GRÊMIO EM ALERTA I

Hoje, 15/09/2008, é a data em que o GRÊMIO FOOTBALL PORTO-ALEGRENSE
comemora seu 105º aniversário
. Não apenas nos lembramos dessa data, que
nos emociona e faz com que recuperemos a memória de partidas que
assistimos junto a pessoas de valor inestimável e eterno que nos deixam
muita saudade, mas é também um momento de reflexão.

Desde o BRASILEIRÃO de 1990, quando fomos até a semifinal e perdemos para o posterior campeão SÃO PAULO e desde 2006, quando terminamos em terceiro lugar no atual formato de disputa por pontos corridos, esta é a terceira vez em que o GRÊMIO ocupa uma posição de destaque e, acima de tudo, de muito respeito no cenário esportivo sul-americano.

Como somos todos muito exigentes, queremos que o clube nos traga grandes conquistas e com freqüência. Infelizmente, por motivos de ordem técnica, física e financeira, ele não pode nos oferecer. E é em função dessa consideração altamente relevante que eu não vejo como poderia culpar o técnico CELSO ROTH, qualquer jogador que seja (desde o pior do plantel TRICOLOR, ANDERSON PICO até o melhor, o goleiro VICTOR) e nem tampouco a direção pelo momento de séria ameaça ao título da temporada pelo qual estamos passando. Portanto, ao invés de caçar as bruxas ou de dar uma de profeta do acontecido, vou apenas analisar o momento e recapitular os perigos daqui até o final.

Espero que ainda não tenha chegado o momento de “virar o fio”, pois a condição física e mental de cada integrante do plantel uma hora tem que cair. O que todos desejam ardorosamente é que ela só caia após a última rodada, com a garantia de faixa no peito e taça no armário. Todavia, as dificuldades estão crescendo rapidamente, assim como rápida tem sido a nossa queda a partir da amostragem das seis primeiras rodadas do 2º turno.

O CORREIO DO POVO de hoje nos fornece importantes subsídios para tentarmos projetar as 13 rodadas restantes do BRASILEIRÃO na página 26. E, dada a tendência de aumentar a quantidade de lesões e de suspensões que já estão forçando ROTH a improvisar em algumas posições ou a não poder escalar jogadores de bom passe e de boa capacidade de marcação em número suficiente a cada partida, infelizmente, sem ser pessimista, verifico que está mais do que bom nos contentarmos com uma honrosa e merecidíssima classificação à LIBERTADORES 2009.

Matemática e estatisticamente, considero apenas os sete primeiros colocados após a 25ª rodada completada ontem candidatos ao título. Muitos comentaristas têm considerado apenas até o 5º colocado, mas prefiro utilizar como meu critério uma diferença máxima de 9 (nove) pontos entre o atual líder (que ainda somos nós) e o último clube ainda com tempo e perspectiva de poder tirar essa diferença tirando pontos dos seis primeiros da tabela é o VITÓRIA, sétimo colocado.

Vou fazer uma projeção como a do grande GUGA TÜRCK do ALMA NA GERAL. Porém, deixo como ressalva a total impossibilidade de garantir essa lógica, tendo em vista a imprevisibilidade de quem, quando e por quanto tempo ficará fora de qualquer uma das 20 equipes.

Durante o 1º turno, o GRÊMIO inverteu a tendência que acompanhou quase todos os demais clubes deste BRASILEIRÃO, obtendo um resultado surpreendente: venceu pelo menos 75% dos jogos em casa e, de quebra, venceu 25% e empatou 25% das partidas fora, perdendo não mais do que a metade dos embates em gramados adversários.

PAULO VINÍCIUS COELHO (o PVC da ESPN BRASIL, melhor comentarista do país disparado), nunca se convenceu com a liderança do GRÊMIO. Em seu blog, ele disse que os pontos fracos do TRICOLOR DOS PAMPAS são a lentidão que o meia TCHECO dá à armação de jogadas de ataque e o fato de ambos os laterais (PAULO SÉRGIO e ANDERSON PICO – ultimamente, HELDER) quase sempre cruzarem para a área a partir da intermediária e quase nunca da linha de fundo, pegando a zaga adversária de frente para a bola. O ponto forte do time é a estabilidade que dois volantes jovens, ágeis, fortes e leais dão ao sistema defensivo e como iniciadores dos contra-ataques (WILLIAN MAGRÃO e RAFAEL CARIOCA). PVC deu a entender que o GRÊMIO só teria como seguir vencendo e convencendo caso mantivesse a excelente campanha quando um dos dois (ou até mesmo os dois) volantes não pudesse jogar.

Finalmente, o próprio PVC informa que o GRÊMIO não vence há CINCO partidas, sendo uma delas o clássico pela COPA NISSAN SUL-AMERICANA e o GLOBOESPORTE noticia que o GRÊMIO é apenas o décimo (10º) colocado no 2º turno.

Vou além: o colombiano PEREA é o único atacante incisivo e veloz. A falta dele faz com que se insista na jogada aérea, que resultou em sete gols do centroavante MARCEL e em vários outros gols revezados entre quase todos os zagueiros do plantel. Contra times baixos como os pernambucanos SPORT e NÁUTICO e contra times ruins como os quase rebaixados FIGUEIRENSE e PORTUGUESA, tal artifício costuma funcionar. Contra adversários medíocres que costumam se jogar ensandecidamente ao ataque abrindo generosos espaços para o contra-ataque em suas respectivas casas como ATLÉTICO-MG, SANTOS e FLUMINENSE, idem.

Por que não falei em IPATINGA, VASCO e ATLÉTICO-PR, que hoje são mais rebaixáveis do que os times do parágrafo anterior? Simples: porque todos possuem defesas altas e armam retrancas muito fortes fora de casa.

Quanto a CORITIBA, GOIÁS e o TRADICIONAL ADVERSÁRIO, a questão é bem outra: todos estes três, sem exceção, poderiam estar disputando o título e brigar de maneira mais incisiva pela LIBERTADORES. Em diferentes momentos, cada um deles sofreu não com a janela de transferências para o exterior mas, sobretudo, com várias más leituras do adversário feitas pelos seus respectivos técnicos. O CORITIBA foi muito bem no 1º turno e continua apresentando uma quase regularidade. Já os dois demais são times qualificados que começaram mal e, agora, tentam uma seqüência de vitórias para seguirem sonhando. Este é, para mim, o TRIO DA IMPREVISIBILIDADE.

CONTINUA…

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Powered by ScribeFire.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,034 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: