IDENTIDADE: RS AGORA SIGNIFICA POUCO

Minha momentânea conclusão é a seguinte: caso o RS fosse mesmo tão relevante política, social, cultural, econômica e simbolicamente fundamental para o mundo, certamente atrairia um ativismo potente, articulado e globalmente atualizado em substituição ou em complemento às mal fadadas manifestações públicas partidarizadas e desarticuladas que o modelo da modernidade pode oferecer.

Em função dessa desilusão, o meu sentido de pertença e a minha alteridade estão deslocando-se para o ciberespaço. Ser ubíqüo é muito menos limitado, limitante e limitador em termos políticos e sociais do que ser porto-alegrense, gaúcho, brasileiro ou sul-americano. O contexto atual da pós-modernidade não colabora nem um pouco para que eu permaneça dando valor ou importância a sentir-me como se ainda fosse uma parte deste lugar, entendem?

Acho muito triste admitir tamanho desalento. Isso nada mais é do que a prova cabal de que a estupidez não vem só da direita, só dos magnatas, só dos ignorantes ou só dos viajados e poliglotas dos pacotes de turismo.

A conjuntura não favorece um RS com desenvolvimento sustentável para pelo menos mais 30 anos. E isso independe se a corrupção vai diminuir ou não; se a educação vai melhorar paulatinamente ou se irá piorar ainda mais, assim como a saúde.

Ficando ou não aqui após o mestrado, meu lema passa a ser o verso final da canção SWING, de PEDRO LUÍS E A PAREDE, em seu primeiro álbum, ASTRONAUTA TUPY:

“SE TODOS REALIZAM ALGO, O MUNDO SEGUE O SEU CAMINHO.”

CARÍSSIMO STUART HALL, POR FAVOR, DÁ-ME UMA LUZ!!!

Powered by ScribeFire.

Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “IDENTIDADE: RS AGORA SIGNIFICA POUCO
  1. Maria disse:

    Oi Hélio
    Tu estas coberto de razão.A classe média gaúcha é muito atrasada,sem visão de mundo e sem perspectiva histórica.Meu desalento com tudo o que vem acontecendo também é muito grande.

Deixe um comentário

page views
  • 309,489 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
