CALENDÁRIO CBF E CONMEBOL PRECISA MUDAR

A TISE e a KAKÁ do FUTEBOLISTAS ROXAS manifestaram sua preocupação diante do êxodo de jogadores brasileiros em meio ao BRASILEIRÃO. As duas gurias espertas avaliaram que os clubes brasileiros estariam melhor protegidos e seus respectivos plantéis manter-se-iam sem perdas significativas durante mais tempo caso o calendário da CBF fosse adaptado às mesmas datas da UEFA.

Diante de várias observações que fiz sobre essa questão, constatei que, neste caso, alterar o calendário da CBF não adiantaria nada, pois sempre haveria uma janela de três meses entre o término de uma temporada e o início de outra e mais um mês entre o final do 1º e o começo do 2º turno dos campeonatos nacionais. Portanto, pagou, levou. É tudo uma questão de tempo.

Então, o que deveria ser feito? Infelizmente, azar das pequenas comunidades que ficariam um ou mais anos sem ver os grandes clubes nacionais visitando as suas cidades. Porém, pelo bem geral do futebol de alto nível, competitivo e voltado para resultados como se fosse uma empresa, nenhum dos clubes que disputam a série A do Brasileirão poderiam disputar nenhum campeonato estadual.

Como primeiro benefício, o BRASILEIRÃO SÉRIE A passaria a ocupar uma distância maior entre datas, proporcionando mais tempo para treinamento e para recuperação de viagens e lesões, enfraquecendo menos e punindo menos o investimento dos clubes. Certamente o padrão de jogo melhoraria como um todo.

A CBF foi além de todos os limites e os clubes foram extremamente vassalos ao aceitarem a resolução que determina que quem joga a COPA SANTANDER LIBERTADORES não pode jogar a COPA DO BRASIL. Dessa forma, a Copa do Brasil tornou-se um torneio extremamente fraco tecnicamente e com pouca emoção, já que os poucos grandes clubes que a disputam não passam da reba da temporada anterior. Quando algum deles estiver ou em situação calamitosa (zona de rebaixamento) ou na ponta do nacional (título ou vaga à Libertadores do ano seguinte), a COPA NISSAN SUL-AMERICANA deixa de ser uma fonte de renda e de exposição midiática no exterior para tornar-se um enorme empecilho, obrigando a seus participantes a escolha entre aquilo que pode lhes trazer maior resultado financeiro ou evitar-lhes o pior dos prejuízos.

Portanto, assim como ocorre na Europa com a UEFA CHAMPIONS LEAGUE e com a UEFA CUP e na África com a CAF MTN CHAMPIONS LEAGUE e com a CAF CONFEDERATION CUP , a Libertadores e a Sul-Americana deveriam ocorrer em paralelo, com as copas nacionais passando para o semestre seguinte. Assim, a atenção de todos os interessados (torcida, mídia, clubes e patrocinadores) estaria 100% voltada para as competições continentais com o começo do Brasileirão em um semestre e com a Copa do Brasil e o Brasileirão se decidindo no semestre seguinte.

Nesse sentido, só o fato de a CBF adaptar os seus torneios ao calendário europeu não resolveria em nada nem o êxodo dos jogadores, nem a melhora da qualidade de todos os campeonatos da América do Sul. Em primeiro lugar, porque os presidentes de federações e os patrocinadores de cada estado querem mamar na teta dos estaduais. Em segundo lugar, porque a CONMEBOL também deveria cumprir com a sua parte na reforma do calendário do continente, colocando finalmente suas duas competições ao mesmo tempo.

A obrigatoriedade dos grandes clubes disputarem os estaduais e o fato de a Copa do Brasil (um torneio de baixa qualidade técnica e de fórmula de disputa muito mais fácil) dar uma vaga à Libertadores nivelam o futebol por baixo e estragam a preparação dos clubes para aquilo que realmente vale.

Se a CONMEBOL mexesse os seus pauzinhos, as seleções nacionais de todas as categorias seriam altamente valorizadas e não seria mais necessário pedir penico para a FIFA, para a Corte Arbitral do Esporte e nem tampouco ficar à mercê dos clubes europeus para que eles liberem seus jogadores.

Pra terminar: é preciso acabar com esse ridículo marketing da inclusão de clubes da América Central pela CONMEBOL. Como integrantes de outra federação, a CONCACAF, os melhores clubes desses países já têm a sua chance de obterem prestígio, dinheiro e uma vaga na COPA DO MUNDO DE CLUBES FIFA através da CONCACAF CHAMPIONS LEAGUE.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “CALENDÁRIO CBF E CONMEBOL PRECISA MUDAR
  1. Caríssimo Sebastián,

    Muito obrigado pela leitura e pela visita. Espero que, aí na grande, bela e querida BUENOS AIRES, o que escrevo aqui da “terrinha” sobre o nosso GRÊMIO e sobre o futebol em geral te agrade. Qualquer crítica, comentário ou sugestão, por favor, estou 100% apto a aceitá-las. :)

    Voltando ao assunto deste post, minhas duas grandes discordâncias em relação à CONMEBOL são:

    1) Aceitar clubes mexicanos em suas competições, sendo que eles não poderão representá-la por serem filiados à CONCACAF;

    2) O único continente do mundo no qual as competições de clubes são disputadas em semestres diferentes é a América do Sul.

    Compreendo que a televisão e os patrocinadores é que mandam e que o calendário da CBF proporciona maiores dificuldades do que o da CONMEBOL.

    Porém, as principais discordâncias entre os calendários da CBF e da CONMEBOL e suas respectivas conseqüências para a baixa qualidade técnica da COPA SUL-AMERICANA, para a SELEÇÃO BRASILEIRA e para os grandes clubes brasileiros dão-se pelo isolamento do BRASIL em relação ao resto do continente.

    Discutimos muito isso no mestrado em Ciências da Comunicação na Unisinos: ao passo que a mídia de toda a América do Sul apresenta uma quantidade respeitável de notícias sobre o que acontece nos países vizinhos, a mídia brasileira fala mal e muito pouco sobre Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

    A nossa ciência, a nossa economia, as nossas empresas e as nossas universidades possuem um intercâmbio técnico, cultural e financeiro muito baixos em termos humanistas, isto é, de conhecimento, sensibilidade, tolerância, respeito e, acima de tudo, solidariedade.

    No futebol, não poderia ser diferente.

    []’s,
    Hélio

  2. sebatian agostini disse:

    blakão hermano!! sou filho de pai argentino e mãe brasileira e hoje to morando en BOEDO buenos aires BsAs A comebol tá com calendário organizado para a lingua espanhol e correto todos campeonatos colombia peru chile venezuela…argentina e uruguai é claro…enfim. o brasil e cbf TÃO ERRADO. pra mim terminem com os malditos regionais ou diminuam para 12 datas e chamem de torneio de verão como aqui BsAs. e não esquece que CONMEBOL NÃO BOTA GRANA E SIM TV E AS MONTADORAS RIVAIS e não misturar os produtos certo.
    UN SALUDO DESDE DE BOEDO DEL UN HINCHA DEL GRÊMIO TRI CAMPEON BRASILEIRO PARA TODA LA HINCHADA

  3. […] 3 Setembro 2008 de Hélio Sassen Paz Para que não reste nenhum mal-entendido em relação ao post anterior: não sou contra a existência de clubes pequenos nem contra a existência dos campeonatos […]

  4. Kaka' disse:

    Obrigada pelo elogio =D
    E concordo com suas palavras, eu gostaria muito de ver futebol de alto nível apenas, a meleca é não dar espaço aos pequenos para se tornarem grandes haeuah
    aff, tudo deve ser friamente calculado
    muhuhuhuhahaha

    aehaeueha

    http://futebolistasroxas.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,382 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: