O PODER DOS COMENTÁRIOS

A soma de cada uma das conversas torna-se maior do que o todo

A soma de cada uma das conversas torna-se maior do que o todo

Pra quem ainda não entendeu o porquê de alguns probloggers (blogueiros profissionais, que ganham muito bem para escrever amparados pela infra-estrutura privilegiada de algum portal de conteúdo e pelo nome que adquiriram na blogosfera e/ou na mídia corporativa) ou moderarem os comentários em seus posts, ou, simplesmente, negarem-se a oferecer espaço para o internauta dar a sua opinião, eis algumas hipóteses:

1) Estão totalmente desencaixados da realidade na qual o conteúdo não é proprietário mas, sim, compartilhado; de que a mídia de massa não se compara à internet que, por sua vez, é uma mídia de nicho, personalizada e que se espraia em rede, a partir de uma espécie de economia do mérito na qual os blogueiros políticos independentes de esquerda mais citados e mais comentados repercutem dentro de um ambiente permeado por uma massa crítica que dispersa a informação agregando-lhe valor e visões diferenciadas;

2) Pela arrogância de considerarem-se especialistas em comunicar e informar e pela vontade de brincarem de Deus, procurando utilizar a sua técnica como um laboratório de manipulação que não tem como funcionar, neste ambiente, já que nem mesmo a mídia de massa possui mais a crediblidade de antigamente;

3) Porque não percebem o quanto podem aprender com os leitores nem tampouco como o seu fazer jornalístico pode melhorar utilizando um estilo de escrita, uma maneira de investigar a notícia e, acima de tudo, de divulgá-la através de uma semântica compreensível pelo público que detém a experiência nata de ter nascido sob a era da internet.

Abaixo, um estudo de caso recentemente ocorrido no site da revista ÉPOCA que tem tudo para tornar-se emblemático, divulgado inicialmente pelo LUIZ NASSIF (ver O CASO ÉPOCA) e repercutido pelo LUIZ CARLOS AZENHA.

Confere também os [url=javascript:%20loadCommentsBlogFAC(‘9973′,%20’_form_11’);void(0);]COMENTÁRIOS[/url] do post do Nassif.

Essa riqueza de opiniões, de debate, de relacionamento e de massa crítica é a forma mais clara de empoderamento da sociedade, visando peitar o status quo através de argumentos que não são valiosos em função do nome de quem escreveu ou da marca da empresa para a qual trabalha mas, sim, de uma soma de posições cujo resultado é sempre maior do que a soma aritmética entre as partes.

Quem não se tocar disso, não entende nada de internet. Ao mesmo tempo, vai perder muito dinheiro no seu negócio baseado na média de massa.

clipped from revistaepoca.globo.com
Desconstrução pouca é bobagem.

Quero ver o editor autorizar fotos do Gilmar Mendes e Daniel Dantas com esta mesma técnica. Ou outra : capa da Epoca no mesmo estilo com os diretores da Globo. Esta seria a única maneira de mostrar que “não” houve má fé.

Jornalismo pobre

Está difícil achar jornalismo investigativo neste país. Revistas semanais, então… Desta vez Época caiu na vala comum, jornalismo de baixíssima categoria.

De Sanctis x $$$ Dantas

Opa! Até que demoraram muito para mostrarem para que vieram, heim?
Que nojo! Jornalismo de 5ª categoria. Falta de vergonha na cara, como diria minha mãe.

Época (Globo) e Dantas , tudo a ver!!!

Não sei pq a surpresa de muitos aqui, com essa nojeira que provem do Senhor Kamel

Cobertura seletiva

Muito estranho, pra não dizer outra palavra, a seletividade na cobertura da Satiagraha. Procuro e procuro por informações sobre o sr Dantas e nada vejo. Agora, sobre os investigadores há bombardeios diários… muito muito estranho.

blog it
Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “O PODER DOS COMENTÁRIOS
  1. alexprimo disse:

    Meu nome é Alex Primo e sou professor do programa de pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Estou realizando uma pesquisa sobre blogs de Porto Alegre. Gostaria muito de poder contar com sua presença em uma entrevista em grupo que realizarei na Faculdade de Comunicação da UFRGS na próxima quinta-feira, 4 de dezembro, às 19h. Posso contar com sua participação? Por favor responda para limc arroba ufrgs.br

    Abraços,

    Alex Primo
    Professor PPGCOM/UFRGS
    – Blog: http://alexprimo.com
    – Livro: http://www.ufrgs.br/limc/livroimc/
    – Laboratório de Interação Mediada por Computador: http://www.ufrgs.br/limc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,260 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: