GLOBO QUER DERRUBAR DUNGA?

Não estou acusando nenhum dirigente ou jornalista de corrupto, lobista ou de incompetente. Estou apenas fazendo uma avaliação do contexto, que pode ser rebatida por novos fatos ou por pessoas que pensem diferente de mim, desde que apresentem argumentos racionais, complexos e não simplistas ou verborrágicos.
____________________

Dunga é inexperiente? É.

Dunga passa uma imagem antipática e arrogante? Sim.

Dunga não proporciona um ambiente de trabalho descontraído? Não.

Dunga transmite a seus comandados a mesma garra que apresentava quando jogador? Não.

Dunga e Jorginho são subalternos passivos a Ricardo Teixeira? Sim, pois sua autonomia para reivindicar e reclamar é muito reduzida – bem ao gosto de um presidente que está no poder há longos 18 anos e de uma rede de comunicação hegemônica que prefere vender a Seleção para sua audiência como pão e circo.

Dunga e Jorginho transmitem confiança e firmeza aos jogadores, à direção da CBF, à imprensa e à torcida brasileira? Não.

Dunga deve ser demitido antes que o Brasil passe por um apuro sério nas eliminatórias. Sim.

A imprensa em geral mente ou omite os fatos acima? Não.

Um fato, desde que devidamente comprovado, deve ser escondido? Não.

A intenção da cúpula de algum grupo midiático é a de meramente divulgar, denunciar, investigar ou elogiar? Definitivamente não.
____________________

Quase todos os amantes do futebol brasileiro e da seleção querem Dunga e Jorginho fora da CBF. Mesmo que não haja unanimidade nem consenso, tal opinião é predominante.

Esperava-se de Dunga e Jorginho mais carisma, menos conflito, maior conhecimento de causa e, acima de tudo, maior sensibilidade. Tudo isso influencia diretamente no rendimento de um grupo.

Apesar de tantas evidências, o cerne da questão não é a personalidade de A ou B nem tampouco os resultados de campo. Não enquanto o que interessa à banca são a publicidade, a politicagem e o poder. Os negócios no mundo capitalista funcionam assim. Infelizmente, esta é uma lógica da qual raramente se pode escapar.
____________________

A Globo tem mais dinheiro e mais profissionais para cobrir a Seleção do que qualquer outro concorrente. Isso resulta em equipamentos de ponta, melhor imagem, maior cobertura, chegar antes e furar os outros veículos e assim por diante. Por ter mais audiência, atrai patrocinadores mais ricos. Com tamanho aporte de renda, pode adquirir a exclusividade de uma série de eventos esportivos, mesmo que seja para não transmiti-los.

Quer queiram ou não, enquanto não houver uma alteração na lei de imprensa, nas leis comerciais e enquanto não houver uma lei anti-truste decente no Brasil, esse tipo de relação comercial não é “indecente”.

O que não pode é várias emissoras ficarem com suas câmeras distantes ou não terem a mesma possibilidade da Globo para realizarem entrevistas exclusivas. O que não pode é a Globo não liberar os gols e os melhores lances de uma partida para as outras emissoras divulgarem em seus noticiários, já que elas são, nesse ponto, mais éticas do que a “vênus platinada”.

A CBF gosta da Globo porque a Globo a critica muito pouco. A Globo não investiga as relações políticas e econômicas da CBF.
____________________

Dunga, mais do que uma ameaça ao futebol brasileiro, é uma ameaça à exclusividade e aos privilégios legais porém anti-éticos que a CBF costumava dar ao jornalismo esportivo dos veículos da Rede Globo.

Dunga merece elogios e aplausos não por ser arrogante, pouco inteligente, arredio, hostil, medroso e agressivo perante a imprensa em geral mas, sim, por dar a todos os jornalistas de todos os grupos midiáticos as mesmas oportunidades.

Mais do que divulgar um fato, oferecer uma pauta diferente, criativa e curiosa, já repararam que as ditas “leituras labiais” dos técnicos e jogadores de futebol apresentados no Fantástico só surgem quando o risco do time ir para o buraco é iminente?

Por que ela (a Globo) só mostra as inconfidências quando o trabalho do técnico praticamente não possui mais volta?!

Além do mais, não surgiu nada diferente nessa conversa de casamata que a maioria dos telespectadores e torcedores brasileiros não soubesse.
____________________

FORA DUNGA. Infelizmente, por causa da Globo e não do futebol em si. Este seria um lado da história e uma constatação possível.

Contudo, evidências não são provas. Ao mesmo tempo, será que o poder e a força da Globo são tão significativos assim?

Se o técnico estivesse indo bem e se tivéssemos uma geração de jogadores brilhante, nem Bill Gates, nem George W. Bush, nem a Monsanto, a Sony, a General Motors, Hollywood ou a máfia teriam força, competência ou vontade suficientes para derrubar Dunga, pois há um limite que determina aonde começa e aonde termina a autonomia, a liberdade e o poder das alianças entre os diversos entes pessoais e institucionais que compõem a indústria do futebol como negócio e como entretenimento.

Consenso e concorrência andam de braços dados: há uma multiplicidade de opiniões dentro da mesma rede social que pode alterar radicalmente uma articulação antes previsível.

Então, seja entre a torcida, dentro da própria CBF ou na Globo, há uma porção de gente que quer a caveira do técnico, outros estão em dúvida, outros ponderam mais para sim ou mais para não e, finalmente, há aqueles que o defendem.

Agora, quem, o que, como, quando, aonde e por que irá decidir contra ou a favor de Dunga, não há como prever com certeza: isso depende muito da influência e do interesse dos caras que decidem (na CBF, na mídia, nas empresas anunciantes).

Blogged with the Flock Browser
Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “GLOBO QUER DERRUBAR DUNGA?
  1. […] Segunda-feira, 23 Junho 2008 de Hélio Sassen Paz Li ambos os blogs bem depois de ter postado o artigo anterior aqui no APITO DO BLACKÃO. Bem ou mal, com outros argumentos, tanto o ANTÔNIO MELLO como o MÁRIO […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,583 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: