ARENA: NOVA PROPOSTA

Renderização da Arena lotada (VITOR DLDF, blog ALMA GREMISTA)

Renderização da Arena lotada, por VITOR DLDF do blog ALMA GREMISTA

Minha posição pessoal sobre a Arena é a seguinte:

1) Prefiro um único estádio a meio caminho do Olímpico e do La Bananera de investimento misto (Grêmio, fragários, estado, município, iniciativa privada) e de propriedade 50-50 dos dois clubes – por uma questão de sustentabilidade (economia de energia e de material e alteração mínima no tecido urbano já combalido pelo trânsito caótico, pela poluição do ar e pelo aquecimento global) e também por uma questão de respeito (se o estádio é meu e do outro ao invés de ser apenas meu ou apenas do outro, diminui aquela ânsia de destruição do patrimônio por parte dos mais passionais e menos obedientes à lei).

Aliás, apesar do hotel já em construção no local, sugiro a área do Shopping Praia de Belas (que vai ‘morrer’ com o BarraShopping Sul, pois o público predominante que normalmente freqüenta o Praia de Belas agora possui uma opção mais moderna e mais próxima de casa no Cristal). Trata-se de uma área de grandes dimensões e muito bem localizada, sem a necessidade de gastar fortunas em desapropriações e de ter que esperar anos em batalhas judiciais. Penso que, dessa forma, reduz-se também a chance de usurpar o Plano Diretor de Porto Alegre (ao contrário dos espigões previstos para o Humaitá) a exemplo do Projeto Pontal do Estaleiro.

O Grêmio poderia obter, junto a seus parceiros, verba para o pagamento do atleta Zinho que, até onde sei, é o principal alienante do CT de Eldorado do Sul, vender aquele terreno (além do Cristal), a fim de manter a área do Olímpico como um CT único e urbano (campos, concentração, sede administrativa e recreativa). Em troca, 25% da área da Azenha seria cedida para a construção de um hotel e de um conjunto empresarial.

Quanto aos fragários, eles que são “galáticos”, “humildes”, “gestores inovadores” e “do povo” que se arranjem. Do patrimônio deles não entendo bulhufas.

2) Como segunda opção, um novo estádio do Grêmio construído em módulos no lugar do Olímpico, de propriedade do clube com exploração de espaços pela iniciativa privada. O arquiteto Plínio Almeida andou pesquisando opções diferentes da Arena no Humaitá em viagem à Austrália e ficou de propor um projeto. Alguém sabe a que pé anda essa possibilidade?

Apesar de tudo, a partir da decisão de ontem na Assembléia Legislativa, creio que a chance de irmos para o Humaitá e de termos que nos preocupar com algo que dificilmente seria tão opaco nos dois modelos de negócio acima propostos (ou, seja, a relação entre Grêmio Empreendimentos S.A., Grêmio FBPA, iniciativa privada e poder público) tende a ser uma dor de cabeça a mais para todos os gremistas conscientes, bem-informados e tecnicamente capacitados interessados na política e na gestão do clube.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “ARENA: NOVA PROPOSTA
  1. […] e que os mentores da Arena no Humaitá sob a gestão Odone e iniciativa do MGN. Todavia, além das PROPOSTAS que fiz no post anterior e de suas justificativas bastante plausíveis, também acho importante […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: