RESISTÊNCIA PÓS-MODERNA NO BRASIL

Resposta relacionada ao comentário que a querida CONCEIÇÃO OLIVEIRA fez no post anterior:

Conheço o MST bem menos do que gostaria, mas sei o suficiente para dizer que todas as ocupações que o PIG chama de “invasões” são 100% legais. Também sei muito bem que tal o nível de criminalização do movimento através do PIG que quase ninguém na sociedade civil conhece 1% sobre o Movimento.

Também sei que, nos EUA, o pessoal se mobiliza a partir da blogosfera. Em 2004, o candidato democrata John Kerry foi derrubado pela repercussão que a blogosfera de direita fez sobre mentiras a respeito de um episódio do qual o candidato não havia participado na Guerra do Vietnã.

Todavia, Com dados atualizados de 2008, lá há 160 milhões de estado-unidenses na internet contra 44 milhões de brasileiros, sendo que 80 milhões de gringos sabem o que é um blog, ao passo que cerca de 12 milhões de brasileiros já ouviram falar sobre o que seria um blog.

De todos os blogs divididos em uma infinidade de temas, os blogs sobre política são lidos por apenas 5% dos estado-unidenses. Aqui no Brasil, a pesquisa não foi feita até essa filigrana.

O Brasil possui uma gigantesca rede de telefonia celular. Aqui há um ambiente até mais propício para uma revolução via torpedos SMS do que nas Filipinas, quando um rapaz indignado com os desmandos e com a corrupção da primeira-ministra mandou um SMS para seus contatos apenas com os seguintes dizeres: “GO TO (nome do palácio do governo abreviado) AT 2PM WEAR BLK”. Em poucas horas uma verdadeira multidão estava vestida de preto protestando.

O fato de estar contido dentro de um portal do PIG aumenta exponencialmente a audiência de um blog. Porém, nos EUA, o interessante é que há uma série de programas de rádio que citam posts em blogs e seus respectivos links. Sempre que interessa à agenda, lá eles convidam blogueiros de diversos matizes ideológicos para um debate. Aqui, o máximo que temos é restrito à mídia tradicional: as “meninas” destras do Jô, o “Conversas Cruzadas” com as bolas quicando para os convidados direitistas de Lasier Martins da TVCOM (RBS) se esbaldarem e o “Alvejamento Vivo”, ops! Roda Viva.

Os blogueiros que viraram celebridade no Brasil são celebridades dentro do ambiente digital, com raras aparições em programas “descolados” da mídia tradicional com o do Marcelo Tas (que é um blogueiro aparentemente ‘pós-muderno’, mas que também tem opiniões suínas).

Esses blogueiros VIP sustentam a cauda longa. Porém, como diria meu “bruxo” AXEL BRUNS, a blogosfera só é o fenômeno comunicacional que é por causa dos zilhões de blogs que mantém links entre si, além dos links para os campeões de audiência.

Tais blogs mal e porcamente falam sobre política: são inteligentes, ganham dinheiro com seus blogs, não dependem do PIG, porém não mobilizam a sociedade. Em sua maioria, provavelmente por estarem em São Paulo e pertencerem a blogueiros que trabalham ou já trabalharam para o PIG, para grandes agências de publicidade e também para grandes empresas de informática, mais do que contestar ou produzir diferença, nas poucas vezes em que falam sobre política, normalmente reverberam a opinião do PIG.

O que parece ser mais contraditório à esquerda é também o movimento sine qua non para que a resistência dê passos mais largos: DEMANDAR IDEAIS E NÃO PARTIDOS OU IDEOLOGIAS PARA REVERBERAR DENTRO DO PIG.

O PIG precisa ser pautado pelos blogs. Porém, até eu mesmo sigo estragando tudo, chamando-o de PIG.

Blogged with the Flock Browser

Tags: , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS
2 comentários em “RESISTÊNCIA PÓS-MODERNA NO BRASIL
  1. CONCEIÇÃO: no próximo post, vou mais a fundo pegando como exemplo o episódio do sucesso parcial (que poderia ser ainda melhor e sem vítimas) da ocupação da fazenda Southall pelo MST aqui no Rio Grande do Sul, assim como o exemplo do blog AMIGOS DA RUA GONÇALO DE CARVALHO.

    []’s e :*
    Hélio

  2. Voltando: certo, certo estamos muito distante da realidade dos EUA, e não disse que éramos iguais, mas poderíamos, sim, conhecer e experimentar essas práticas da sociedade civil estadunidense que são bastante salutares.
    Eu acho que deveríamos ler uns aos outros blogueiros, porque acho que há uma diversidade mais rica do que na imprensa corporativa que ultimamente parecem ter uma única pauta.
    Eu nem sempre concordo com vc, com Rovai, Azenha, Edu.Guim, Mello, ando cada dia mais discordando do Alon. Com os blogueiros que mantenho maior contato também mantenho muitas trocas e pautas e eles embora discordem de mim, Azenha, por exemplo, é contra cotas e eu sou a favor nunca deixou de denunciar o que qualquer um preocupado com cidadania deve denunciar. Como seu blog tem imensamente mais popularidade que os meus, prefiro muitas vezes passar pra ele o que poderia discutir nos meus blogs.
    Como última sugestão não use PIG, primeiro porque mesmo o leitor médio que não freqüenta Amorim não sabe o que significa esse bloguês criado por ele. Segundo como eu e vc sabemos PHA tem de ser lido com muitas críticas dentro ou fora do IG.
    Dia desses ele sugeriu o nome de Roquette Pinto pra substituir o de Roberto Marinho ao criticar a decisão de Lula de sancionar a pataquada do projeto lei do Senado que nomeia a Ordem do Mérito das Comunicações de Jornalista Roberto Marinho.
    O que é mais complicado? homenagear o médico que presidiu o I Congresso Brasileiro de Eugenia (1929) ou o falecido diretor das organizações Globo?
    Eu acho que a proposta do Amorim troca 6 por meia dúzia ambos representam vertentes retrógradas e racistas um da década de 30 o ou das últimas décadas…

    abraços da Conceição (OLIVEIRA)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,065 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: