RS: FALTA DE VIRTUDE E ESCRAVIDÃO POR OPÇÃO

COMO COMPREENDER O QUE EU QUERO DIZER COM O TEXTO ABAIXO:

1) ESTE POST NÃO É, SOB HIPÓTESE ALGUMA, UMA DEFESA DA MÍDIA CORPORATIVA;

2) ESTE POST TAMBÉM NÃO É, SOB HIPÓTESE ALGUMA, UMA FORMA DE DESENCORAJAR AQUELES QUE CRITICAM SISTEMATICAMENTE A AÇÃO DE POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS QUE PATROCINAM E SÃO PATROCINADOS PELA MÍDIA CORPORATIVA.

ISSO POSTO, SIGAMOS COM O BAILE:

Vou discordar da maioria dos blogueiros e dos militantes de esquerda que procuram trabalhar com a causa da democratização dos meios de comunicação em um único aspecto.

Só mesmo sendo oportunista ou ignorante para discordar da necessidade de defesa total e irrestrita ao direito de acesso fácil, barato e em grande volume a diversas fontes e vieses a respeito das mesmas informações.

Da mesma forma, é vital que haja uma mudança legal rumo à responsabilização penal de jornalistas tal qual ocorre com um médico negligente ou com um engenheiro que calcula mal uma viga: afinal de contas, palavras mal colocadas, fontes equivocadas e inversões de prioridades podem causar mortes, perda de patrimônio e desentendimentos. Se querem diploma, que assumam a responsabilidade pra terem o direito de exigir.

Enfim, há a necessidade radical de conceitualizar, legislar, exigir, cobrar e fiscalizar o que seria de fato o jornalismo.

Contudo, discordo do fato de que grande parte do discurso desses movimentos trata a classe média como uma reles vítima da desinformação e da produção de subjetividades da média corporativa: afinal de contas, se a mídia hegemônica induz a passividade e é hipócrita, mentirosa, negligente, preconceituosa e conservadora só o é porque tanto seus editores e repórteres como o público-alvo de seus veículos é composto por uma maioria medíocre compostas por leitores, telespectadores, ouvintes e internautas conservadores, preconceituosos, negligentes, mentirosos, hipócritas e passivos.

Não é apenas por falta de diversidade midiática, por causa do coronelismo ou porque nossa sociedade é predominantemente composta por analfabetos funcionais que a maioria da classe média é TAPADA do jeito que é: ELES SÃO TAPADOS PORQUE QUEREM.

A MÍDIA CORPORATIVA INFLUENCIA A E É INFLUENCIADA PELA PRÓPRIA CLASSE MÉDIA (seu público-alvo principal). AFINAL DE CONTAS, COMO É QUE ALGUÉM VAI GANHAR DINHEIRO SE NÃO SOUBER PARA QUEM VENDER SEUS PRODUTOS DESINFORMATIVOS?
____________________

O RODRIGO ALVARES do blog NOVA CORJA fez um brilhante post falando sobre a passividade do gaúcho em relação a todos esses anos de corrupção, autoritarismo e chauvinismo de um povo covarde, medroso, maniqueísta e que adora comer galinha e arrotar faisão que vale muito a pena ler:

O QUE TEM FEITO PARA CONSTRANGER SEU GOVERNO?

LEITURA OBRIGATÓRIA.

clipped from www.novacorja.org
Na boa, um lugar com dez milhões de pessoas que assistem a um chefe da Casa Civil dar todas as barbadas das falcatruas perpetradas há décadas e não fazer nada merece apodrecer lentamente, como todos sabem. Mas não, o caso é abafado, culpam o mensageiro, cria-se um “gabinete de transição”, chegam as eleições e fica tudo bem.

Não, não está tudo bem.

A desgovernadora não é nada mais do que uma peça na engrenagem. Um dia, ela vai enferrujar e será trocada. Como todos antes dela. Aliás, isso é bom, não? Essa alternância nas pilantragens. Eu leio todos os comentários aqui, nos chamando de vendidos, petistas, fascistas e quejandos. Se eu me incomodo? Não, mas obrigado por perguntar.

Mas quero saber o que tu andou fazendo que ainda não derrubou a Yoda e o Poeta e vem aqui nos criticar. “Olha lá, eles tão falando mal do PT”: supimpa. “Bah, o Banrisul censurou eles”: joinha. “Eles tão levando processo atrás de processo”: maravilha.

E tu, o que tem feito para constranger seu governo?

blog it
Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “RS: FALTA DE VIRTUDE E ESCRAVIDÃO POR OPÇÃO
  1. […] defesa incondicional, acrítica, tendenciosa e desinformada do PT, de LULA e das ações de esquerda baseadas em dicotomias não possui mais o menor […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,597 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: