GRÊMIO ENQUETE: A CULPA É DE QUEM?

6 comentários sobre “GRÊMIO ENQUETE: A CULPA É DE QUEM?”

  1. Eu não vi o jogo contra o Vitória, mas no resumo da obra em todo esse segundo turno, sem dúvidas a qualidade técnica do time falhou, principalmente no ataque e na lateral-esquerda.
    Precisamos observar que o ataque no primeiro turno fez 22 gols: Perea (7), Reinaldo (7), Marcel (6) e Rodrigo Mendes (2). No total, o Grêmio fez 35 gols.
    No segundo turno, o ataque despencou. Nossos artilheiros no setor é Reinaldo, com apenas 2 gols, junto com Soares. Perea, Marcel e Morales fizeram apenas um. No total, o ataque fez sete gols.
    O grande segredo do Grêmio no primeiro turno era sair na frente. Se reparamos bem, o time não foi tão superior ao Figueirense e ao Atlético Mineiro, nas duas vezes que goleou (7×1 e 4×0). Na verdade, o Grêmio saia na frente e tinha o contra-ataque ao seu favor. Mas com a queda de rendimento no setor, isso não se repetiu no segundo turno.
    Outro detalhe importante. O ápice do Grêmio neste Brasileirão também era marcado pela boa fase do Anderson Pico. No segundo turno, ele caiu drasticamente de rendimento e a lateral-esquerda virou um drama.
    Portanto, eu votei na qualidade técnica do time. Não acho que o Roth seja o principal culpado por essa queda.
    E o que o Rodrigo abordou é verdade. Há sim uma desigualdade financeira muito grande entre o Grêmio e os outros quatro do G-4+1. Por mais que o Banrisul e a Puma tenham ajudado o Grêmio, está na hora de ampliar os recursos financeiros. Precisamos de um novo patrocinador que nos deixe mais próximos dos valores de SP e RJ e um novo fornecedor de material, caso a Puma não queira elevar os seus valores. Caso contrário, iremos sempre depender da raça, e poderemos bater na trave mais uma vez.
    Mas não custa sonhar. Por mais difícil que seja, quem sabe o São Paulo tropeça contra o algoz Fluminense e o chato Goiás. Enquanto houver chances, mesmo que três por cento, teremos que lutar.

    Saudações.

  2. Rodrigo,

    Só o Baier não é suficiente: impressionante como basta prestar um mínimo de atenção ao futebol brasileiro pra perceber que um monte de clubes mais pobres do que o Grêmio têm laterais e atacantes melhores.

    Isso ajuda a explicar um dos fatores pelos quais perdemos partidas para adversários bisonhos fora de casa: muito mais do que o fator local, o que importa para esses times é assumir que são pequenos e jogarem no contra-ataque dentro de suas próprias casas.

    E contra-ataque é tarefa normalmente executada por… Laterais e atacantes.

    []’s,
    Hélio

  3. Votei em “Qualidade técnica”: começamos o campeonato achando que a briga seria só para não cair, e chegamos na antepenúltima rodada com chances de título.
    Como disse o André, a “qualidade técnica” está ligada à direção: porém, é preciso levar em conta que o Grêmio, com menos recursos, não tem condições de montar times com a mesma qualidade que outros clubes, em melhores condições financeiras.
    Estou contando com o Paulo Baier no Tricolor em 2009!

  4. André,

    Interessante a tua observação.

    Se as contratações tiverem sido as possíveis e os novos jogadores tiverem rendido legal nos primeiros dois meses depois de sua chegada e, depois, começaram a desandar, foram contratações erradas. Pode ser direção, pode ser treinador (se ele tiver podido indicar as contratações e ter sido atendido).

    Se o time funcionou bem durante boa parte do campeonato e degringolou quando não se poderia contratar mais ninguém, aí pode ser qualquer um dos motivos que eu propus na enquete.

    A questão do comando está embutida no item direção.

    Valeu o comentário!

    Bom trabalho aí!

    []’s,
    Hélio

    []’s,
    Hélio

  5. Hélio, to na madruga fazendo uns trabalhos pra faculdade e dando meus palpites por aqui.
    Só uma sugestão, nesta última enquete,na minha opinião, as opções ” Qualidade Técnica” e “Direção” se anulam, pois não temos qualidade técnica no time por causa da direção. Só se estás te referindo a uma atuação mais abrangente da direção, tipo, controle do grupo, harmonia do vestiário, porém isto também pode ser debitado da conta do treinador. Desculpa minha intromissão. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s