EM DEFESA DE CELSO ROTH

Foto

Discordo dialeticamente do meu amigo GUGA TÜRCK em relação ao bom técnico CELSO JUAREZ ROTH: por incrível que pareça, ROTH hoje faz parte da elite dos técnicos brasileiros.

COMBINAÇÃO 1: MAURO FERNANDES, HÉLIO DOS ANJOS, GUILHERME MACUGLIA, VAGNER BENAZZI e outras invenções NÃO PODE.

Quem está no exterior, custa caro e só engana? ABEL BRAGA (o Forrest Gump brasileiro), EMERSON LEÃO e TONINHO CEREZO. PAULO AUTUORI, por sua vez, largou o banco de reservas pra virar gerente de futebol (no que faz muito bem, pois é anos-luz mais inteligente e educado do que a maioria de seus colegas).

Também é melhor deixar caras como RENÊ SIMÕES, JOEL SANTANA e SEBASTIÃO LAZARONI fazendo estágio (muito bem) remunerado por aí.

Há cinco técnicos que são parecidos mesmo sendo diferentes: são aqueles que ganharam um título nacional há muito tempo (ou quase) e que acostumaram-se a perambular por clubes medíocres: VALDIR ESPINOSA, GENINHO, ANTÔNIO LOPES e JAIR PICERNI.

CUCA e RENATO PORTALUPPI ainda não são bons o suficiente. O primeiro está sempre chorando, dificilmente passa por um vexame mas não ganha nada. O segundo ainda está em fase de afirmação. O FLU na LIBERTADORES foi um rojão muito grande que ele fez de conta que sabia segurar. O nível deles é mesmo pra um BOTAFOGO, GOIÁS, ATLÉTICO-PR ou SPORT.

O PASTOR DE OVELHINHAS finalmente foi posto no seu devido lugar. Gosto muito dele como técnico, mas sua forma de defender ou de deixar de defender os atletas perante a direção me cheira a trairagem.

COMBINAÇÃO 2: VANDERLEI LUXEMBURGO, MURICY RAMALHO, FELIPÃO, ZICO e MANO MENEZES não pode. É uma questão de inteligência saber reconhecer o devido tamanho do cofre que o GRÊMIO tem.

Os jovens promissores em quem vale a pena apostar são: DORIVAL JR., CAIO JR., ADILSON BATISTA, ZETTI e NEY FRANCO. Todos estão bem empregados e fazendo boas campanhas.

Isso posto, restou ROTH. Mas, ao contrário do que muitos corneteiros pensam, ele não restou só porque não havia outro: restou porque era preciso trabalhar com um técnico gaúcho que, fora os dez últimos citados, ainda é beeem melhor do que os primeiros 13 treinadores que eu citei (levando-se em consideração que AUTUORI não trabalha mais no campo) e é do mesmo nível que o bom pastor.

A não ser que alguém ache que valha a pena apostar no meu outro xará, HÉLIO VIEIRA. Então, quem sabe alguém como SUCA, LEANDRO MACHADO ou ARMANDO DESSESSARDS?! Aí é sacanagem…

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “EM DEFESA DE CELSO ROTH
  1. […] TÁTICO É IMPORTANTE? Postado no Quarta-feira, 30 Julho 2008 de Hélio Sassen Paz No seguinte comentário, meu grandissíssimo amigo prof. GUSTAVO FISCHER fez algumas considerações que merecem ser […]

  2. gustavo fischer disse:

    beleza black?!!

    estás de parabéns pelos posts recentes…esse dos treinadores, embora o padre tite esteja tentando te desmentir, me fez pensar sobre algo que lembrei agora pela manhã ouvindo o tulio-fogão-chorão ser entrevistado no Bola da Vez (imperdível o feito com o Neto 2 semanas atrás, aliás!) falando de esquema tático:
    meu insight é o seguinte: os treinadores brasileiros nunca mostraram inovação tática. o brasil é colonizado taticamente no futebol. nossa invenção está no fato de jogadores extraordinários ocuparem as vagas desde os WMs, 2-3-5, 4-3-3, 5-3-2, 4-4-2, etc…todos esquemas importados.

    As maiores inovações inclusive foram, na minha opinião, “sem-querer-querendo” vide Brasil-70 (riva-pelé-tosta-gerson era uma coisa mais carrossel mas foi mais uma pressao sobre o velho lobo do que uma decisão lúcida dele, acredito eu).
    Talvez o luxa com aquele palmeiras dos anos 90 em um ano que o time ganhou o paulistão invicto (e acabou sentando em todo o resto dos campeonatos) tinha alguma coisa, mas enfim…

    aguardo teu post tático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,260 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: