GRÊMIO 2009: VOTA NAS CONTRATAÇÕES!

20 comentários sobre “GRÊMIO 2009: VOTA NAS CONTRATAÇÕES!”

  1. q fero e muito divicil ser torcedor do imotal tricolor mas ta no sangue teremos q contratar jogadores fera para q façamos uma libertadores do nivel gremista por ex meu parente julio baptista q esta jogando fora do brasil sera q outros paises tem muito mais dinheiro q nos brasileiros valeu

  2. eu torcedor gremista gostaria que o gremio contratace leandro amaral e despenssace todos aqueles que ja foram jogadores do corinthians e flamengo porque são um lixo

  3. Alvino,

    Não que eu ache justo, mas as relações entre oferta e procura e entre custo e benefício favorecem a maior exposição dos clubes das cidades de maior população e de maior circulação de dinheiro.

    As maiores empresas não investirão pesado na veiculação de publicidade em mídia de massa (rádio, TV, jornal, revista) de alcance regional. Quem transmite o Brasileirão e a Copa do Brasil detém o grosso da audiência de futebol no país. Além disso, quase 30% da população brasileira vive nos Estados de Rio de Janeiro e São Paulo.

    Santa Catarina não recebe uma influência forte do Rio Grande do Sul no futebol porque as primeiras emissoras de rádio cujo sinal começou a ser captado por lá foram as rádios AM do Rio de Janeiro. Em Florianópolis, a maioria das pessoas torce para Flamengo e Vasco e não para Avaí e Figueirense. O fenômeno repete-se no Norte, no Nordeste e no leste de Minas Gerais.

    Por outro lado, o Paraná, o sul de Minas Gerais e o Distrito Federal recebem uma influência muito grande de São Paulo. O que mais há nessas regiões são torcedores de Corinthians e São Paulo.

    Os dois grandes clubes gaúchos são os últimos a exercerem uma influência extra-estadual no Centro-Oeste e em parte da região Norte em função da grande quantidade de migrantes gaúchos nessas regiões de monocultura extensiva de exportação. Contudo, são áreas de povoamento recente (a partir da década de 1970), de baixa densidade demográfica e de baixo investimento em indústria de ponta e em comércio global.

    Clubes de massa com tradição de títulos expressivos, formadores de craques de Seleção só temos 19 entre cerca de 500 clubes considerados “profissionais” pela CBF e pelas federações estaduais. No nível mais baixo dessa grandeza e como os únicos do interior, ponho Guarani e Ponte Preta.

    O nível intermediário é composto por Atlético-MG, Bahia e Vitória, Atlético-PR, Coritiba e Paraná; e Botafogo e Fluminense.

    As torcidas desses clubes não tem aumentado.

    Porém, no mais alto nível do futebol brasileiro, suas respectivas torcidas não param de crescer: colocaria, então, como os únicos verdadeiramente GRANDES do futebol brasileiro apenas Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Internacional, Santos e Cruzeiro.

    Hoje em dia, em um nível considerado top na América do Sul, considero apenas três: São Paulo, Internacional e Cruzeiro. Grêmio, Corinthians e Palmeiras têm potencial para evoluir ao mesmo patamar com um pouco mais de inteligência em gestão.

    Na verdade, não há nada de escandalosamente desonesto ou injusto na predominância dos clubes de RJ e SP, pois eles são quatro grandes em cada um desses Estados e há muito mais dinheiro circulando por lá.

    O que não pode é o GRÊMIO ter sido supostamente roubado na final do Brasileirão de 1982 contra o Flamengo e na final da Copa do Brasil de 1995 contra o Corinthians; o Santos em 1996 contra o Botafogo e o Internacional também pelo mesmo Corinthians em 2005.

    []’s,
    Hélio

  4. eu moro no parana mas acho que aqui e ~são paulo pois só se fala pela midia daque les times atrves da midia eu acho que no futuro bem proximo a torcida dos times do parana santa catarina e riogrande do sul vão ser estintas pois é um bombardeio de noticias ,dos times do estado de são paulo com se só eles existisem por que isso acontece eu acho que is times como emprezas devem cuidar mais disso alerta aos gremista colorados e os times do parana e santa catarina .

  5. se os times do resto do brasil fora o estado de são paulo não tem força porque fazer campionato sera que vao dar um titulo para outro estado só pra dizer aaaaaaaaaaa temos que deixar um titulo pra fora de são paulo poque senão o campeonato termina . a assim não não não vale apena ser torcedor

  6. eu acho que o gremio não perdeu o titolo mas o são paulo soube ganhar no apito se alguem me provar em algum momento que o são paulo foi prejudicado eu me rendo e assumo que o titulo teve merito ao são paulo.eu aindao acho que os times a fora do estado de são paulo deveriao preocupar-se mais com a arbitragem de nada adianta contratar e não cuidar do apito isso ficou muito claro este ano e em 2005 eu sou torcedor e exijo respeito com a torcida ok.isto ficou chato até para o são paulo e sua torcida e agora sem chance como fica os proximos campeonatos.ganhar e bom mas sem falcatrua .

  7. Só posso estar louco mesmo… vcs querem Edno? …jogou aonde? Iarlei? Nos estamos na libertadores… temos que começar a pensar como time grande… nao podemos mais apostar em jogadores mediocres… quero jogadores consagrados para completar este time… parem de comentar sobre estes jogadores antes que um dirigente gremista veja isto… vamos pedir mais p recebermos menos… por favor…isto é demais…

  8. André,

    Direito Marítimo é uma excelente pedida. Primeiro, porque tu és de Rio Grande e há uma série de questões trabalhistas, de direitos humanos, de comércio e de política internacional todas interligadas, que precisam ser pesquisadas. Não entendo da tua área, mas a tua escolha me parece uma disciplina promissora. Vai fundo! ;)

    Quanto ao balanço de 2008, acabo de postar aquilo que observei em todos os 59 jogos da temporada menos um (contra o Sapucaiense no Olímpico dia 20/03, pois estava arrumando as malas para 12 dias de férias no Rio de Janeiro).

    Portanto, no Olímpico, de 30 jogos desde 19/01, estive presente em 28 e 1/2 (tive que ir para um casamento no dia do jogo contra o Goiás e fui embora no intervalo).

    []’s,
    Hélio

  9. Pô… que fim de domingo difícil, esse resultado do Grêmio foi trágico, o campeonato já era, agora é lutar pra segurar a vaga na libertadores, que está sim, em risco.
    Faltou qualidade ao Grêmio para manter a boa campanha do primeiro tudo, sobretudo, faltou ataque, na minha opinião, o setor onde a qualidade se faz mais necessária é justamente no ataque, pode-se ter uma zaga certinha, um meio brigador, mediano e sem muita qualidade que dê pro gasto, mas no ataque, só transpiração não basta, é onde tudo se decide, e um ataque que tem o Perea irregular, o Reinaldo, que é o melhorzinho, mas não faz duas partidas seguidas sem se machucar,o improdutivo Soares, o poste do Marcel, o outro poste do Morales e o André Luiz… puxa, o André Luiz é dose… não tem condições…
    Eu não gosto do Roth, mas acho que ele é o menos culpado desta derrapada na linha de chegada, o cara não faz milagre, nem o Felipão ensinará o Marcel a dominar uma bola ou o André Luiz chutar a gol. A próxima direção do Grêmio, tem que saber fazer a análise correta do porquê o Grêmio deixou escapar um título que estava nas mãos, o Grêmio tem alguns bons jogadores, mas é necessária a contratação urgente de atacantes e se possível, de um lateral esquerdo, para quem sabe, entrar em condições de brigar pelo título da libertadores 2009.
    OBS: Hélio, ainda estou em dúvida sobre qual assunto será a minha monografia,estou pesquisando alguns temas, mas certamente será algo ligado a Direito Marítimo, sou aluno do 3º ano do Direito da FURG, em Rio Grande.
    Saudações tricolores

  10. Valeu, Daniel!

    Obrigado pela visita! :)

    Como tu mesmo sabes por causa do teu ótimo Desabafo Brasil, dá trabalho blogar, né? ;)

    O que importa é que a gente bloga porque gosta. Eu sinto que é uma missão constante tentar informar as pessoas de uma maneira diferente – mais ética, mais politizada e, por que não, com o coração.

    Então, decidi juntar os três assuntos que sempre estiveram comigo desde sempre: futebol, comunicação e política. De certa forma, agora eu posso usá-las como objeto de pesquisa, tirando um proveito mais social e mais educativo.

    []’s,
    Hélio

Deixe um comentário

