NESTLÉ: MORTE EM BIAFRA NÃO FOI SUFICIENTE

Matéria do jornal O GLOBO* inicialmente repercutida pelo excelente BLOG DO MELLO informa que os EUA não aceitaram vender e distribuir a FARINHA LÁCTEA NESTLÉ produzida no BRASIL, pois ela contém pesticidas proibidos pela lei estadunidense por serem comprovadamente nocivos à saúde de toda a fauna, flora e água do planeta.

Em nosso país, desde 1500, todas as formas e personas responsáveis pelos poderes econômico, político e coercitivo fazem o que querem com a necessidade de produzir, distribuir e forçar o consumismo a fim de manterem vivo o seu modelo social, econômica e ecologicamente insustentável e insalubre.

Dói mais saber que aqueles que um dia foram supostamente contrários a essa visão de mundo excludente dividem-se entre os que se vendem e os que se curvam em função do toma-lá-dá-cá chamado de “governabilidade”.

ALIMENTO INDUSTRIALIZADO DE BAIXO POTENCIAL ALIMENTÍCIO QUE CONTÉM ADITIVOS QUÍMICOS DESNECESSÁRIOS É PIOR DO QUE COMER LIXO: se não puderes evitá-los por ordem de suas finanças pessoais ou por falta de consciência social e ambiental, procura informar-te melhor. Afinal de contas, o maior legado que podes deixar a teus filhos, netos e bisnetos é espraiar a vontade de viver e de deixar os outros viverem de forma independente, honrada e tolerante. Isso exige a eliminação de produtos que provocam câncer, diabetes, alergia e problemas respiratórios e circulatórios muitas vezes irreversíveis, independentemente do fator de risco genético.

Esta não é a primeira – e nem será a última vez – em que a Nestlé poderá ser responsabilizada pela MORTE. Contudo, não posso propor boicote à empresa porque eles baixaram substancialmente o preço de um produto caríssimo para diabéticos, me apresentaram um distribuidor aqui em Porto Alegre e atenderam prontamente à minha solicitação. Isso colaborou para a melhora na qualidade e também ajudou a aumentar um pouco o tempo de vida do meu pai em 2002.

A lição que fica: o mundo precisa de empreendedores sustentáveis e solidários que não procuram passar por cima das leis. Riqueza honesta, sem sonegação, sem corrupção e sem lobby é possível, sim. Como vimos, a mesma empresa é passível de contradições incríveis.

____________________
* Este é um daqueles casos nos quais concordo com a gurizada da NOVA CORJA: apesar das intenções políticas e econômicas dos financiadores das corporações midiáticas normalmente pautarem pelo conservadorismo, pela distorção e pela omissão de informações socialmente importantes, ainda há uma parte do seu agendamento que não pode ser declarada “má, feia e bobona”. Do contrário, a blogosfera independente e ativista estaria sendo incoerente ao criticar essa mesma mídia enquanto seguem sendo pautados por ela que, bem ou mal, orienta e situa o consumidor de informação mediada no mundo em que vive.

, , , , , , , , , , , ,

Powered by ScribeFire.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,495 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: