIDOS e, infelizmente, o BRASIL (em especial o RIO GRANDE DO SUL e PORTO ALEGRE), estão indo na contramão da história, pensando […]

  2. Maia,

    Não és tu que dizes sempre que não se pode segregar e que a política deve funcionar melhor quando há um maior número de forças destinadas a um entendimento?

    Eu sou ateu desde os 10 anos de idade, quando, pra mim, deus, santos, bíblia, candomblé, kabala, corão, bruxaria, magia, etc. passaram a ser o mesmo que coelhinho da Páscoa ou Papai Noel.

    Discordo da CNBB em todas as proposições anteriores da ICAR que tu citaste. Todavia, esta última não tem nada a ver com as outras e é, sob todos os aspectos, voltada à vida, à saúde, ao desenvolvimento sustentável, à solidariedade, à tolerância e à compaixão com todas as criaturas da Terra.

    Eu sou de esquerda, voto no PT por falta de opção enquanto não me sentir constrangido a me abster ou anular mas não sou nem nunca fui filiado a partido algum. Sou contra o liberalismo ou neoliberalismo, contra o taylorismo-fordismo, contra o pensamento único, contra o totalitarismo, contra ditaduras, mas não posso deixar de ver os pontos positivos de Cuba, do Brasil, da Venezuela, dos Estados Unidos, da Africa do Sul, da Espanha, da Alemanha ou do Sultanato de Brunei.

    Eu sou contra a política partidária e contra o Judiciário nos moldes atuais, sou pela democratização dos meios de comunicação e não vejo a menor possibilidade prática ou teórica de dissociar política, técnica, ideologia, paixão, subjetividade e objetividade de absolutamente nenhuma atividade animal (não meramente humana ou supostamente racional).

    Isso posto, não vejo outra solução para os problemas sociais diferente da reivindicação pontual e do ativismo em rede, descentralizado, apartidário, a-institucional.

    O estado e a grande empresa resolvem minimamente os problemas da sociedade, que precisa se virar por si, conhecendo a lei e sendo pró-ativa ao invés de meramente denunciar.

    Talvez a gente concorde em alguns pontos. Porém, diferentemente de ti, não acredito na boa intenção das grandes empresas, nem que o Estado deve deixá-las fazer o que elas quiserem porque elas “geram emprego e impostos”. Mas a que custo?!

    O homem não é melhor nem mais importante do que uma ameba. Enquanto o homem pensar como o gaúcho medíocre (‘tudo de bom sempre’), o planeta vai acabar.

    []’s,
    Hélio

  3. Carlos Maia disse:

    Hélio, Importante lembrar que esse mesmo congresso de Bispos também se manifestou contra a utilização de células tronco embrionárias, contra o aborto, contra as formas de contracepção, fez críticas à separação da sexualidade com a procriação e outras ideias feudais.Afinal das contas, o que os santos dos bispos querem? Que a sociedade brasileira composta de 200 milhões de almas invista em quê? Apenas na pequena propriedade rural que não tem condições de fixar os seus filhos na terra? Além do mais, é muito questionável afirmar que o modo de produção e consumo da sociedade brasileira está ultrapassado. É o mesmo modo de produção e consumo das sociedades socialmente desenvolvidas. É claro que deve haver responsabilidade ambiental ( e a lei brasileira, nesse sentido é uma das mais desenvolvidas no mundo). Mas francamente não dá para levar a sério o que dizem essas pessoas que gostam de usar seus “poderes espirituais”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,489 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: