EURO 2008: GRUPO A

Bem, seria picaretagem meramente fazer copy’n’paste* da série de entrevistas do GLOBOESPORTE.COM sobre o esquema tático e os destaques das seleções da EURO 2008. Então, vou dar uma de SÉRGIO NORONHA (o dorminhoco da Copa da JAPÉIA) ou de MILLY LACOMBE (que precisou sair do SPORTV e mudar para a RECORD pra virar uma boa comentarista) e falar apenas nas escalações titulares do momento e nas “uvas” dos respectivos plantéis. Parte das minhas observações certamente irão mudar, pois, como diz RAFAEL BANDEIRA DOS SANTOS, o futebol é dinâmico:

GRUPO A:

SUÍÇA: Benaglio, Lichtsteiner, Müller, Senderos e Magnin; Behrami, Inler, Fernandes e Vonlanthen; Frei e Streller

A zaga é boa: jogou 4 partidas na COPA DA ALEMANHA e morreu virgem. O lado esquerdo é mais robusto, com SENDEROS do ARSENAL e MAGNIN do STÜTTGART. Porém, seu ataque é quase de asma, visto que na ocasião marcou um gol por jogo (dois contra TOGO e dois contra a CORÉIA DO SUL, dois ‘timaços’ e não vazou FRANÇA nem UCRÂNIA, duas seleções européias).

Recentemente, tomou 2×1 da INGLATERRA na estréia de FABIO CAPELLO no comando técnico do ENGLISH TEAM no novo estádio de WEMBLEY e, na seqüência uma sumanta de 4×0 para a ALEMANHA. A vitória de 2×0 sobre a fraca ESLOVÁQUIA, que não possui nenhum jogador atuando em clubes grandes dos principais países europeis e sequer conseguiu classificar-se para a EURO, me parece irrelevante.

Está provado porque o atacante FELIPE ADÃO, que não joga o suficiente nem pra merecer lustrar a chuteira de seu pai, CLÁUDIO ADÃO, foi parar na SUÍÇA: ele gosta de um atacante que, assim como ele, não seria banco nem no GRÊMIO hoje em dia – FREI, do fraco BORUSSIA DORTMUND (aquele time com fardamento de abelha onde o bravo TINGA não tem parceria alguma)…
____________________

PORTUGAL: Ricardo, Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Petit, João Moutinho, Deco, Cristiano Ronaldo e Simão; Nuno Gomes

FELIPÃO e C. RONALDO dispensam comentários. De resto, mesmo que o ótimo BOSINGWA tenha desbancado o meu bruxo MIGUEL, de excelente participação na COPA DA ALEMANHA que correu sério risco de afundar a sua carreira no horroroso VALENCIA da última temporada espanhola, queria entender por que o nosso bigodudo gremista tem escalado PAULO FERREIRA na lateral esquerda. Suponho que não haja um lateral esquerdo que preste nem no Alentejo, nem em Coimbra. Pode ser um furo desse bom time.

Ainda bem que o meia RICARDO QUARESMA agora é banco, pois é um jogador medíocre. Aposto que NANI assume a titularidade no meio-campo no decorrer da competição e que DECO ainda não voltará a jogar aquele bom futebol de antigamente.

Senti falta do MANICHE (o melhor volante português). Pelo que eu conheço do chefe, ele deve ter se desentendido com FELIPÃO, pois já fora um de seus homens de confiança.
____________________

TURQUIA: Volkan Demirel, Hamit Altintop, Hakan Balta, Gökhan Zan e Servet Çetin; Sabri Sarioglu, Emre Belözoglu, Mehmet Aurelio e Tuncay Sanli; Nihat Kahveci e Mevlüt Erdinç

Olha… Tá no nível da Suíça: boa zaga, que quase não leva gols nas CNTP, mas com um ataque asmático, bronquítico e enfizemático. Do fundo do coração, adoraria ver uma seleção turca com aquele impulso que os fanáticos torcedores do GALATASARAY e do FENERBAHÇE costumam dar a seus clubes.

No entanto, apesar do entrosamento e de ser um time bem treinado, a grande geração do futebol turco AINDA está começando a sair das fraldas – nenhum dos 23 jogadores que conquistaram o 3º lugar no MUNDIAL SUB 20 de 2005 fazem parte desse grupo.

O que mais me impressiona é que o veeeelho BELOZOGLU EMRE seeeegue enganando. Por outro lado, em termos de goleiros, o técnico FATIH TERIM (está lá há tanto tempo que me lembra uma espécie de – desculpa, Mr. Terim – ZAGALLO) tem tanto o atual VOLKAN DEMIREL e, no banco, o lendário RÜSTU REÇBER, aquele que joga camuflado como uma personagem do filme APOCALYPTO.
____________________

REPÚBLICA TCHECA: Petr Cech, Pospech, Ujfalusi, Kovac e Jankulovski; Sionko, Polak, Matejovsky, Galasek e Skacel; Koller

Eu vivo defendendo a Rep. Tcheca. Gosto muito do jeito que eles jogam. Eles estiveram durante vários anos nas cabeças do ranking da FIFA, mesmo não tendo disputado a COPA de 2002. Contra a ALEMANHA, é um pega pra capar dos diabos: rivalidade forte, às vezes ganha um, às vezes ganha o outro, aquela coisa toda. Há muitos jogadores tchecos atuando na BUNDESLIGA e a corneta rola solta.

Porém, uma das minhas maiores decepções é com o não mais menino MILAN BAROS. Ele prometeu muito na EURO 2000, foi bem em 2004 (mas não tanto), até cair de nível nos clubes em que tem atuado (um dia, até no meu LIVERPOOL já andou, com razoável sucesso).

O simpaticíssimo vovô KAREL BRÜCKNER, que possui uma semelhança física incrível com uma das grandes pessoas que eu conheci nesta vida, o seu OTTO NOHEL, saudosíssimo sogro do meu irmão RICARDO, permanece na seleção tcheca porque creio que o país não apresente nenhum técnico experiente e de qualidade à altura. Pelo menos ele sabe fazer o time jogar bonito, mesmo que os resultados nem sempre ajudem.

Eu gosto muito mais dos tchecos do que dos portugueses. Porém, não dá pra viver só da jogada aérea para o regular e simpático centroavante veteraníssimo JAN KOLLER, de 2,02m. O antigo craque PAVEL NEDVED largou a seleção e o atual craque TOMÁS ROSICKY infelizmente está lesionado e não foi convocado. A perda técnica, portanto, não é pequena.

Mas pode ser que dê pra compensar com a grande quantidade de bons jogadores do plantel, bastante conhecidos por toda a Europa, tais como: o zagueiro UJFALUSI; o lateral esquerdo JANKULOWSKI, o meia SIONKO (um dos mais jovens dentre os titulares); os volantes JAN POLAK e o ótimo GALÁSEK (que já está virando móveis e utensílios do AJAX).

Sem citar KOLLER e BAROS, até agora, os tchecos são os únicos do grupo que possuem pelo menos dois jogadores no banco em nível de titularidade: aquele que seria o meu lateral direito nesse time, GRYGERA, e os bons JAROLIM e PLASIL.
____________________

CHUTE DO BLACKÃO: um grupo de poucos gols e de muitos jogos chatos. Combatividade, emoção e saudosismo midiático em relação a FELIPÃO, puxa-saquismo sobre C. RONALDO (mesmo que ele siga amarelando nos pênaltis), aquela lenga-lenga de “pátria de chuteiras n’além-mar”. Enfim, os gajos deverão mesmo terminar em 1º. Mas não vai ser aquela barbada que se espera.

Em 2º lugar (mas eu gostaria que fosse em 1º), a República Tcheca, que possui uma porção de motivos mais nobres para se torcer por ela e um futebol mais vistoso do que o de Portugal.

Pra terminar, aproveitem e visitem o ALMANAQUE ESPORTIVO do meu amigo ALEXANDRE PERIN. Ele está fazendo sínteses diárias com textos bem legais e vídeos da época de todas as edições da EURO a partir de 1988. O tio aqui já é mais coroa: minha lembrança mais antiga do certame é a do presidente da UEFA e segundo melhor jogador que eu vi atuar na minha época de guri empatado com ZICO, MICHEL PLATINI, esmirilhando em 1984.

* Futilidade a parte, let’s have a little fun, please: adoro substituir preposições por apóstrofos, como em rock’n’roll e salt’n’pepa! :P

Blogged with the Flock Browser

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: