[B’08] TABELA COMPLICADA PARA O GRÊMIO

Não gostei da tabela do BRASILEIRÃO 2008. Em primeiro lugar, porque sou veementemente contra jogar mais de uma partida consecutiva em casa mas, principalmente, contra jogar mais de uma partida consecutiva fora.

Em segundo lugar, porque pegamos em casa no 1º turno todos os três clubes que considero atualmente os melhores do país, obrigando-nos a encará-los em suas respectivas cidades justamente no momento decisivo. Na atual situação, como um time novo, repleto de lesões e necessitando contratar para se fortalecer, isso poderá fazer toda a diferença na hora de lutarmos pela última vaga à LIBERTADORES 2009 ou para ao menos consolidarmos uma posição na SUL-AMERICANA 2009 sem grandes sustos.

Considero o BRASILEIRÃO é o certame nacional mais difícil do planeta na comparação com o Primeiro Mundo do futebol: afinal de contas, é o único no qual uma série de grandes clubes pode tanto chegar em 1º como em 12º lugar. Basta ver que, em países como Argentina, Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha, apenas um máximo de quatro clubes disputa o título e praticamente nenhum desses quatro grandes dessas nações corre o risco de rebaixamento (exceto por causa de crimes, como ocorrera com a Juventus na Itália em 2006).

Quando há jogos consecutivos contra clubes fortes em casa, paga-se a conta com duas partidas consecutivas fora no 2º turno. Da mesma forma, quando joga-se contra dois adversários teoricamente fracos em casa no 1º turno, teremos que enfrentar uma seqüência de dois jogos contra dois franco-atiradores no mais profundo desespero mais adiante. Claro que, quando se joga duas partidas seguidas fora no 1º turno, tem-se a vantagem no 2º turno. Mas em 2008, o prejuízo parece ser maior do que o benefício.

Reparem: no dia 08/06 às 16h, no dia 29/06 às 18:10h, no dia 19/07 às 18:10h e no dia 27/07 às 16h, enfrentaremos, respectivamente, os quatro melhores times do Brasil até este início de abril: Fluminense, o tradicional adversário, Cruzeiro e Palmeiras.

Isso significa que, no 2º turno, teremos um mês terrível enfrentando-os todos fora: 06/09 às 16h no Maracanã; 28/09 às 16h na beira do lago Guaíba; 29/10 às 20:30 no Mineirão e, finalmente, no dia 09/11 às 16h no Palestra Itália.

Nossa vantagem estaria no enfrentamento contra clubes tradicionais de rendimento parecido ou pior do que o nosso até o momento no Olímpico no 2º turno, como São Paulo e Botafogo, por exemplo.

Enfim… Tem a janela de transferências para a Europa de junho a agosto, na qual suspeito que o TRICOLOR DOS PAMPAS terá muito poucas perdas em relação ao Pó de Arroz, ao Saci, à Raposa e ao Porco – diria até em relação a Fogo, Urubu e São Paulo.

Mesmo assim, em princípio, a tabela indica uma obrigação muito maior do GRÊMIO em vencer DENTRO E FORA de casa aos clubes médios e pequenos.

2008 marca a presença de muitas “toucas” clássicas, como o Sport na Ilha do Retiro, o Vitória no Barradão, o Santos na Vila Belmiro, o Paraná no Pinheirão e a Portuguesa no Canindé.

Mais do que nos últimos anos, embora não veja o nosso GRÊMIO como candidato ao rebaixamento, parece ser muito difícil obter uma vaga à Libertadores ou à Sul-Americana.

O trabalho vai ser duro!!!

Blogged with the Flock Browser

Tags: , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: