INCLUSÃO DIGITAL: ENSINO DE BLOGAGEM E FOTOGRAFIA NO QUÊNIA

Na minha surfada diária pelo GLOBAL VOICES ONLINE, comecei achando que uma notícia sobre a visão tendenciosa da BBC a respeito da CHINA seria uma pauta interessante. Afinal de contas, muitos ainda vêem a tradicional emissora pública (50% + 1 de seu capital é do governo do REINO UNIDO e o restante é negociado na bolsa de valores) como o melhor jornalismo do planeta.

Tecnicamente o é. Falarei em um próximo post sobre o modelo de negócio da BBC, que poderia ser utilizado no BRASIL com um sucesso absurdo e muito mais dinheiro do que a GLOBO obtém de seus patrocinadores ou do que qualquer governo deste país já investiu, investe ou investirá em uma rede de rádios, TVs, portal e talvez até jornais e revistas. Mas este não é o caso agora.

Voltando: na página da notícia do GLOBAL VOICES ONLINE (BBC mente sobre a CHINA), encontrei uma coluna à direita da matéria chamada LINKS RECENTES. Nela, me interessei particularmente por uma nota que diz o seguinte:

Kristina Rosinski, uma voluntária na Sociedade Undungu do QUÊNIA (USK), descreve
[En] uma oficina de blogagem na qual ela ensinou jovens pobres e
marginalizados a blogar e publicar fotografias. Ela nos passa os links
para s blogues e fluxos de imagens do
Flickr de todos os 17 participantes da oficina.”

Cliquei então no link que me levou à descrição do projeto de Kristina no THE ADVOCACY PROJECT. Desde 2003, voluntários de países do Primeiro Mundo (presumo que sejam predominantemente estado-unidenses) têm ensinado jovens excluídos de Nairóbi em função da miséria e da guerra civil no Quênia a fotografar com câmeras digitais e a publicar suas fotos e escrever em blogs pessoais a respeito da sua própria realidade.

É um trabalho que afasta o jovem da rua e da marginalidade, dando a ele uma voz que ele sequer imaginava que possuía dentro de si. Um blog pode parecer apenas um instrumento de comunicação não-massiva baseado em uma rede social cuja existência, solidez, crescimento, longevidade e visibilidade dependem, em um primeiro momento, de pelo menos um elemento de afinidade temática e/ou afetiva entre seus membros que, para serem vistos, precisam necessariamente da ajuda de meios massivos, ainda que independentes.

Neste caso, o ato de blogar representa um forte motivo para a reinserção social de jovens excluídos.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,583 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: