CICLOVIAS NO RIO E BICICLETADA EM POA

7 comentários sobre “CICLOVIAS NO RIO E BICICLETADA EM POA”

  1. Helio

    primeiro valeu pela divulgação da BICICLETADA, estas convidado pra próxima, ok? a idéia é fazer uma todo último sábado do mês…
    quanto ao Caminho dos Parques, vou ver se faço um post contando a “história” de como surgiu… ou seja já nasceu fadado a morrer.
    Se vc quiser acrescentar algo sobre o novo Plano Cicloviário, no seu post sobre mobilidade me avise, tenho algum material interessante aqui.
    amei a fotos, deu até vontade de viajar…

    já compraram as bikes???

    abraços, ninki

  2. Oi Hélio, bacana esse olhar do trânsito somos todos nós. Estou exatamente agora fechando uma atividade didática para um curta (Cachorro Louco) e as estatísticas em todos os sentidos assustam, talvez vá ao ar no final de semana, depois vc pode dar uma olhadinha e se quiser ver o curta este é o endereço (e vai ser também o da seqüencia didática http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1783
    Eu acho que não tem lugar nenhum no mundo onde o trânsito seja mais caótico que Sampa, por inúmeras razões, aqui entra mais carros em circulação por dia que nascem bebês, não há espaços para ciclistas e mesmo assim nos bairros mais pobres (onde eu moro a bicicleta, dirigida por mães, pais (e seus filhos na garupa) e adolescentes competem com carros e ônibus em uma avenida apertada de mão dupla e tráfico intenso em todos os horários e a gente reza pra o pior não acontecer, mas acontece, eu já vi, nos dez anos que moro no Rio Pequeno, (o bairro tem 300 mil habitantes) mais de dez atropelamentos, fora os que não presenciei.
    No Brasil, nós matamos no trânsito 200 pessoas por dia e ferimos mais de 400 mil… é questão de saúde pública e ninguém se mobiliza. Eu estou cansada de escrever para o CET para proteger as vias com escolas (nos bairros periféricos as crianças andam sozinhas, e como toda criança, brincam e correm riscos, nem calçada decente tem pra elas) e a CET virou mexeu amplia o perigo para elas, mudando curso de vias. Um horror sem tamanho, já vi cenas terríveis, nem faixa para pedestres respeitam quem dirá velocidade em área escolar. Recebo às vezes cartas dizendo que não podem pôr lombadas em vias expressas (embora elas tenham escolas públicas). Eu por mais que pense e tente buscar saídas, acho que Sampa está fadada a sucumbir.

    PS. 2) Eu tô sentido falta da blogosfera independente responder a imprensa tradicional na abordagem da dengue no Rio, já cobrei isso da Conceição Lemes, acho que é preciso ter o outro discurso, pois o que se vende é que Temporão não fez nada…

  3. Fala, Álvaro!

    Fico muito contente com as tuas decisões pessoais rumo ao teu aperfeiçoamento profissional. Essa maturidade e esse foco faltam em muita gente mais velha do que tu nesse período da faculdade. PARABÉNS!!! :D

    Brigadão pela resposta. Eu ainda preciso ver com a profa. Suely Fragoso (minha orientadora) e com o prof. Efendy (da disciplina de Cidadania) uma bibliografia que me leve a elaborar um questionário acurado em relação àquilo que pretendo descobrir.

    Por enquanto, agradeço a tua disponibilidade. Adianto que não há nada de secreto nem de íntimo e que todos os créditos serão dados, bem como os pedidos de sigilo dos entrevistados serão rigorosamente respeitados.

    Sigamos nos lendo e comentando! Assim que tiver alguma definição, prometo que entro em contato!

    []’s,
    Hélio

  4. Hélio!

    Vi teu recado no SIVUCA. Estou INTEIRAMENTE a disposição para colaborar…Estou escrevendo e lendo muito. Levei a sério teu conselho e agora estou fazendo um curso de francês, e tão logo termine o jornalismo, parto para História. Se houver alguma maneira em que eu possa colaborar mais efetivamente com tua pesquisa, estou a disposição, pois entendo que é uma ótima oportunidade de aprendizado. Não deixe de me responder. Abração

Deixe um comentário

