GM PERTO DA FALÊNCIA

[gm.jpg]

A notícia divulgada pelo RS URGENTE do jornalista e filósofo MARCO AURÉLIO WEISSHEIMER, também um dos editores da AGÊNCIA CARTA MAIOR, oferece uma série de indícios que ajudam até mesmo a um leigo como eu a tentar desvendar o porquê dessa notícia que, de surpreendente, não tem nada.

A GENERAL MOTORS é uma empresa centenária que manja quase tudo de marketing, logística, economia de escala e investimento no mercado financeiro. Portanto, não possui o perfil daquelas que entrariam em processo de falência da noite para o dia. Afinal de contas, nos dias atuais, ainda não se sabe de nenhum crack da bolsa de NY nem de alguma monumental falcatrua realizada pela empresa e por suas “sistemistas” – a não ser o que houve na ENRON, mas acho que uma coisa não pode ser associada a outra. Portanto, não é nada normal verificar “cagadas” sucessivas em tal nível de excelência.

São vários os fatores publicamente conhecidos por não-especialistas que provocam tal situação:

1) A melhor relação custo-benefício do carro coreano e japonês, que invadem os EUA desde a década de 1980;

2) A sempre melhor qualidade técnica, performance de motor e obsessiva preocupação com design e ergonomia da indústria automobilística européia (a maioria dos meus conhecidos que sacam tudo de mecânica e de dirigibilidade e vivem nos EUA são quase unânimes ao afirmarem que ‘gringo não sabe fazer carro’);

3) A absurda alta no preço do petróleo na última década e o desinteresse da indústria energética em substituir uma matriz altamente poluente de valor agregado ínfimo por uma série de tecnologias cuja pesquisa e desenvolvimento já as colocam em ponto de industrialização massiva.
____________________

Já repararam que, salvo raras e honrosas exceções, quando uma empresa global decide investir em um país mal-administrado, corrupto, de baixa escolaridade, baixa média salarial, grande contingente de excluídos e assim por diante vem a sua publicidade e o séquito de puxa-sacos e lobistas que garantiram a ela o incentivo fiscal e o argumento do desenvolvimento de um município ou região única e exclusivamente pelo ICMS (mesmo que este só passe a ser recolhido 30 anos após a instalação da planta)?

Já repararam que, no mesmo modelo de negócio, ninguém discute o que é desenvolvimento quando, na verdade, há carência de mão-de-obra especializada e deve-se contratar a maioria dos profissionais de curso superior e técnico de outros estados?

Já repararam que eles mentem quando afirmam que trarão ciência e tecnologia para uma região que não possui tamanho nível de desenvolvimento quando, na verdade, o que trazem é única e exclusivamente um caríssimo sistema de produção de commodities, pois são incapazes de inovar porque seu único objetivo é desovar e faturar?
____________________

Gravataí e seu deputado e ex-prefeito Bordignon caíram no conto. Ou será que eu, que prefiro desenvolvimento sustentável e investimento constante SEM ARREGO para quem não precisa de dinheiro do estado que estou “errado”, já que eles se contentam com o ditado “é melhor do que nada”?!

Mas que nada é esse se a pequena agricultura gera muito mais ICMS e empregos do que uma indústria de automóveis?! Qualquer jornal ou revista especializado em economia dos EUA, do Reino Unido, da França ou do Japão sabe disso.
____________________

Tomara que eu esteja redondamente enganado. Porém, dentro de um prazo de cinco a dez anos, é bastante provável que a região de Gravataí, caso não haja investimento verdadeiro em ciência, tecnologia, educação, saúde e cultura bem acima da média e já compatível com os poucos porém verdadeiros benefícios diretos gerados pela GM no município (um amigo meu está abrindo uma franquia de uma rede de pizzarias de primeira linha lá porque há uma boa classe média dentre seus 300 mil habitantes que se deslocam todos os finais de semana para comer a porcaria das pizzas rodízio da Assis Brasil), fique como pobres criancinhas que criaram-se brincando com fazendinhas de mocotó e, um dia, um grupo de “tios” solidários foi lá de surpresa em um Natal, ofereceu brincadeiras, palhaçadas e deu brinquedinhos de plástico para todos.

Num belo dia, as crianças maiores arrancaram o brinquedinho das menores e foram embora para a cidade grande.

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
2 comentários em “GM PERTO DA FALÊNCIA
  1. claudia cardoso disse:

    É isso aí, Hélio!
    Há anos, as empresas que por N razões não podem mais seguir com seus negócios, devido às regulamentações (leis) de seus países de origem, ou falta de matéria-prima (não necessriamente nessa ordem), terminam baixando em países periféricos – entre eles, o Brasil.
    Como tem uma elite política que só pensa em ganhos imediatos, sejam políticos e/ou econômicos, independente da coloração partidária, caem no canto da sereia, ou são sacanas mesmo.

  2. […] Matls Review Blog wrote an interesting post today onHere’s a quick excerpt A notícia divulgada pelo RS URGENTE do jornalista e filósofo MARCO AURÉLIO WEISSHEIMER, também um dos editores da AGÊNCIA CARTA MAIOR, oferece uma série de indícios que ajudam até mesmo a um leigo como eu, que sequer é capaz de tirar a carteira de motorista após sete tentativas frustradas entre 2004 e 2006 (entre os 31 e 33 anos de idade, portanto), a tentar desvendar o porquê dessa notícia que, de surpreendente, não tem nada. A GENERAL MOTORS é uma empresa centenária que manja quase tudo de marketing, logística, economia de escala e investimento no mercado financeiro não entra em processo de falência da noite para o dia. Afinal de contas, nos dias atuais, pelo menos ainda não se sabe de nenhum crack da bolsa de NY nem de alguma monumental falcatrua realizada pela empresa e por suas “sistemistas”. Portanto, não é nada normal verificar “cagadas” sucessivas em tal nível de […] […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,382 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: