POR QUE O DISCURSO DA PACIFICAÇÃO DO RS FUNCIONA

Foto copiada do blog DIÁRIO GAUCHE, de CRISTÓVÃO FEIL.
Desconheço o nome do fotógrafo

Este é o segundo post da campanha “DIZE-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS“: à direita, Isabela “Porto Alegre é Demais” Fogaça; a seu lado, o próprio – o prefeito José “Poeta” FOGAÇA, que propôs uma lei contra a pluralidade partidária, que restringiria o número de partidos a não mais do que cinco durante seus longos anos como senador.

À esquerda, a eminência parda do atual desgoverno (que parece ser um articulador e um líder bem mais influente do que uma porrada de políticos aliados a ele – inclusive muitos macacos velhos), o economista Carlos Crusius, marido da desgovernadora Yeda “Meu Palácio” Crusius, mais conhecida como a RAINHA DAS PANTALHAS.

Atrás de Yeda, seu ex-chefe da Casa Civil e atual secretário de sei lá o que (sua secretaria deve ter algum nome semanticamente enganador tipo ‘articulação política’) de Fogaça, CEZAR BUSATTO.

Vamos mudar um pouquinho o antigo ditado “À mulher de César não basta ser honesta: tem que parecer honesta”:

À DIREITA BOVINA NÃO BASTA SER HEGEMÔNICA: TEM QUE PARECER HEGEMÔNICA.

O que quero dizer com isso? Que eles estão sempre unidos e que suas diferenças são tênues e pairam escamoteadas em função do seu uso bem mais  competente do que o da esquerda no uso de MÍDIAS SOCIAIS.

O problema é que o PT é extremamente incompetente em encontrar uma fórmula capaz de fazer com que ele não seja visto com aversão por essa rede social, a ponto de fazer parte dela, ao mesmo tempo em que teria a dificílima tarefa de não fazer média, não mentir, não roubar, não puxar o saco pra ser aceito pela tchurma e, acima de qualquer outra coisa, jamais realizar trocas de favores com eles.

Apesar do pensamento excludente e preconceituoso da oligarquia bovina e de seu séquito de eleitores, o pior para o PT não é o fato de ser “de esquerda”, de ter origem “comunista”, de possuir uma militância “agressiva” ou de apresentar candidatos (alguns, eleitos; outros, não) fisicamente “feios” que falam “difícil demais” ou “fácil demais”: o pior é a manutenção do discurso do confronto entre classes, do objetivo de buscar o poder a partir da “classe operária”, dos “proletários”, do “povo” e, acima de tudo, de ser possível porém de haver raríssimos militantes e candidatos com formação em Administração de Empresas ou, melhor, em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ênfase que raríssimos candidatos ao vestibular escolhem, mas que seria importantíssima para o futuro da cidade).

Muito embora a DS tenha prestado serviços inestimáveis nas gestões de OLÍVIO DUTRA e de RAUL PONT, infelizmente esse sub-partido predominante no RS possui um ranço contra as palavras “empreendedorismo”, “economia” e “administração” como se a academia e o mercado de trabalho oferecessem tão-somente a maneira neoliberal e excludente de distribuir renda, de gerar desenvolvimento sustentável e de discursar.

Portanto, o grande erro do PT dominado pela DS (não que a ‘direita’ do partido, que participa do lulo-petismo de resultados) é viver com raiva daquilo que costuma falar mal sem ao menos conhecer.

Se isso explica parte da bovinidade sob um viés um pouco diferente da lenga-lenga de sempre (mídia hegemônica, preconceito, luta de classes, etc.), eis mais uma hipótese.

, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Powered by ScribeFire.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,034 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: