POLÍBIO BRAGA, NOVA CORJA, JUSTIÇA E BLOGOSFERA

O experiente jornalista e advogado POLÍBIO ADOLFO BRAGA teve seu pedido de Ação Ordinária Cominatória c/c Indenização por Danos Morais e Antecipação de Tutela no valor de R$950,00 cobrado do editor do blog NOVA CORJA, jornalista WALTER VALDEVINO OLIVEIRA SILVA, indeferida pelo juiz Regis de Oliveira Montenegro Barbosa da 18ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre.

Contra fatos não há argumentos: o blog dos jovens jornalistas safou-se do processo simplesmente por ter feito o seu trabalho. Um jornalismo tecnicamente correto e minucioso através de pesquisa, entrevistas, documentação e conferência que contou com a colaboração de um atento leitor. Braga pagou um micaço daqueles ao ter seu pedido de indenização acima citado (ele queria a “fortuna” de R$950,00) indeferido.
____________________

PERRRGUNTAS:

1) Quantos jornalistas que formam ou formavam a tropa de choque do poder hegemônico local recebem ou receberam jabá?

2) Por que “ajudar” a manter o blog de um único jornalista (se não houver outros beneficiários desse ‘agrado’)?

3) O que a FENAJ pensa sobre isso?
____________________

Só para constar, os patrocinadores do blog de POLÍBIO são os seguintes:

CREMERS (Conselho Regional de Medicina do Estado do RS)
“MEDICINA COM ÉTICA E DIGNIDADE”

TAURUS (ferramentas e ARMAS DE FOGO)
“GERANDO EMPREGOS/DIVISAS PARA A NOSSA INDÚSTRIA”

SIMERS (Sindicado Médico do RS)
“A VERDADE FAZ BEM À SAÚDE”

ALERGS – ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RS
“SOCIEDADE CONVERGENTE

BANRISUL (Banco do Estado do RS)
“QUEM TEM BANRISUL TEM TUDO”

ARACRUZ
“FAZENDO JUS AO SEU PAPEL”

DTD DATADROME
“DATA CENTER E HOSPEDAGEM WEB SOB MEDIDA”
____________________

PORTANTO, MAIS PERRRGUNTAS:

4) Por que que duas entidades de classe dos médicos, cujo juramento é o de preservar a vida, investem em um blog sobre política lado a lado com uma empresa que fabrica uma linha de produtos cuja única função é lesionar, traumatizar, aleijar e matar (TAURUS) e com uma empresa que gera apenas um emprego a cada 167 hectares, planta milhões de pés de eucalipto onde, CADA UM, consome 30l/dia?

5) Não há uma grave contradição entre entidades médicas estarem lado a lado com um fabricante de armas? O que o CONAR diria sobre isso?

6) Qual o interesse da ALERGS e do BANRISUL em bancar o jornalista?

7) O parlamento gaúcho não deveria ser uma casa que prezasse o debate e a representatividade de TODA a sociedade gaúcha? Logo, por que não vemos banners de órgãos públicos em sites e blogs de ideologia contrária a fim de equilibrar as visões multifacetadas da sociedade?

8) Por que a desgovernadora pediu penico ao BIRD se há verba até mesmo para pagar um blogueiro amigo?

9) Por que o BANRISUL, lucrativo e
bem administrado que é, não fomenta o pequeno agricultor nem com
plaquinhas de madeira pintadas à mão na porteira de suas propriedades
humildes porém honestas, produtivas e sustentáveis?
____________________

A blogosfera brasileira já dispersou, pulverizou, divulgou a torto e a direito esse triste caso de onipotência, presunção e negação daquilo que se fez, que se faz e que se é. Confiram abaixo nos vários links que pesquisei em poucos minutos:

POLÍBIO QUEM?

CARTA ABERTA A POLÍBIO BRAGA

POLÍBIO BRAGA? EU NÃO CONHEÇO

EU NÃO CONHECIA O POLÍBIO BRAGA

POLÍBIO BRAGA – IMBECIL JORNALISTA BRASILEIRO ESCREVEU…

POLÍBIO BRAGA: O PRÓPRIO

POLÍBIO BRAGA: INVEJA É COISA FEIA!

POLÍBIO BRAGA (Wikipedia)

EU NÃO CONHEÇO O POLÍBIO BRAGA

POLÍBIO ADOLFO BRAGA ATACA UNISINOS COM ÓDIO

POLÍBIO BRAGA RESPONDE NOTA SOBRE AÇÃO AJUIZADA CONTRA BLOG GAÚCHO

QUEM É POLÍBIO BRAGA?

EU NÃO CONHEÇO O POLÍBIO BRAGA

JORNALISTA GAÚCHO AMEAÇA BLOGUEIROS DO ‘NOVA CORJA’

POLÍBIO BRAGA CAI NO CONTO DE QUE O ABORTO DIMINUI A CRIMINALIDADE

____________________

Só nos exemplos acima, o jornalista:

a) Quase criou um incidente diplomático com Portugal e acabou ridicularizado em outro continente;

b) Criou um incidente contra uma das maiores universidades privadas do Cone Sul só porque ela foi acadêmica, teórica, técnica e empírica ao defender dialeticamente o fato de que os movimentos sociais (no caso, o MST) podem – por que não – ser um excelente mercado de trabalho para os novos profissionais de comunicação;

c) Virou motivo de chacota não no meu blog ou na NOVA CORJA, mas em blogs como o BAR DO EDNEY, o IMPRENSA MARROM e o LADYBUG, que possuem MILHARES DE VEZES a audiência DIÁRIA que todos os 20 principais blogs gaúchos de política e mídia possuem SOMADOS.

Para um homem sério, respeitado, reconhecido e experiente (sem ironia), que até já foi chefe da Casa Civil estadual, secretário municipal de Alceu Collares e ainda é filiado ao PDT, a repercussão amplamente negativa que atingiu não foi pouca coisa.
____________________

Por fim, eu não tenho nada contra o senhor POLÍBIO ADOLFO BRAGA, nem tampouco contra sua profissão ou família. Apenas repercuto o fato diante de algo que me soa como censura, arbitrariedade e uma visão juridicamente equivocada dos conceitos de calúnia e difamação.

A postura ameaçadora e agressiva deste senhor foi baixa, quase gangsterista.

A vida continua. O mundo gira. Ele continuará com seus leitores fiéis, com seus defensores contumazes e fazendo parte da mesma rede social que crê nos mesmos valores em que ele acredita. E, salvo raras exceções, até o final de sua vida, seguirá recebendo uma quantia mensal dezenas de vezes maior do que a de todos os blogueiros que o elogiam e o criticam eventualmente.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
8 comentários em “POLÍBIO BRAGA, NOVA CORJA, JUSTIÇA E BLOGOSFERA
  1. […] vanguarda do atraso, encabeça pelo ventríloquo Políbio Braga, que agora com a publicização dos métodos oldebrechtianos fica mais claros os motivos, foi o […]

  2. […] sedizente jornalista gaúcho, chamado PÓlíbio Braga, que depois de expulso do Piratini pelo Collares, passou a destilar seu ódio, para puxar o saco de […]

  3. Eduardo Schenini disse:

    Como alguém pode ter alguma isenção sendo patrocinado. Isto não exite. Só ingênuos acreditam nisto. O jornalismo no Brasil infelizmente é comandado por uma multidão de que de isento não tem nada. Hoje no país se pratica a libertinagem de imprensa e não a liberdade de imprensa. Quem arrota que quer liberdade de imprensa neste país está envolvido e acobertando as maiores maracutaias que já existiram neste país e ainda estão existindo. A yeda não caiu ainda, porque toda a nossa imprensa é comprometida com os verdadeiros donos do poder que são as empresas que patrocinam estes senhores!!!

  4. […] “O semestre começa movimentado para os alunos de Jornalismo Especializado da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos). Na próxima segunda-feira, dia 11 de agosto, o jornalista Polibio Braga fará uma palestra para os estudantes da turma da manhã da disciplina, falando sobre sua experiência profissional e tendências para o futuro.” […]

  5. tiagón disse:

    é – eu também fico com essa pulga dos patrocinadores do blog. não é um portal (uma empresa); é o site de um jornalista.

    a ação toda, relatada no Nova Corja, é patética. ele mesmo causou o que aponta – levantando uma fresta sobre o teor de informações em pen drives circulando por aí. a reação por aí parece ter sido bem essa mesmo – apontar o ridículo do ocorrido.

    tenho que postar isso também :)

    abraço!

  6. Boa noite, Lu!

    Obrigado pela informação. De qualquer forma, isso tudo depende muito de se o juiz que irá julgar a próxima fase do processo será o mesmo ou não.

    Infelizmente, assim como no futebol, no direito também há uma série de leis que dependem de um juízo meramente subjetivo.

    Descobri outros blogueiros/jornalistas/advogados profissionais e experientes gaúchos cujos blogs apresentam exatamente o mesmo perfil do blog de Políbio Braga, inclusive com os mesmos patrocinadores na maioria deles.

    Pergunto: qual a ética e o comprometimento desses jornalistas com seus patrocinadores e com os valores que estes defendem a fim de ver seus negócios prosperarem?

    []’s,
    Hélio

  7. Lu Monte disse:

    Boa noite!

    Motivada por seu texto, acabei de fazer uma pesquisa no site do TJ/RS. Foi indeferida apenas a antecipação da tutela, ou seja, a possibilidade de o senhor Políbio ter seus pedidos atendidos sem um maior exame do caso, em caráter provisório. A ação, no entanto, continua, cabendo à Nova Corja contestar as alegações do Políbio.

    Em outras palavras, a sombra da censura ainda não se dissipou…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,260 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: