[B’08 6] BALANÇO DA 6ª RODADA

De um total de 38 rodadas, apenas seis foram disputadas até agora. Obviamente, até a janela de transferências de agosto para a Europa, muita coisa irá mudar na maioria das equipes. Portanto, ainda é muito cedo para um prognóstico razoavelmente consistente. Por enquanto, algumas surpresas das três ou quatro primeiras rodadas PARECEM, aos poucos, estar dando lugar à verificada “normalidade” dos clubes que COSTUMAM freqüentar a parte de cima da tabela quase todos os anos desde o início da melhor fórmula possível em termos de respeito à regularidade, ao investimento e ao equilíbrio técnico, que é mesmo a de pontos corridos.

Por exemplo: desde sua volta à Série A após a tragédia de 2004 e a heróica e inesquecível volta por cima com a BATALHA DOS AFLITOS, o GRÊMIO começa a rumar para seu terceiro ano consecutivo de luta por uma vaga à LIBERTADORES ou, na pior das hipóteses, uma SUL-AMERICANA quase LIBERTADORES.

O CRUZEIRO já está nessa barca. SÃO PAULO e PALMEIRAS, conforme o previsto, estão chegando e, dependendo de quem for embora e de quem vier a partir de agosto, pode ser muito difícil tirá-los de lá.

O SANTOS, ao contrário da maioria dos comentaristas, não é um time tão ruim quanto se imagina. Primeiro, porque suponho que os jogadores devam ter derrubado o técnico LEÃO; segundo, porque boa parte dos jogadores do bom time de 2007 ainda estão na VILA BELMIRO. Então, se há menos qualidade de um lado, de outro há sempre a potencial recuperação daquele bom entrosamento. Da mesma forma, o PEIXE é, dentre os últimos campeões, aquele que menos tem a perder e mais tem a ganhar com a janela de transferências.

O SÃO PAULO perderá alguns jogadores importantes. Mas, como nenhum deles é craque, a reposição de zagueiros ou de volantes não é difícil, pois o mercado está cheio de operários dispostos a darem um salto em suas carreiras. Como irá encher os cofres de euros, a manutenção (ou até mesmo a superação) do atual momento em que se encontra o trabalho do ótimo MURICY RAMALHO depende exclusivamente do sucesso nas contratações.

O único dos grandes que apresentaram bons resultados nos últimos BRASILEIRÕES que eu acho que não irá conseguir mais do que uma SUL-AMERICANA e dificilmente entrará na zona da LIBERTADORES durante muitas rodadas é o TRADICIONAL ADVERSÁRIO, que agora passa por aquela fase de empolgação com a neurolingüística de almanaque do técnico TITE e com o retorno do vitorioso dirigente FERNANDO CARVALHO mas que, devido ao desmantelamento do plantel e à pequena perspectiva de entrada de muito dinheiro em caixa (mesmo que venda ALEX, o melhor do time, que não possui peça de reposição no mercado com o que eles podem pagar), tende a oscilar bem mais do que o TRICOLOR DOS PAMPAS na competição.

Três times que, pra mim, poderão, uma rodada aqui, outra ali, figurar na zona da LIBERTADORES e que, no frigir dos ovos, mesmo aqueles que tiveram um início frustrante irão correr poucos riscos de rebaixamento e deverão aparecer na SUL-AMERICANA 2009 com boa chance de acerto creio que são VASCO, SPORT e FIGUEIRENSE.

Embora não precise (e eu ache mesmo que não irá conseguir), os dois únicos clubes que podem correr por fora e surpreender são SPORT e FLUMINENSE. Fora eles, acho muito difícil alguém diferente de SÃO PAULO, GRÊMIO, FLAMENGO, CRUZEIRO, PALMEIRAS e SANTOS brigarem sério e até o fim pela LIBERTADORES 2009.

Quanto ao rebaixamento para a SÉRIE B em 2009, NÁUTICO, ATLÉTICO-MG, ATLÉTICO-PR, VITÓRIA, PORTUGUESA, IPATINGA e GOIÁS são os sete clubes que deverão revezar-se até o final entre os quatro últimos, com tendência maior para os dois últimos.

No limbo ou, no máximo, na SUL-AMERICANA, deverão figurar clubes como o provável cavalo paraguaio NÁUTICO, o emergente CORITIBA e o BOTAFOGO.

Quanto ao título, vejo SÃO PAULO e FLAMENGO como favoritos. O CRUZEIRO irá desmanchar-se na janela; o PALMEIRAS tem dinheiro e plantel, mas não vejo a devida motivação no técnico VANDERLEI LUXEMBURGO.

E O GRÊMIO?! QUEM SABE?! Em princípio, as peças de reposição para duas ou três defecções já estão no plantel e possuem o mesmo nível técnico e motivação de EDUARDO COSTA e LÉO. E temos o grupo de jogadores mais parelho entre titulares e reservas.

Muita água ainda irá passar por debaixo desse moinho

Blogged with the Flock Browser

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “[B’08 6] BALANÇO DA 6ª RODADA
  1. Jorge Vieira disse:

    Passo aqui quase todos os dias, mas quietinho. É um prazer ler teus textos.

    Abraços

  2. SALVE, JORGE!!!

    Tudo tranqüilo? Faz tempo que tu não passavas aqui no APITO DO BLACKÃO! Bem-vindo novamente! ;)

    Olha, por enquanto, só sei que tem um frentão unindo várias das panelas que existem dentro do Conselho, excluindo-se aí o MOVIMENTO GRÊMIO NOVO e as turmas do ODONE e do GUERREIRO.

    Em termos de nomes, se fala ora em Adalberto Preis, ora em Antônio Vicente Martins, ora em Raul Régis de Freitas Lima, ora em Renato Moreira.

    A minha escolha pessoal será por RENATO MOREIRA. Ele não é um cara rico, é um bom advogado, sempre foi ponderado e dedicado quando teve algum cargo dentro do GRÊMIO.

    ANTÔNIO VICENTE MARTINS é um cara que tem-se preparado há muito tempo para ser presidente do GRÊMIO.

    Acho que esses dois jovens são os nomes da hora. Espero que saia um novo Fernando Carvalho daí.

    []’s,
    Hélio

  3. Jorge Vieira disse:

    Caro Hélio!

    Eu tinha imaginado a queda do Roth até décima rodada, mas felizmente acho que vou errar. Então vou defender que ele caia até a vigésima e assim por diante. Ser campeão vai ser difícil, então uma participação digna, como até agora.

    E as próximas eleições do Imortal, tens acompanhado algum debate?

    Abraços

  4. Felipe,

    Por enquanto, Celso Roth, sempre tão criticado, tem feito do GRÊMIO a melhor defesa do BRASILEIRÃO 2008, com apenas três gols sofridos em seis rodadas. Precisamos melhorar a qualidade da ligação do meio-campo com o ataque, para que também melhoremos na artilharia, posto que clubes como FLAMENGO, SÃO PAULO, CRUZEIRO e PALMEIRAS têm atacantes muito melhores do que os nossos.

    O segredo é treinar uma formação que permita que os meias calibrem melhor o pé de longa distância e também o efeito surpresa de aparecer um lateral invadindo a área pra chutar.

    []’s,
    Hélio

  5. Felipe Lopes disse:

    Só acredtio no Grêmio como candidato a título pois sou gremista, o plantel ainda é escasso, com a chegada de reforços na janela de agosto, acredito que o time ficará mais forte em quisito de plantel.
    Pois com a saida de Leo e Eduardo Costa o plantel enfraquece MUITO, não pela perda da habilidade, mas com a perda dos reservas que não existirão mais, pois os atuais se tornarão titulares.
    Ainda acredito muito na força coletiva do Grêmio, que apoiado pela torcida tem quase certo mais 18 vitórias (não sei exatamente quantos jogos no olimpico ainda tem =D)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 308,260 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: