USE O CÉREBRO: VOTE MARIA DO ROSÁRIO 13 EM PORTO ALEGRE

Não adianta: cheguei a fazer um esforço hercúleo pra anular o voto em função da venda da imagem e não de propostas pelos candidatos à prefeitura de Porto Alegre. Mesmo sendo de esquerda e eleitor com militância antiga e vibrante junto ao PT, por mais queixas que eu tenha a respeito da corrente do partido que obteve a vitória nas prévias e também pelo discurso da candidata MARIA DO ROSÁRIO na Câmara dos Deputados na ocasião do aniversário da RBS, sou um profissional da comunicação. Mais do que isso, estou-me preparando para ser professor e pesquisador.

Portanto, preciso sempre lembrar de um detalhe importantíssimo que eu mesmo já cansei de falar aqui no blog: enquanto a Sociologia e a Filosofia clássicas falam em esvaziamento do debate político, as Ciências da Comunicação, que iniciaram pegando emprestada a forma de teorizar sobre Ciências Humanas Aplicadas dessas duas ciências seculares, hoje formam um campo autônomo e multidisciplinar, que analisa os fenômenos sociotécnicos de uma sociedade em um processo acelerado de transformação de práticas e valores em todas as áreas do conhecimento.

A Comunicação é estratégica, pois, segundo o pesquisador português ADRIANO DUARTE RODRIGUES, ela constitui um CAMPO SOCIAL (conceito de BOURDIEU que já discutimos em outros posts) na contemporaneidade. Porém, trata-se de um campo social com uma característica que nenhum outro campo (médico, científico, militar, empresarial, econômico, esportivo, etc.) possui: a de transitar por todos os demais campos, traduzindo a linguagem vicária de cada campo social em uma linguagem suficientemente inteligível para publicizar suas demandas, qualidades e idiossincrasias para toda a sociedade. A essa onipresença dos meios de comunicação ELISEO VERÓN chama de MIDIATIZAÇÃO.

Ora, se a forma de reconhecimento de si e do seu lugar de pertença hoje em dia depende muito mais da exposição mediada do que da percepção do ambiente urbano porque o homem contemporâneo é mais individualista, imediatista e vive dentro de um fluxo de trânsito, de idéias e de dinheiro cada vez mais dinâmico, torna-se impossível ignorar e evitar a mídia corporativa: ou se aparece através dela, ou se comenta qualquer assunto mostrado por ela.

Toda a minha raiva e a minha indignação com o lado dos erros e das escolhas não-alinhadas com o campo democrático e popular em todas as esferas governadas pelo PT devem ser ponderadas a partir das conquistas que, mesmo por linhas tortas, talvez só tenham podido ser obtidas mediante dolorosas concessões.

Desta feita, embora sem tempo nem entusiasmo para bandeirar, não posso ir contra minhas crenças e valores, nem tampouco ignorar a importância e a necessidade de exercer aquela que deveria ser a menor e menos importante relação do homem com a sua cidadania: o voto.

Vamos lá: seja a melhor, seja a menos pior das propostas, o que importa é que estou plenamente convencido de que não posso avacalhar a chance de melhorar alguma coisa por aqui.

Não é por mim, nem tampouco pelos ricos e pela classe mérdia: é pela qualidade de vida da classe média e pelos pobres.

VAMOS LÁ, ROSÁRIO!!!

Mas não te esqueças: o meu apoio é exigente e bastante crítico.

, , , , , , , , , , ,

Powered by ScribeFire.

Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
7 comentários em “USE O CÉREBRO: VOTE MARIA DO ROSÁRIO 13 EM PORTO ALEGRE
  1. Fala, Duda!

    No final das contas, a gente não tem outra opção. Quem é mais crítico e acostumou-se a militar na esquerda desde o colégio obviamente está decepcionado com aquilo que o Cristóvão Feil do DIÁRIO GAUCHE chama de “Lulismo de resultados” orquestrado por aquela catrefa do “Campo Majoritário”.

    Daqui, o Tarso e a Dilma aderiram a essa política, assim como a Rosário, o Bordignon e outros menos votados.

    Isso tira toda a tesão de ir às ruas de bandeira, bandana, adesivo, camiseta, bótons… Gritar até perder a voz, ser xingado de tudo quanto é coisa no Parcão, quase ter sido atropelado e quase ter apanhado várias vezes.

    Enfim… Tá cheio de FDP ou de oportunistas chinelões por todos os lados. O PT se descaracterizou quando foi forçado a se abrir pra crescer. Mesmo assim, ainda não chegou o momento de se apostar em outra esquerda, pois a “Tarsa” é ruim demais, a Vera Guasso não existe e a Manu, então, sem comentários…

    []’s pra toda a família! Como tô quase indo pra banca de qualificação, a gente tá saindo muito pouco ultimamente. Mas eu e a Lu vamos dar uma passada no teu aniversário, que tá chegando perto! ;)

    Hélio

  2. Fala, Miguel!

    Eu sou um tremendo viciado em blogar e ler blogs, pois meu tempo pra depositar o texto p/banca de qualificação tá quase chegando ao fim e eu descumpri o combinado que havia feito com a minha orientadora, isto é, de passar esses últimos dias (até o dia 24, data da revisão final) sem blogar nem ler blogs… :P

    Quando o post é bem elaborado, mesmo que não se procure referências (links, textos, livros, etc.), toma bastante tempo igual. Só que esse é um tempo que eu não percebo passar.

    Aí, compenso virando a madrugada…

    Cara, boa campanha aí em Caxias. Obviamente, também tenho muita vontade de trocar idéias contigo!

    Eu perguntei ao Agente 65 se ele poderia me oferecer maiores informações sobre a impressão que eu tive aqui na Grande POA, mas ele também tá ocupadíssimo com a campanha.

    Por acaso tu terias alguma informação interessante pra eu postar? Pode ser diretamente aí de Caxias ou, então, um panorama da Grande POA, se tu tiveres conhecidos trabalhando em campanhas por aqui…

    []’s,
    Hélio

  3. miguel grazziotin disse:

    Tenho estado afastado da internet por estar em campanha eleitoral aqui em Caxias, mas fico feliz em ver sua posiçao.
    Lhe considero muito, Hélio, e embora não nos conheçamos, lhe tenho na mais alta conta e um dia espero ter uma longa e proveitosa conversa pessoalmente.
    Um abraço do amigo de Caxias, Miguel

  4. Eduardo Schenini disse:

    Eu estava propenso a votar na Luciana Genro. Acho que ainda estou. Principalmente pelo início de campanha da Maria do Rosário que aparece esquecendo os progressos que o PT fez na cidade durante 16 anos e num estilo paz e amor que só pode ser explicado por uma agência publicitária de Minas Gerais. Agora no risco de ter que anular o meu voto no segundo turno, acho que a minha tendência é votar na Rosário mesmo. Acho que agora a linha de campanha está no caminho certo. Mas ainda precisa desconstituir a Manuela se não pode ser tarde demais e acontecer de novo o efeito Yeda do novo mal jeito de governar com os mesmos!!

  5. Rodrigo,

    Vou postar sobre o que eu tenho visto na Grande POA. A minha impressão foi tão boa que eu só temo pelo resultado da capital, não da maioria dos municípios vizinhos.

    []’s,
    Hélio

  6. Cheguei a declarar voto na Vera Guasso, mas no final acho que vou acabar votando na Rosário. É o medo de um 2º turno entre Fogaça e Manuela: caso isso se concretize, pela primeira vez anularei o voto.

    Abraços

  7. sueli pereira-POA disse:

    “Toda a minha raiva e a minha indignação com o lado dos erros e das escolhas não-alinhadas com o campo democrático e popular em todas as esferas governadas pelo PT devem ser ponderadas a partir das conquistas que, mesmo por linhas tortas, talvez só tenham podido ser obtidas mediante dolorosas concessões.”

    É isso… vou de 13

    Abraço

Deixe um comentário

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
