O ESQUEMA TÁTICO É IMPORTANTE?

No seguinte comentário, meu grandissíssimo amigo prof. GUSTAVO FISCHER fez algumas considerações que merecem ser apreciadas.

O Gustavo disse: “meu insight é o seguinte: os treinadores brasileiros nunca mostraram
inovação tática. o brasil é colonizado taticamente no futebol. nossa
invenção está no fato de jogadores extraordinários ocuparem as vagas
desde os WMs, 2-3-5, 4-3-3, 5-3-2, 4-4-2, etc…todos esquemas importados.”

Concordo plenamente. 75% da lista de técnicos no post comentado por ele é predominantemente formada por ex-jogadores que falam apenas o português, não possuem nem um curso superior de Educação Física, nem o curso de formação de técnicos de futebol da CBF ou da UEFA. Seu trabalho é orientado pela sua intuição, cuja referência empírica vem de uma época na qual o futebol era muito diferente daquele que é jogado atualmente. Procuram compensar a falta de domínio tático e da percepção detalhada dos pontos fortes e fracos de ambos os oponentes (isto é, do seu próprio time e também do adversário) através da motivação.

Como não são estudiosos e nem psicólogos e o Brasil não possui a figura do diretor técnico que aplica uma tática voltada para cada adversário, escala, contrata e libera jogadores, o prazo de validade de todos os técnicos no país, sem exceção, varia de quatro meses a três anos.

Eu fico com a entrevista que o LUCAS LEIVA, ex-GRÊMIO atualmente no LIVERPOOL deu ao João Castelo Branco da ESPN BRASIL: não há mais, nos centros desenvolvidos europeus, as figuras do volante que defende mais do que ataca nem a do meia habilidoso que ataca mais do que defende. A exigência é que cada um saiba exatamente a sua posição INICIAL dentro de campo e se deverão exercer marcação individual ou por zona. Bom passe, inteligência e habilidade ao dar o bote no adversário e muita velocidade são qualidades inerentes a todos os jogadores.

Por que eu não gosto do MARCEL no GRÊMIO, assim como o PETER CROUCH foi uma solução incompleta para o LIVERPOOL? Porque a mobilidade deles é pequena e nem mesmo atitude de pivô eles têm, já que o passe e a velocidade de resposta de ambos os avantes são pífios.

Vejam a zaga do GRÊMIO: ninguém é lento ou pesado e a qualidade do passe é um pouco acima da fraca média dos zagueiros em atividade no futebol brasileiro. Todos eles, quando devidamente cobertos, arriscam-se não apenas nos escanteios para o cabeceio mas, sim, em avançar como efeito surpresa para lançamentos rumo à área. Peguem o THIEGO no GRÊMIO e o CARRAGHER no LIVERPOOL: dadas as diferenças de experiência, maturidade e consagração, o papel deles muitas vezes substitui o de um volante ou de um lateral.

Acho que o que define o futebol hoje é a versatilidade. Há, sim, um biotipo próprio para quem deve destruir, outro para quem deve construir e outro para quem deve finalizar. Mas nada garante que dois times parelhos em um 442 clássico farão um “jogo de xadrez”, nem que um time no 352 contra outro no 442 será mais frágil ou mais surpreendente.

Bem ou mal, os técnicos de clubes brasileiros – quando suficientemente bons – são verdadeiros alquimistas: no verão, o mercado nacional impõe baixas no plantel dos mais pobres e fartura (mais em quantidade do que em qualidade) nos mais ricos; no inverno, severas baixas para o mercado europeu desmontam um time que está começando a manter o ritmo de jogo desejado. É uma analogia com os economistas brasileiros dos tempos de hiperinflação, que são ágeis ao lidar com cenários tão dinâmicos quanto imprevisíveis.

O importante mesmo é conhecer as peças brancas, as peças pretas e transformar o máximo possível de peões em rainhas.

Um exemplo disso sou eu mesmo: no meu jogo de terça-feira na ASHCLIN, eu me fardo pensando em atacar. Aí, eu vejo que tem um guri rápido que não marca e um veterano mais leve e com melhor chute do que o meu. Vou para a zaga, claro. Mais adiante, quando o time deles começa a cansar e o resultado já é favorável ao meu time, posso ir para cima, pois o espaço para eu perder 2/3 das oportunidades de gol que surgem à minha frente e, mesmo assim, balançar as redes e garantir a vitória aparece na segunda meia hora de jogo.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em Sem categoria
Um comentário em “O ESQUEMA TÁTICO É IMPORTANTE?
  1. Anjos,

    Se tu estás falando sobre games de futebol tipo FIFA, PES ou Winning Eleven, depende muito dos jogadores que tu e o teu parceiro tiverem em mãos. Apesar da pressa e da vontade em começar o jogo direto, é sempre bom observar a qualidade do plantel com calma antes de escalar, de definir um esquema tático ou de sair comprando jogadores desesperadamente.

    Outra boa dica é assistir aos campeonatos europeus nos canais ESPN (60 e 70) nos fins de semana: assim, pelo menos o posicionamento e as características de cada time tu irás dominar.

    Pra terminar: não há esquema “melhor” ou “pior” para se atuar contra um time que joga no 4-4-2 ou com qualquer outra formação. As vantagens e os riscos dependem muito mais das características dos jogadores do que propriamente do posicionamento.

    []’s,
    Hélio

  2. ANJOS disse:

    se o meu parceiro joga 4-4-2, qual formçaõ será que devo usar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,489 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: