DUDA PRESIDENTE DO GRÊMIO


A chapa 1 venceu a eleição presidencial do GRÊMIO FOOTBALL PORTO-ALEGRENSE para o biênio 2009-2010.

DUDA KROEFF, filho do saudoso patrono FERNANDO KROEFF, tem sua primeira chance de colaborar diretamente com o clube através do cargo de maior responsabilidade dentro do clube.

O resultado final divulgado pelo presidente do Conselho Deliberativo RAUL RÉGIS DE FREITAS LIMA foi o seguinte:

TOTAL DE ASSOCIADOS VOTANTES: 5.365 (100%)
CHAPA 1 (DUDA KROEFF): 2.909 (54,22%)
CHAPA 2 (ANTÔNIO VICENTE MARTINS): 2.452 (45,7%)
VOTOS EM BRANCO: 1 (0,01%)
VOTOS NULOS: 3 (0,05%)

Daqui pra frente, todo mundo se junta: parabéns a ambos os candidatos, que são cavalheiros. Vicente irá ajudar Duda, como deixou isso bem claro no abraço logo após o anúncio do resultado.

Vicente terá a sua vez. É um grande sujeito.

Pessoalmente, me parece que foi muito mais uma derrota pessoal de ODONE e de seus amigos também ligados a GUERREIRO por causa de uma postura pessoal ora inadequada, ora autoritária, que prejudicou a intenção dos movimentos políticos que apoiaram a chapa.

Seria bom se o MGN tivesse podido permanecer no Conselho de Administração em função do seu bom trabalho. Todavia, a “parceria” não ajudou. Daqui para a frente, só o tempo irá dizer se o MGN ainda será visto como um movimento independente com livre trânsito ou se acabará rotulado como um grupo identificado com a facção de ODONE. Particularmente, tenho muita fé de que o movimento não será prejudicado por isso.

O EDUARDO CAMINHA do MGI, só pra variar, quase sempre que me encontra, reclama das minhas escolhas. Concordamos apenas uma vez (e será muito difícil eu repetir aquela opção por ODONE). Mas o argumento dele não me convenceu.

Essa cantilena de “se não fosse pela gente, tu não estarias aqui votando agora” é inconsistente: o MGN aprendeu e conseguiu ter sua demanda pelo voto direto e pela diminuição da cláusula de barreira convivendo com todos os grupos políticos – quem não se lembra da chapa 2 GRÊMIO VENCEDOR KOFF E CACALO em 2004? Naquela ocasião, estavam com o MGN (ou o MGN estava com eles) movimentos como o GRÊMIO UNIDO – que é mais antigo, possui mais integrantes e apóia DUDA.

Então, dizer que eu estaria do lado dos caciques que não queriam permitir o voto do associado só porque vários deles estavam com DUDA e que estaria sendo incoerente é uma besteira sem tamanho. Como eu ouvi do JORGE BASTOS após o processo eleitoral de 2004, foi feita uma nova história no GRÊMIO e não tem mais volta. Tenho certeza de que vários dos caciques ligados a ODONE também eram contra a eleição direta, mas a pressão foi irresistível.

No mais, acho que é muito mais importante lembrar que RENATO MOREIRA e CACALO tiveram um papel muito mais decisivo na volta do GRÊMIO à SÉRIE A em 2005 do que ODONE e PELAIPE: em primeiro lugar, o nosso time não era grande coisa melhor do que os outros – tínhamos, sim, o melhor técnico.

Enquanto ODONE queria tirar o time de campo (conseqüentemente, o STJD puniria o GRÊMIO com uma derrota por placar mínimo – o que nos manteria no inferno), CACALO não deixou a torcida TRICOLOR invadir o gramado dos AFLITOS e RENATO MOREIRA convenceu a todos de que deveríamos deixar bater o pênalti e seguir jogando.

DE QUE LADO MOREIRA E CACALO ESTÃO?! Meritíssimo, sem mais perguntas…

É como eu digo: não se avalia política a partir de meras relações de causa e efeito que ficam apenas boiando na superfície das relações. Costuras e afinidades programáticas, profissionais, familiares e afetivas significam um mergulho mais fundo pra se compreender as engrenagens que movimentam o GRÊMIO.

No mais, o embate retórico e as ironias de parte a parte verificadas nos comentários, nos comunicados oficiais e também nos blogs de TODOS os movimentos sem exceção agora perdem o sentido.

Pelo menos até a próxima contradição surgida em uma reunião do CD…

Muitas vezes, esse papo furado entra para o folclore. Mas, às vezes, cansa.

Vamos seguir o baile: uma nova gestão precisa começar a partir de uma transição pacífica e transparente. Eleições no GRÊMIO representam um momento bianual onde senhores experientes que atuam como cabos eleitorais mas que não terão um cargo definido na futura gestão caso sua chapa seja eleita voltam quase ao jardim de infância. Isso é salutar, pois significa que eles ainda têm muita lenha pra queimar.

Afinal de contas, é melhor brincar de LEGO do que brincar de esconde-esconde.

Mas, quer saber de uma coisa? Caso eu tenha que sair de PORTO ALEGRE por motivos profissionais, esses momentos darão muita saudade.

Falando sério: façam como o cavalheiro ANTÔNIO VICENTE MARTINS e não torçam o nariz para a próxima gestão. Afinal de contas, O GRÊMIO É DE TODOS!

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
8 comentários em “DUDA PRESIDENTE DO GRÊMIO
  1. Rober,

    Tua opinião é respeitável, mas discordo totalmente dela. O Grêmio, desde 2002 ou 2003, precisa remontar no mínimo 70% do plantel ano após ano. Além disso, o excesso de meninos ainda imaturos jogados na fogueira tem crescido ano após ano – e esse é um ponto que justifica a instabilidade e a falta de regularidade.

    O Grêmio de 2008 teve um plantel muito mais fraco e desequilibrado técnica e taticamente em relação a 2006 e 2007. Perdemos em habilidade, velocidade, experiência e também em quantidade de peças de reposição.

    No 2º turno, tivemos uma quantidade enorme de lesões e suspensões. Além disso, todos os demais clubes têm técnicos e jogadores cujo objetivo é não perder, vencer e estudar os pontos fortes e fracos do adversário.

    Com a folha de pagamento do plantel 2008 e com tudo o que se esperava de São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense e do tradicional adversário, chegamos longe demais.

    Eu sinto saudade de 2008, mesmo sem nenhum título. Sinto orgulho deste GRÊMIO e muita esperança em um futuro próximo.

    Não se pode analisar uma atividade profissional de alto nível que exige um desgaste físico e mental fora do normal realizada por dezenas de pessoas que pensam diferente e sentem diferente tudo o que as cerca.

    Se fosse assim tão fácil, eu ia lá pra Praça Ararigbóia no Jardim Botânico em Porto Alegre numa tarde de domingo com minha cadeira de praia, selecionava uma gurizada, dava umas dicas e botava esse time na Série A do Gauchão em dois anos.

    O Grêmio foi montado com o que se podia. 2009 vai ser diferente. E eu mantenho todos os que puderem e quiserem ficar.

    Com qualidade, vários dos que mais comprometeram serão ou negociados, ou passarão a ser bons reservas.

    []’s,
    Hélio

  2. Rober disse:

    A atual gestão foi inoperante,débil pois é inadimissível ter perdido este Brasileirão pois tínhamos 11 pontos de diferença . Porque não foi tomada uma medida quando a curva descendente do rendimento iniciou´se neste 2º turno ?

  3. Rober disse:

    Saudades daquele Grêmio liderado por Fábio Koff, e Felipão foi uma geração de vencedores.Vamos ver o que vai acontecer na Libertadores.para ter sucesso na libertadores precisa mandar o Roth para bem longe e contratar jogadores que vistam a camisa e não sejam mercenários,precisa de um grupo forte senão vai perder novamente.Espero que a perda deste Brasileirão sirva de lição ,para não repetir os mesmos erros.Não insistam em manter o burro do Celso Roth (que é colorado)

  4. Rober disse:

    Por favor mande o Celso Roth embora,pois ele mais a direção do Grêmio liderada por Paulo done foi um fracasso total.Conseguiram perder um título que estava quase ganho,a atual direção foi incompetente em não intervir antes e garantir o título,chega de jogar a culpa nos outros.FORA ROTH !! FORA PAULO ODONE !!!

  5. Hélio Sassen Paz disse:

    Adriano,

    Infelizmente, não fui eu. Passei cerca de uma hora e meia no OLÍMPICO MONUMENTAL, mais ou menos das 15h às 16:30h, sendo que a última meia hora foi dentro da GREMIOMANIA.

    Em função dos meus prazos esgoelados e sempre no limite agora que estou perto da 1ª banca do mestrado (a de qualificação), desta vez não fui a nenhum comitê, não telefonei para ninguém, não peguei camiseta da chapa e também não pude passar o dia confraternizando nem fazendo boca de urna.

    Leio o GRÊMIO LIBERTADOR freqüentemente e já tenho o link pra vocês à esquerda há bastante tempo!

    []’s,
    Hélio

  6. Adriano Snel disse:

    Hélio, estava tu fazendo campanha pro Duda? Tenho a impressão de ter te visto lá com a camiseta da chapa 1 e ainda tu me cumprimentaste pois eu tb estava apoiando o filho do patrono!

    Ah, queria te dizer que linkei teu blog no Palavra do Snel e no outro blog que escrevo com alguns amigos, o Grêmio Libertador.

    Abração!

  7. Hélio Sassen Paz disse:

    André,

    O Cacalo queria tirar o time de campo tanto quanto o Odone e o Pelaipe. A diferença é que, ao contrário da postura do presidente e do diretor de futebol, a primeira preocupação do Cacalo foi a de evitar que a torcida do GRÊMIO invadisse o gramado dos Aflitos.

    O RENATO MOREIRA (que ainda será presidente e terá o meu voto, assim como ANTÔNIO VICENTE MARTINS, SAUL BERDICHEVSKY ou ADALBERTO PREIS, desde que não sofram a contaminação da turma de ODONE e GUERREIRO) teve papel decisivo em todas as instâncias.

    Agora, voltemos à bola na rede!

    []’s,
    Hélio

  8. André disse:

    AGORA SOMOS TODOS DUDA, VOTEI NO VICENTE MAS ESTOU TRANQUILO QUANTO AO FUTURO DO TRICOLOR POIS CONFIO NO DUDA!
    OBS1: HÉLIO, SÓ PARA RESPEITAR A HISTÓRIA, O CACALO, TAMBÉM QUERIA TIRAR O TIME DE CAMPO NA BATALHA DOS AFLITOS, ELE INVADIU O CAMPO E DESTEMPERADAMENTE TENTOU AT´´E AGREDIR O JUIZ, QUEM SALVOU A PÁTRIA FOI O RENATO MOREIRA!
    OBS2: ESPERO AGORA, QUE O DR. KOFF E O CACALO, AJUDEM DE VERDADE O TRICOLOR E NÃO APAREÇAM SÓ NA HORA DE ELEIÇÃO, COMO TEM ACONTECIDO COSTUMEIRAMENTE.
    SAUDAÇÕES AO NOSSO PRESIDENTE DUDA KROEFF, E MUITO SUCESSO, POIS O SUCESSO DELE, É O NOSSO SUCESSO! : )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,597 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: