IRRESPONSABILIDADE NA BLOGOSFERA INCITA DESCONFIANÇA INFUNDADA SOBRE O GRÊMIO

Na busca que fiz para escrever sobre a mais recente acusação de manipulação de resultados no futebol a fim de oferecer-lhes diversas fontes profissionais que repercutiram esta triste constatação, também naveguei por alguns blogs.

Um deles, chamado A PELADA, cometeu o disparate de, ao falar sobre o livro de DECLAN HILL (ver post abaixo), fazer uma pergunta que, embora não creia ter sido feita com maldade, foi profundamente infeliz:

No Brasil, o Grêmio, um time carente de estrelas, lidera desde a 14ª rodada. Você acha que tem algo de estranho nisso? Quer apostar?

As únicas suspeitas freqüentes e – desde sempre – jamais comprovadas de manipulação de resultados no Brasil envolvem erros acima da média supostamente executados com precisão cirúrgica, isto é, contra determinados adversários, em determinados lugares e em momentos decisivos de uma temporada qualquer. Costuma-se perceber que tal predominância de mais erros a favor do que contra tende a ocorrer a favor dos clubes do eixo Rio-São Paulo (sobretudo Flamengo e Corinthians) contra quem quer que seja.

Esta não é uma questão de bairrismo, nem tampopuco uma forma de justificar a incompetência na gestão do futebol através do coitadismo. Mas é evidente que a maior parte da mídia corporativa se cala porque é dependente da autorização do CLUBE DOS 13, da CBF, da CONMEBOL e da FIFA para transmitir BRASILEIRÃO, COPA DO BRASIL, LIBERTADORES, SUL-AMERICANA, RECOPA SUL-AMERICANA, COPAS DO MUNDO (sub-17, sub-20, masculina e feminina), MUNDIAIS DE CLUBES e COPAS DAS CONFEDERAÇÕES. Portanto, mesmo caso tenha alguma prova, como é que algum editor irá permitir uma investigação jornalística contra quem paga o seu salário e lhe proporciona um certo prestígio?

É muito difícil cobrar isenção de opinião dentro de um modelo de negócio que sobrevive do comprometimento com pesados patrocínios.

Os patrocinadores procuram os veículos que irão lhes proporcionar maior visibilidade junto à maior quantidade de consumidores em potencial existente. A mídia, por sua vez, possui uma pesada infra-estrutura que precisa manter.

Apenas para ficarmos em poucos exemplos, no Brasil, a venda de jogos de futebol em pay-per-view e a maior quantidade de usuários de bancos, motoristas e bebedores de cerveja vive no centro do país.

Dessa forma, jornalistas, anunciantes, dirigentes de clubes e governo interagem entre si transitando sobre uma tênue linha que não sabe separar ética e falta de ética, respeito e fanfarronice.

Então, distinguir entre a auto-preservação profissional e pessoal versus a preservação do negócio a qualquer custo é uma tarefa extremamente difícil em muitos casos.

A constatação deste post não garante e tampouco suspeita ou comprova a intencionalidade nem a incompetência de erros de arbitragem específicos. E também não põe em xeque a credibilidade do jornalismo profissional realizado pelas grandes corporações de mídia. Apenas concluo afirmando que, em função da internet, nem mesmo eventuais editores, patrocinadores ou dirigentes conseguem barrar a veiculação de notícias que emergem a partir de instâncias menores e mais pulverizadas que, ao invés de serem massivas, operam segundo a lógica do telefone sem fio, com vários atores trabalhando em paralelo seja na comprovação de um fato, seja no seu desmascaramento.

Por isso, todo o cuidado que eu, um amador, precisei ter ao apurar e, depois, ao publicar e abrir espaço para pessoas citadas no episódio do debate sobre a ARENA DO GRÊMIO oferecido à comunidade em geral pela coligação dos movimentos GRÊMIO UNIDO e GRÊMIO IMORTAL em setembro de 2006, também deveria ser melhor praticado tanto por profissionais como também por outros blogueiros.

, , , , , , , , ,

Powered by ScribeFire.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , ,
Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,296 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: