PROJETO PALANQUE DO BLACKÃO 2009

No dia 13/05/2008, data da “abolição” da escravatura assinada pela PRINCESA ISABEL em 1888 e aniversário da queridíssima ativista e amiga CLÁUDIA CARDOSO do DIALÓGICO, o PALANQUE DO BLACKÃO atingiu a marca de 50.000 visitas, desde 14/10/2006.

50.000 visitas em 19 meses de blog é um nada perto de blogueiros independentes experientes, conhecidos em diversos meios e pertencentes a redes sociais bastante amplas. Não os considero concorrentes e, se chegar a 20% do que eles possuem hoje, sei que não estarei retirando audiência deles mas, sim, tornando-me, mais do que agora, um parceiro de conversação e de opinião mais próximo.

Em relação aos blogs políticos da mídia corporativa, todos nós (até mesmo o RS URGENTE e o CIDADANIA.COM) são nanicos, com algo entre 700.000 e 850.000 visitas em todos os tempos, ao passo que estima-se a audiência de NOBLAT, REINALDO AZEVEDO, DIOGO MAINARDI e outros em algo entre 1,5 e 3 MILHÕES/MÊS.

Até mesmo POLÍBIO BRAGA, DIEGO CASAGRANDE e outros possuem, no RS, algumas dezenas de page views a mais do que os melhores blogs independentes de esquerda.

Apesar de tudo, meu “nada”, ao mesmo tempo, não deixa de ser uma pequena conquista, pois não sou filiado a partido nenhum; não sou sindicalizado; não pertenço a nenhuma ONG; falo do campo sem ser do campo; falo do empresariado sem pertencer a esse meio; não sou funcionário público e critico o jornalismo sem ser jornalista.

Eu trabalho com metas. Porém, fiquem sossegados: não vou virar um barão capitalista nem um pelego vendido. Afinal de contas, dentre meus objetivos com o blog definitivamente não estão os de tornar-me famoso, de virar comentarista da mídia corporativa e nem tampouco de escrever somente para agradar aos outros, pois eu sei que blog não é mídia de massa e que suas duas principais funções são a de divulgar um pensamento próprio que diverge da mídia corporativa e, acima de tudo, de funcionar como um espaço de conversação e debate informal representativo de um substrato mínimo da sociedade.

Não é um modelo grandioso mas, sim, gratificante de se aprender a produzir conteúdo utilizando as técnicas midiáticas e de se interagir com pessoas que, em condições presenciais normais, infelizmente jamais fariam parte de nosso círculo de convívio, amizade e trabalho.

Em 19 meses, obtive 50.000 visitas. Arredondando, é uma média de pouco mais de 78 acessos diários. Pois hoje, dia 21/06/2008, cheguei aos 60.000. Esses 10.000 acessos a mais em apenas 39 dias representam 20% do que eu havia demorado 19 meses para obter anteriormente. Portanto, houve um crescimento vertiginoso (que, por falta de investimento, ainda não pude detectar claramente como se deu) para mais de 256 page views diários desde a última comemoração/reflexão anual acerca da LEI ÁUREA.

Preciso aprender, acima de tudo, a gerenciar a audiência do PALANQUE como deveria. O primeiro passo será o de elaborar uma estratégia para que a audiência cresça substancialmente nos fins de semana: o público atual é um nicho muito específico que viaja bastante, ou, simplesmente, sabe que é raro ocorrer alguma notícia relevante sobre política aos sábados e domingos para discuti-las com o devido interesse? Qual tema poderia utilizar nos finais de semana a fim de atrair um público diferente, que utiliza a internet durante o sábado e o domingo?

Preciso correr atrás de anunciantes, pois o blog toma tempo, desvia a atenção da minha prioridade pessoal e profissional mais imediata e eu acho que mereço ser remunerado por isso de alguma forma. Contudo, quais seriam esses anunciantes, de forma que meu discurso e minha prática não fossem comprometidos? Não vou evitar criticar nem elogiar a quem EU acho que deve ser criticado ou elogiado, sem desculpas para o fato de estar financiando este espaço ou não.

Também preciso aprender a por o blog no topo das ferramentas de busca, através da inclusão de alguns pequenos comandos de linguagens de programação de páginas web conhecidas como HTML, CSS, Javascript e outras.

Ainda, preciso aprender a utilizar melhor e a disseminar entre os blogueiros ferramentas de multiplicação da audiência e da busca de posts e de blogs, tais como GOOGLE, YAHOO, DIGG, TECHNORATI, STUMBLE UPON, DEL.ICIO.US, MAG.NOLIA e outras.

Porém, como o layout influencia diretamente na leitura e na permanência do internauta dentro de um site ou de um blog tanto quanto o seu teor conteudístico, várias dessas possibilidades ainda estão em banho-maria porque eu fiz a escolha de trabalhar com o WORDPRESS, que, depois de muitas experiências com uma série de outras ferramentas de blogagem, considero a mais completa e flexível.

Porém, o WORDPRESS só é realmente completo e flexível em sua modalidade paga: seu único defeito (coisa que o BLOGGER oferece sem custos) é o de ter que investir 15 dólares/ano para poder mexer no código-fonte do meu template. Sem mexer no código-fonte, não posso, por exemplo, mudar as cores dos links, nem redefinir a fonte-padrão dos posts (caso não esteja satisfeito com as opções ora disponíveis). Tampouco posso adicionar anúncios (como do GOOGLE AD SENSE) ou badges (ícones) dos serviços acima citados.

Tenho, ainda, a idéia de pagar para utilizar um layout mais parecido com o de um portal de notícias, que costuma atrair mais audiência. Contudo, um bom layout WORDPRESS criado por terceiros custa 75 dólares sem exclusividade e quase 300 dólares com exclusividade.

Também estou em processo de escolha de um provedor de acesso nos EUA, parceiro da WORDPRESS, que me possibilite o máximo de vantagens possíveis (espaço em disco, tamanho de caixas postais, quantidade, meticulosidade e qualidade de ferramentas de gestão de audiência) a um baixo custo. Isso teria um custo médio de R$270,00 a cada dois anos.

Incluída na escolha do provedor está a mudança de domínio de todos os meus blogs para um só: assim que possível, PALANQUE DO BLACKÃO (política, sociedade, cidadania e midiatização – heliopaz.wordpress.com), APITO DO BLACKÃO (futebol – blackao.wordpress.com) e BASTANTÃO DO BLACKÃO (acadêmico, cibercultura – bastantao.wordpress.com) todos serão reunidos sob um único domínio, HELIOPAZ.COM. Haverá três abas diferentes direcionando para páginas de layouts parecidos, porém ligeiramente diferentes na imagem de topo e nas cores dos links. Minha previsão para que eu possa promover tais alterações é maio de 2009.

Todas essas medidas ajudarão sensivelmente a multiplicar exponencialmente a audiência para além dos limites de parte da esquerda gaúcha que desenvolve seu senso ativista político através da blogosfera. E tão importante quanto isso é expandir a rede social.

Finalmente, por falta de experiência, de tempo e de dedicação suficientes para isso, ainda faço um uso muito tênue do coletivo de blogs SIVUCA, de um contato mais próximo com o simpático pessoal do LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL, da AGÊNCIA CARTA MAIOR, das revistas FORUM, CARTA CAPITAL, CAROS AMIGOS, do portal VERMELHO e, sobretudo, do GLOBAL VOICES ONLINE. Esses contatos não podem ser jamais desperdiçados ou desvalorizados.

Os valores não são altos. Todavia, não tenho como pagar, pois não posso ter vínculo empregatício por causa da bolsa CAPES e sequer tenho tempo ou vontade (confesso) de fazer trabalhos como free lancer, pois não me considero mais um publicitário ou um web designer e, sim, um aspirante a comunicólogo.

MUITO OBRIGADO A TODOS! ESPERO CONTINUAR CONTANDO COM VOCÊS!!! ;)

Blogged with the Flock Browser
Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em ATIVISTAS
10 comentários em “PROJETO PALANQUE DO BLACKÃO 2009
  1. claudia cardoso disse:

    Parabéns, então!!! hehehehe…

  2. Hélio Sassen Paz disse:

    Maia,

    São + de 60.000. Eu obtive 10.000 em apenas 39 dias. Em diversos testes feitos, percebo que, embora goste muito desses temas e não vá nunca diminuir o peso dos posts sobre política, sociedade e afins, a audiência do PALANQUE DO BLACKÃO cai vertiginosamente nos finais de semana.

    Por outro lado, o blog de futebol, APITO DO BLACKÃO, tem mais ou menos a mesma idade e mais do que o triplo de audiência. E esse rende muito nos fins de semana, nas quartas e nas quintas-feiras.

    O BASTANTÃO DO BLACKÃO vai ser reativado quando eu estiver lecionando, pois tecnologia, cibercultura e comunicação (sem política) é um tema de um nicho que não é pequeno e nem regional, mas precisa ser muito bem trabalhado. Mais do que ter assunto, aqui é preciso, mais do que com política e futebol, interagir MUITO com blogueiros e comentadores, participar de congressos, divulgar artigos de outros professores e pós-graduandos e apresentar insights curtos.

    A idéia, as virtudes e as falhas já são conhecidas. O plano de trabalho não tem como mudar muito em relação ao que divuguei neste post. Basicamente, preciso de tempo e de um investimento que só irão existir no começo do 2º trimestre de 2009.

    Valeu a força! Sigamos por aqui, com divergências salutares e eventuais concordâncias! ;)

    []’s,
    Hélio

  3. Carlos Maia disse:

    Parabéns, Hélio. 50.000 é uma bela marca. O importante é que este espaço esteja sempre aberto para todos que querem levar esse país adiante e acabar de vez com a exclusão social. Vamos lutar para isso.

  4. miguel grazziotin disse:

    obrigado pelo apoio
    Assim que tiver em maos os materiais lhe envio.
    Um abraço

  5. Miguel,

    Manda fotos, ficha, santinho e todas as informações que quiseres. Até onde a lei eleitoral permitir, terei o maior prazer em te ajudar a promover a tua campanha aí em Caxias! ;)

    Se tivesse domicílio eleitoral aí, certamente seria um voluntário pela tua eleição. Anos-luz fazer uma campanha amadora pela internet pra te apoiar do que participar de uma campanha profissional pró-Obama! ;)

    []’s,
    Hélio

  6. miguel grazziotin disse:

    Irrelevante o nome…acho eu aqui do alto de minha ignorancia midiatica.Talvez o problema seja o racismo implicito da classe media que possa afastá-la do blog, mas não será isto mesmo uma bandeira de lutas?
    Parabéns pelas conquistas..o blog está muito bem e considero que suas intervençoes são sempre ponderadas( até demais!!)
    Um abraço daqui de Caxias do Sul.
    Obs. Sou pré-candidato a vereador por aqui..resolvi colocar minha colher neste angu!

  7. Álvaro, Mário e Paulo,

    Obrigado pela visita e pela consideração. Realmente, até a minha Lu já questionou o nome PALANQUE DO BLACKÃO. Ele veio no embalo de um nome que funciona: APITO DO BLACKÃO, do meu blog de futebol, que é mais antigo do que este aqui.

    Em meados de 2009, espero estar com a idéia de projeto deste post senão plenamente realizada, já em andamento.

    Até lá, com menos tempo disponível, vou testar algumas idéias.

    VALEU A FORÇA! ;)

    []’s,
    Hélio

  8. Paulo disse:

    Prezado Helio

    Acho que o t{itulo do blog náo sugere o tipo de assunto abordado. A primeira vez que acessei o seu blog foi em um link do RS Urgente , mas só por ter achado o nome curioso. Confesso que não esperava muito. Tive uma surpresa agradável.

  9. Mário Gomes disse:

    Use a bela capacidade que vc tem de escrever a textualizar o dia dia que será bem mais visitado. Eu entro sempre por aqui e sei de sua capacidade de análise dos temas atuais. Abraços e muito sucesso.

  10. Alvaro disse:

    Da-lhe blogosfera!

    Aos poucos vamos criando a cultura do debate alternativo e assim abrindo novas formas de pensar e evoluir. Parabéns! Um dia eu chego lá! rsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,382 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: