AJUDA DOS SIVUQUEIROS GAÚCHOS

Alguns dos leitores e comentadores assíduos do PALANQUE DO BLACKÃO já sabem que sou publicitário e mestrando em Ciências da Comunicação. Recentemente, postei alguns detalhes sobre a área de concentração e sobre a linha de pesquisa a que pertenço.

De certa forma, muitos já sabem que eu precisaria da ajuda de vocês. É fundamental não para o meu ego nem tampouco para alguma ONG, partido político ou mídia corporativa mas, sim, para o crescimento da compreensão do fenômeno social e comunicacional emergente na sociedade contemporânea chamado BLOGOSFERA, do qual todos nós, sem exceção, fazemos parte como voluntários, como ativistas e como militantes.

A gama de objetos de pesquisa disponíveis na blogosfera permite tematizar e categorizar blogs de infinitas maneiras diferentes: por assunto (esportes, política, religião, entretenimento, etc.), por conjunto e subconjunto (futebol, basquete, vôlei; futebol internacional, brasileiro, gaúcho; jogadores, dirigentes, torcedores) e assim por diante. Dá para estabelecer relações entre o que cada um escreve e comenta (e também onde comenta) a partir do assunto predominante em seus posts, assim como na organização do seu blogroll (lista de links recomendados). E o alcance (audiência, relações sociais) de nossos blogs a partir das ferramentas que cada um utiliza para atingir a um número maior de leitores em conjunto com a divulgação que os leitores e blogueiros fazem é muito mais relevante do que analisar a subjetividade que cada um produz.

Por uma questão de maior concentração de elementos semelhantes em um espaço determinado, reconhecível e significativo, optei por todos os blogs de gaúchos que fazem parte do SIVUCA, do Luiz Carlos Azenha, pois percebi um fenômeno muito interessante: dos atuais 67 blogs que fazem parte desse blogring (em 16/03/2008), nada mais, nada menos do que 21 são gaúchos.

Essa representatividade hegemônica de 31,68% de gaúchos sobre o total de sivuqueiros significa alguma coisa. Dentre tantas coisas para investigar, esse é um ponto de partida muito interessante.

Só para vocês terem uma idéia, o peso dos gaúchos no SIVUCA é tão grande que supera de longe relações proporcionais tais como a densidade demográfica de RJ e SP; o peso da mídia corporativa de alcance nacional que emana dessas regiões; o fato de que o idealizador do SIVUCA, jornalista Luiz Carlos Azenha, é paulista e trabalhou, durante muitos anos, para as redes Manchete, SBT e Globo; a enorme diferença do número de internautas com banda larga na região Sudeste em relação ao Rio Grande do Sul; a maior aceitação e contestação do PIG acima do eixo Rio-São Paulo (e a conseqüente aceitação fácil de sua produção de subjetividades na região Sul e na megalópole que vai da capital paulista à capital fluminense).

De antemão, adianto que não há como confirmar se o povo, se a classe média ou se a maioria da esquerda gaúcha são mais politizados, mais militantes, mais articulados ou mais transtornados com a situação de subserviência ao neoliberalismo que se observa aqui no sul. Este, portanto, NÃO É objetivo deste trabalho.

Há muitos outros blogs gaúchos linkados por mim e por outros blogueiros gaúchos que estão no SIVUCA. Muitos deles, aliás, melhores do que o meu ou do que os de outros. Porém, visando segmentar o universo observável, infelizmente, tive que deixá-los de fora.

É fundamental destacar para todos vocês que não irei fazer a análise do discurso, pois essa disciplina não faz parte da linha de pesquisa a que pertenço no PPGCC/UNISINOS. Em função dessas necessárias restrições, obviamente deixei de fora todo e qualquer confronto entre blogs de esquerda x blogs de direita, sejam nossos oponentes discursivos “inteligentes” ou “ignorantes”, “rasos” ou “profundos”, midiáticos ou independentes.

Por que a escolha por blogs de esquerda? Em primeiro lugar, por eu também ser um blogueiro militante e gaúcho. Em segundo lugar, porque não haveria a menor vontade em dispender dois anos de pesquisa com um objeto que me daria mais raiva do que prazer e que não me ofereceria absolutamente nada de significativo em termos teóricos ou práticos. Finalmente, porque grande parte dos blogs de direita (sobretudo os corporativos) apresentam, em seus comentários, muito mais adesismo e agressões sob a forma de ironias e sarcasmos do que propostas e informações como uma maneira de incentivar a ação e não apenas de se queixar ou de elogiar o estado das coisas.

Há muita coisa para ser vista. Garanto-lhes de antemão que NENHUM dos meus objetivos é secreto, proibido e nem tampouco ilegal ou ofensivo. Não há a menor hipótese de eu me intrometer ou de transformar a maneira de blogar de cada um. Do contrário, tornaria impossível a existência de uma provável regularidade nas formas de articulação entre posts, links, comentários e relações presenciais.

Tenho utilizado uma bibliografia que já citei em posts recentes sobre redes sociais, usos dos blogs, emergência e multidão como formas de resistência na pós-modernidade. Também já li uma série de artigos (e lerei muitos mais) com pesquisas mais ou menos parecidas com a minha realizadas tanto no Brasil como nos EUA e na Austrália desde 1999 para que eu determine uma metodologia precisa, profunda e, acima de tudo, honesta, a fim de elaborar questionários e formas de mensurar e concluir algo significativo a respeito dos dados obtidos com o objetivo de produzir ciência e contribuir com a academia brasileira.

CHEGOU O MOMENTO DE PEDIR AJUDA AOS SIVUQUEIROS GAÚCHOS. No mês de abril, irei elaborar um primeiro questionário. Gostaria de saber quem está disposto a colaborar. De tempos em tempos, enviarei alguns questionários por e-mail. Dependendo da receptividade e de dúvidas e afirmações subjetivas e individuais que espero aparecerem, também farei perguntas individuais.

O universo de blogs é muito pequeno. Contudo, como possui uma coesão muito acima da média em função de relações profissionais, classistas, militantes, ativistas e afetivas entre vários de nós, os resultados a que irei chegar apenas no final do ano podem servir como referência para o estudo de grupos de blogs temáticos com características semelhantes.

Realmente ficarei muito agradecido e todos, sem exceção, irão conhecer os resultados da minha pesquisa. Em relação ao RS, a Porto Alegre a eleições, partidos e às articulações individuais e coletivas em rede de cada um de nós, será possível apontar até formas de melhorar laços e articulações dentro desse objetivo comum que é o de resistência neoliberal.

Estou disponível para responder a quaisquer dúvidas de vocês através de comentários neste blog ou por e-mail.

OBRIGADO PELA FORÇA! ;)

Blogged with the Flock Browser

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , ,
Publicado em ATIVISTAS
5 comentários em “AJUDA DOS SIVUQUEIROS GAÚCHOS
  1. Hélio Sassen Paz disse:

    Gracias, amigos! ;)

    Lá pelo dia 20/04, eu mando alguns questionários. Mas não se preocupem: não vou perguntar a conta bancária, nem se vocês se vestem de tigresa à noite! Eh, eh! :P

    []’s,
    Hélio

  2. Jose disse:

    Se eu puder ajudar, tamos aí… :)

  3. Kayser disse:

    Pode contar com a minha colaboração, Hélio!

  4. Paz e bem!

    SE o meu blog, Discuta Política, se enquadrar nos critérios para tua pesquisa, estou à disposição.

    Eugenio

  5. claudia cardoso disse:

    Pode contar conosco, Hélio!

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,065 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: