OBAMA: HÍBRIDO E MULTICULTURAL


Eis o avô de BARACK HUSSEIN OBAMA, presidente eleito dos EUA

O grande sociólogo CRISTÓVÃO FEIL postou no DIÁRIO GAUCHE sua preocupação com a aparência “branca” das mulheres da família OBAMA – o que considera uma contradição.

Segundo a referência teórica que possuo, até consideração em contrário, não existe amostragem ou pesquisa ampla o suficiente a ponto de nos fazer concluir que pode-se generalizar para o resto do mundo os mesmos traços de racismo mais praticados no Brasil (aqui se fala proporcionalmente muito mais em ‘cabelo ruim’ do que nos EUA ou na França, por exemplo).

Há questões multiculturais microambientais e um tamanho hibridismo cultural que faz com que, independentemente do consumismo, da globalização neoliberal ou da vontade/medo/necessidade de sentir-se incluído ou integrado à classe hegemônica, ninguém seja obrigado a usar roupas afro, culinária afro, hierarquia tribal afro, falar banto ou iorubá, gostar de basquete, futebol, atletismo ou rap pra sentir-se negro.

Obama é, como qualquer ser humano que não vive isolado em uma tribo remota, um híbrido. E só o fato de sua família apresentar tamanha diversidade já significa que ela se equilibra e se identifica de uma maneira muito particular que GARCÍA-CANCLINI entende por cultura de fronteira.

É interessante observar a importância do trabalho de sociólogos, filósofos e comunicólogos latino-americanos vinculados a LINHAS DE PESQUISA que trabalham com as culturas de fronteira e com o multiculturalismo sob o viés da MIDIATIZAÇÃO. Um problema grave levantado pelo EDUARDO GUIMARÃES há tempos atrás (infelizmente, o blog dele não possui ferramenta de busca nem permalinks, o que dificulta muito encontrar posts antigos específicos) resulta no esforço contínuo de GRUPOS DE PESQUISA que envolvem pesquisadores da ESPANHA e de vários países latino-americanos: o desconhecimento quase completo da cultura, dos problemas e das singularidades e formas de integração dos nossos vizinhos.

Isso é culpa total da nossa mídia hegemônica centralizadora que procura forçar a barra por uma falsa superioridade brasileira sobre dezenas de nações próximas.

Logo, Barack Obama e sua família são, como qualquer um de nós, cidadãos integrados a um determinado modo de produção e de comunicação que define a nossa própria identidade e nos situa no mundo. Não há nenhuma espécie de incoerência nisso.

, , , , , ,

Powered by ScribeFire.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,296 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: