ARENA NÃO TEM A CARA DO GRÊMIO

Pra mim, a opinião de arquitetos, engenheiros, administradores, economistas e também de ambientalistas aqui do RS, que vivem, trabalham e se formaram aqui é que deveria ter sido privilegiada.

Se o modelo de negócio para captar dinheiro e para erguer um empreendimento desse porte com rapidez + segurança + durabilidade obrigasse o clube a trabalhar com um banco estrangeiro associado a alguma incorporadora de fora, é outro departamento. Mas o conhecimento urbano e ambiental de Porto Alegre facilitaria muito aquilo a que se chama em Sociologia de IDENTIDADE (se identificar com lugares, pessoas, entidades, com o meio ambiente, com a área urbana) e PERTENÇA (sentir-se parte de uma coletividade maior, que dê sentido à assimilação e à prática dos valores individuais e coletivos de cada indivíduo).

Trocando em miúdos: para um gremista continuar sentindo-se parte do GRÊMIO excetuando-se a lavagem cerebral midiática através de um pensamento mágico incutido na opinião pública de que a ÚNICA ou a MELHOR maneira de fazer o GRÊMIO voltar a crescer e se manter vivo seria a maneira vinda de cima, o ideal seria que a parte estética e a funcional do novo estádio fossem feitas por alguém que já possua essa identidade forte com o clube.

O projeto TBA/OAS parece com a Esplanada dos Ministérios em Brasília, sendo que Brasília possui uma beleza e um sentido determinados por um contexto social, político e econômico totalmente compreensível.

Já o que teremos aqui é uma amostra de paisagismo zero, já que desenharam uma série de prédios e um entorno repleto de cimento e pedra. Nisso até mesmo os ridículos shopping centers pequenos com lojas divididas em pequenos blocos e voltadas para o pátio na Barra da Tijuca tipo o Downtown e o Città America ganham: pelo menos estes têm alguns canteiros e alguns chafarizes.

O projeto aprovado por uma parcela pouco representativa de gremistas que raramente representam as necessidades do associado que os colocou no poder dentro do clube não tem cara de PORTO ALEGRE, de RIO GRANDE DO SUL, de BRASIL e, de GRÊMIO, menos ainda.

O currículo da PLARQ, empresa de arquitetura portuguesa responsável pelo que parece ser o futuro do GRÊMIO, está aqui.

Esta não é uma visão meramente pessoal sobre o que é “bonito” ou “feio”, nem sobre o que é prático e funcional para cumprir os encargos da FIFA: faltou discussão, faltou debate, faltou chamar os especialistas da aldeia para colaborarem no projeto.

Aliás, por que diabos fizeram o marketing desnecessário de torrar 100 MIL DÓLARES com a AMSTERDAM ARENA ADVISORY, sendo que possuímos uma série de competentíssimos e experientes profissionais daqui?

A mentalidade do “santo de casa não faz milagre” só diz respeito à mania de não se comprometer nem de assumir a responsabilidade por determinadas etapas do processo decisório. O oposto da economia burra, que é gastar pouco para obter pouca qualidade em troca, é exatamente o que o GRÊMIO escolheu: o alto custo das terceirizações, das “consultorias”.

Blogged with the Flock Browser

Tags: , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “ARENA NÃO TEM A CARA DO GRÊMIO
  1. McAlv disse:

    Hola, estoy buscando blogs para hacer intercambio de links y así que ambos logremos más visitas. Este es mi blog:

    http://unapasionllamadafutbol.blogspot.com/

    Trata sobre jovenes promesas de fútbol de todo el mundo, si te interesa el intercambio deja un mensaje en mi blog confirmándo que lo aceptas.

    Saludos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: