FIADORES DE YEDA ABANDONAM O NAVIO

Assim que o Jornalista MARCO AURÉLIO WEISSHEIMER postou no RS URGENTE o artigo “ONDE ESTÃO OS DEFENSORES DE YEDA?“, pensei em uma metáfora.

Para quem ainda não me conhece, sou, em primeira instância, um eterno apocalíptico. Contudo, sempre torço para, em segunda instância, estar redondamente enganado em relação ao hábito de assar discos de massa em fornos à lenha nas questões políticas mais contundentes. Não sei se feliz ou infelizmente, sinto que este é um desses momentos.

A esquerda não é una e nem poderia ser. A esquerda apresenta idiossincrasias e contradições, mas a direita não fica atrás: todos os supostos defensores e fiadores de Yeda apenas agem como se poderia esperar de ratos confortavelmente instalados nos porões escuros, úmidos, enferrujados e mal-cheirosos de um antigo cargueiro de bandeira filipina quando a comida termina e a nau ancora em um novo porto.

Como diz a letra de Homem Primata dos Titãs:

Eu aprendi
A vida é um jogo
Cada um por si
E deus contra todos

Você vai morrer
E não vai pro céu
É bom aprender
A vida é cruel
Não é que a esquerda seja garantida ou predominantemente mais ética, mais justa, mais honesta ou mais inteligente do que a direita. Mas também não é menos. A grande diferença é que há sempre uma tendência maior na esquerda a dar prioridade para a solidariedade e para a preocupação com questões conjunturais a partir do micro, valorizando as relações sociais.

A maioria da esquerda só não obtém melhores resultados porque mantém-se presa a visões conceituais desenvolvidas para um contexto social muito diferente do que vivemos na atualidade. Mas isso é papo para um post mais elaborado sobre IMPÉRIO e MULTIDÃO – duas teses complementares sobre o mundo contemporâneo em rede e em constante estado de guerra escritas pelos filósofos políticos ANTONIO NEGRI e MICHAEL HARDT.

No contexto da CPI do DETRAN, penso que só o fato de termos conseguido levantar o tapete sentindo o fedor da sujeira sem taparmos o nariz e com a intenção de buscarmos vassoura e pá para jogarmos a eca para o lixo constitui uma pequena porém incompleta vitória.

Blogged with the Flock Browser

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: