GRÊMIO EM ALERTA II

CHULEANDO, SECANDO E ESPECULANDO

CHULEANDO, SECANDO E ESPECULANDO

Introduzo este post com um parágrafo que comprova o fato do BRASILEIRÃO ser o campeonato nacional mais parelho e mais difícil do planeta, cuja única certeza é a de que GRÊMIO e PALMEIRAS estão matematicamente garantidos na Série A em 2009 e que ambos ainda nutrem uma quase-certeza de participação na próxima LIBERTADORES. A briga pelo rebaixamento, por sua vez, será a mais emocionante de todos os tempos, com uma grande quantidade de clubes brigando para não ficar entre os quatro degolados até o final. Daí para a frente, o resto é tudo especulação.

VOLTEMOS À VACA FRIA. Em ordem decrescente do sétimo colocado até o líder, eis a classificação de cada um e os jogos restantes:

7º) FLAMENGO:
40 PG, 25 J, 11 V, 7 E, 7 D, 40 GF, 29 GC, S +11 (53% de aproveitamento)

Serão NOVE dos 13 jogos no Rio de Janeiro: SPORT, CORITIBA, GOIÁS e o clássico contra  o VASCO são todos jogos muito imprevisíveis. IPATINGA, ATLÉTICO-MG e PORTUGUESA devem ser vitórias a confirmar.

Fora, o NÁUTICO está desesperado, mas pode ser batido.

Há uma seqüência terrível de quatro jogos da 34ª à 38ª rodadas que certamente irá decidir o campeonato até mesmo a favor do GRÊMIO. Sim, o rubro-negro da Gávea é o nosso maior aliado: clássico contra o BOTAFOGO no Engenhão, PALMEIRAS no Maracanã, CRUZEIRO no Mineirão e GOIÁS de volta ao Maracanã. A última rodada será na Arena da Baixada contra o ATLÉTICO-PR muito provavelmente precisando dos três pontos para livrar-se da Série B.

Seja contra ou a favor do GRÊMIO, não importa: além de fazermos a nossa parte, o rubro-negro da Gávea dificilmente deixará de ser o nosso mais precioso aliado na reta final do certame. Briga até o fim pela última vaga à LIBERTADORES 2009.
____________________

6º) VITÓRIA:
40 PG, 25 J, 11 V, 4 E, 9 D, 34 GF, 26 GC, S +8 (53% de aproveitamento)

O rubro-negro da Boa Terra dificilmente irá vingar: de cara, enfrenta o TRADICIONAL ADVERSÁRIO e um dos líderes do 2º turno, o GOIÁS, ambos fora de casa. Depois, recebe a PORTUGUESA no Barradão, onde deverá vencer. Visita o BOTAFOGO em um jogo muito parelho no Engenhão, recebe o FLUMINENSE (este com grandes chances de ser rebaixado) na Bahia. Depois, vai ao Morumbi enrentar o SÃO PAULO e recebe o FLAMENGO na 32ª rodada. Na seqüência, visita o NÁUTICO nos Aflitos, recebe o ATLÉTICO-MG, vai até Curitiba encarar o ATLÉTICO-PR, recebe GRÊMIO e PALMEIRAS e encerra a sua participação em São Januário contra o VASCO.

Não deve se classificar para a LIBERTADORES. É um clube que significa uma grande armadilha, já que enfrenta três de quatro adversários diretos em casa e sai apenas contra o SÃO PAULO.
____________________

5º) SÃO PAULO:
42 PG, 25 J, 11 V, 9 E, 5 D, 41 GF, 26 GC, S +15 (56% de aproveitamento)

Ninguém mais estava dando a menor pelota para o Tricolor do Morumbi. Porém, ele está mais vivo do que nunca: primeiro, vai até a Ilha do Retiro encarar o perigosíssimo SPORT; depois, recebe o CRUZEIRO; na seqüência, tem IPATINGA (fora), NÁUTICO (casa), clássico contra o PALMEIRAS (fora), VITÓRIA (casa), BOTAFOGO no Engenhão, TRADICIONAL ADVERSÁRIO no Morumbi, PORTUGUESA no Canindé, FIGUEIRENSE (casa), VASCO (São Januário), FLUMINENSE (Morumbi) e, finalmente, se despede da temporada no Serra Dourada contra o GOIÁS.

O sucesso do SÃO PAULO está no fato de ser, dentre os grandes, o que menos costuma dar mole pra mané. Em uma incrível coincidência, enfrentará fora de casa a dois dos melhores clubes do returno (SPORT e GOIÁS) e, de resto, é tudo 8 ou 80: são CINCO adversários diretos (até agora, só jogou contra o GRÊMIO e perdeu) e nada mais nada menos do que SEIS candidatos ao rebaixamento (já enfrentou os dois Atléticos e o SANTOS, que incluo também nessa lista).

Considero sua vaga à LIBERTADORES praticamente certa e, dependendo do que obtiver contra SPORT, CRUZEIRO, PALMEIRAS, VITÓRIA, BOTAFOGO, TRADICIONAL ADVERSÁRIO e GOIÁS, se vencer 70% desses adversários, será o mais merecido campeão nacional da história.
____________________

4º) BOTAFOGO:
42 PG, 25 J, 12 V, 6 E, 7 D, 35 GF, 23 GC, S +12 (56% de aproveitamento)


Nas mãos do competentíssimo técnico NEY FRANCO no lugar do desanimado CUCA, a Estrela Solitária finalmente pode sonhar alto. Não com o título, mas com uma vaga à LIBERTADORES.

A saga alvinegra começa no Canindé, contra a PORTUGUESA; depois, enfrenta uma terrível encruzilhada de quatro partidas que irá selar o seu destino [clássico contra o cada vez mais desesperado FLUMINENSE (F), GRÊMIO (F), VITÓRIA (C) e SANTOS, (C) um dos melhores do returno e que deve começar a espantar o fantasma do rebaixamento mais ou menos a partir daqui]. Mesmo fora e contra um oponente quase batido, diria que é quase um refresco enfrentar o IPATINGA (F). Na 32ª rodada (que parece ser a que reserva os duelos mais difíceis para quase todos, de uma maneira geral), pega o SÃO PAULO (C). Os últimos seis jogos do Fogão: ATLÉTICO-MG (F, também é outro que deve escapar do rebaixamento por um triz), FLAMENGO (C), GOIÁS (F), ATLÉTICO-PR (C), FIGUEIRENSE (C) e PALMEIRAS (F).

A seqüência do Bota é extremamente complicada. E o desejo de todo gremista é que, ao contrário do que todas as tendências indicam, seja um oponente tranqüilo para nós no OLÍMPICO e que ele siga vivo até o fim na luta pela LIBERTADORES para azedar o chope de FLAMENGO e PALMEIRAS. Contudo, acho que ele não irá passar ileso pelos Quatro Trabalhos de Hércules entre as rodadas 28 e 31.
____________________

3º) CRUZEIRO:
43 PG, 25 J, 13 V, 4 E, 8 D, 38 GF, 26 GC, S +12 (57% de aproveitamento)

O alvicelúreo das Alterosas tem um começo de jornada molinho: FIGUEIRENSE (C). Depois, tem uma série de pedreiras pela frente [SÃO PAULO (F), SPORT e IPATINGA (C), clássico contra o ATLÉTICO-MG (F).

Tem uma breve folga contra o ATLÉTICO-PR (F), antes de pegar os duríssimos GRÊMIO (C) e GOIÁS (F). Depois, mais duas partidas aparentemente tranqüilas – contra FLUMINENSE (C) e NÁUTICO (F). Novamente, dois desafios da pesada, contra FLAMENGO (C) e INTERNACIONAL (F). Termina enterrando a PORTUGUESA (C) e, muito provavelmente, com uma vaga na LIBERTADORES.
____________________

2º) PALMEIRAS:
46 PG, 25 J, 14 V, 4 E, 7 D, 41 GF, 31 GC, S +10 (61% de aproveitamento)

Vejamos se o PALMEIRAS passa mesmo a ser o grande favorito depois da queda do GRÊMIO diante do GOIÁS na 25ª rodada ou não:

VASCO (C): os cruzmaltinos têm por tradição encresparem a vida do Porco, seja onde for. Apesar da situação caótica administrada pelo pobre presidente Roberto Dinamite, não tiraria os vascaínos para compadres.

NÁUTICO (F): outro jogo do tipo “nem tudo o que reluz é ouro”: o gramado dos Aflitos é um lixo, onde bola nenhuma é capaz de rolar. Um time técnico como o alviverde paulistano terá muitas dificuldades lá. Diria até mais do que o GRÊMIO, que foi lá e empatou na raça.

ATLÉTICO-MG (C): embora o Náutico seja o mais fraco desses três, tem a maior das vantagens, que é algo do tipo saibro x grama no tênis. O Galo tem o melhor time desse trio e joga no Mineirão. Já recuperados, creio que os veteranos Petkovic e Marques poderão aprontar das suas junto com a boa gurizada oriunda das categorias de base – que serão os grandes heróis do escape da degola bem ao estilo do capitão Jack Sparrow em Piratas do Caribe.

FIGUEIRENSE (F): barbadíssima JH Santos. Simplesmente não dá pra imaginar o Figueira na Série A em 2009.

SÃO PAULO (C): se o jogo for no Palestra Itália, é favorito. Se for no Morumbi, não. Porém, com o tricolor do Morumbi à essa altura de volta ao G4, deve dar empate, com preciosas expulsões e lesões que os adversários de ambos na 31ª rodada irão agradecer a todos os santos.

FLUMINENSE (F): como o Palmeiras deverá vir todo esgualepado e ainda não deverá ter caído a ficha de que a situação do Pó de Arroz é de caos total, vá que, de repente, consiga cometer um crime perfeito…

GOIÁS (C): é bem o tipo de adversário que o Luxa detesta enfrentar: de contra-ataques em velocidade e total atrevimento fora de casa. Resultado imprevisível.

SANTOS (F): mesmo na Vila Belmiro e com o Peixe em ascensão, ao contrário do jogo anterior contra o GOIÁS no Palestra Itália, este é o tipo de jogo que o Luxa adora jogar: aceita a pressão no 1º tempo em um campo pequeno, mas se impõe pelo melhor toque de bola. No 2º tempo, pode até matar o jogo.

GRÊMIO (C): OLHO DE TIGRE: o GRÊMIO está precisando apanhar como Rocky Balboa durante 11 assaltos pra se encorajar a ponto de mandar o adversário para a lona no último round. Mesmo que tenha dado tilt no TRICOLOR DOS PAMPAS duas rodadas antes no Mineirão contra o CRUZEIRO, pode ser dia do Luxa esbravejar pateticamente contra a arbitragem.

FLAMENGO (F): com o Maraca lotado?! No way, Beavis (UH-UH! UH-UH! COOL!). Este é o último de uma série longa e terrível de SEIS peleias das mais indigestas possíveis. O Palmeiras tem a pior tabela dentre todos os sete primeiros justamente no rebolo que irá decidir o campeonato.

IPATINGA (C): os mineiros do interior vão jogar fechadinhos que nem no Olímpico. Se suportarem a pressão, podem desestabilizar o Porco. Mas se levarem um gol cedo, como diria o CHINA (JUAREZ SOARES), “porteira por onde passa um boi, passa uma boiada”.

VITÓRIA (F): hummm…  Depende: se o VITÓRIA ainda tiver esperanças de ir para a LIBERTADORES, ganha – e bem. Do contrário, se os paulistas obtiverem pelo menos 60% de aproveitamento nos Seis Trabalhos de Luxa, encaminham o título aqui.

BOTAFOGO (C) – jogo parelho, franco, bem jogado. Um dos melhores do campeonato. Porém, o Fogão é bipolar: se estiver surtado, já era: vamos ter que engolir em seco o Galvão Bueno vibrando como se fosse o Flamengo dele.
____________________

1º) GRÊMIO:
49 PG, 25 J, 14 V, 7 E, 4 D, 41 GF, 18 GC, S +23 (65% de aproveitamento)

ATLÉTICO-PR (F), T.A. (F), BOTAFOGO (C) e SANTOS (C): eis os Quatro Trabalhos de Roth. Nem pensar em perder as quatro. Duvido muito que a gente ganhe os 12 pontos, mas devemos perder na Arena da Baixada e seja o que Deus quiser contra os outros três. Considero 7 pontos um indício de que a coisa não vai mais degringolar.

PORTUGUESA (F) e SPORT (C): não se admite outra coisa que não seja a conquista dos 6 pontos. Na pior das hipóteses, 4.

CRUZEIRO (F): não se assustem com a goleada. Nada estará perdido caso façamos pelo menos 11 pontos entre os 18 anteriores.

FIGUEIRENSE (C): ainda com a melhor defesa, chegou a hora de voltarmos novamente a termos o melhor ataque da competição.

PALMEIRAS (F): gostosura ou travessura, hein, Luxa? Podes vir quente que eu estou fervendo! ;)

CORITIBA (C): se formos para o vestiário com 2×0, tudo bem. Será um grande jogo e Roth terá que ousar como nos velhos tempos das vitórias fora no 1º turno.

VITÓRIA (F) e IPATINGA (F): se fizer um pacto pelos seis pontos, pode até ganhar. Mas eu já me contento com três pontos sem ser goleado pelos baianos e invertendo a lógica do mando do Ipatinga, que, após algumas rodadas de esperança fora da degola, dará uma relaxada e terá a sua cova cavada pelo mosqueteiro da Azenha.

ATLÉTICO-MG (C): vitória que garante o título ou, na pior das hipóteses, a terceira colocação.

____________________

DEGOLA:

Digo que o Figueira será rebaixado junto com a LOSER (perdão: LUSA) com quase certeza. O IPATINGA pode até escapar, desde que grandes desesperados como VASCO, FLUMINENSE, SANTOS, ATLÉTICO-MG e ATLÉTICO-PR permaneçam comendo uns aos outros e perdendo para os cabeças da tabela. Em princípio, aposto que o Galo e o Peixe podem escapar até com uma certa antecedência (de duas ou três rodadas).

Os cariocas e o paranaense que se matem. Eu não tenho nada com isso.

, , , , , , , , ,

Powered by ScribeFire.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “GRÊMIO EM ALERTA II
  1. Nunca compactuei com a maneira com a qual foi conduzido o tal Projeto Arena desde o seu início. Não sou contra pessoas em especial e nem tampouco contra o GRÊMIO. Todavia, tenho o direito de expressar a minha falta de confiança e o meu temor em relação à SOBREVIVÊNCIA do clube a partir de tantos exemplos de uso do clube para ascensão político-partidária e da negação do debate dentro do GRÊMIO a favor de um pensamento único.

    Da mesma forma, apesar de ter participado ativamente das eleições para o CD e para a presidência em 2004 como um exercício de tentar ajudar minimamente que fosse o TRICOLOR DOS PAMPAS a sair do atoleiro, aprendi que uma eleição dentro de um clube de futebol nada mais é do que um microcosmo das eleições majoritárias, isto é, um jogo de meias-verdades e um adesismo em troca de um arrego qualquer.

    Mudam as moscas, mas o cocô de cachorro ainda está lá.

    []’s,
    Hélio

  2. Gremista Alerta disse:

    Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008
    José Aldo, QUE FEIO!!!
    Em comentário na Rádio Gaúcha, ontem à noite, o múltiplo reserva José Aldo Pinheiro criticou os atuais candidatos à presidência do Grêmio dizendo que “quando Paulo Odone assumiu ninguém queria pegar. Que todos fugiram da raia”.
    José Aldo, se você não tem informações próprias, deveria ler mais a coluna de Hiltor Mombach, do Correio do Povo. Há poucos dias, Hiltor publicou matéria sobre aquela eleição.
    Havia, na ocasião, três, sim, TRÊS CANDIDATOS, o próprio Paulo Odone, Adalberto Preis e Antônio Vicente Martins.
    Três candidatos à presidência somando, no total das chapas, VINTE E UM (21) candidatos.
    Adalberto venceu a eleição no Conselho Deliberativo fazendo mais do que a soma dos outros dois. Depois, Paulo Odone ganhou a eleição de Adalberto Preis no segundo turno no qual votaram os sócios.

    ENTÃO, COMO É QUE NINGUÉM QUERIA PEGAR? QUEM FUGIU DA RAIA?

    José Aldo não é conselheiro. Nem consta ser sócio do Grêmio. Faz parte do grupo dos “isentos”. Na verdade, consta ser simpatizante dos moranguinhos.

    Mais: entre outros, integravam a chapa de Adalberto Preis o atual Diretor de Futebol ANDRÉ KRIGER e, também, o atual candidato à presidência DUDA KROEFF.

    Então, já, na ocasião, André Kriger estava disposto a assumir (assumiu agora em meio a tempestades e furacões e terremotos).

    E também DUDA KROEFF concorreu para assumir.

    Um pouquinho só de responsabilidade profissional faria bem José Aldo!

    CORNETÃO PRA VOCÊ!
    CORNETÃO, TAMBÉM, PARA TODOS OS MAL-INFORMADOS (?) QUE REPETEM, À EXAUSTÃO, A DESINFORMAÇÃO DE JOSÉ ALDO!
    Postado por CORNETA PRÓ GRÊMIO às 12:18 2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,382 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: