EQD®: CONHECER, DISCUTIR E COMENTAR

CANTE AQUI A MÚSICA-TEMA DE “ENTENDEU OU QUER QUE DESENHE?
______________________________________________________________

A melhor maneira de conhecer alguém antes de vê-lo pessoalmente é ver como ele acha que é, o que ele quer da vida, como ele faz pra se virar e no que ele acredita. Se você não pode conversar com ele pessoalmente e ele lhe oferece um material por escrito, sonorizado ou em vídeo, aceite de bom grado e leia, ouça e assista com bastante atenção.

Se for alguém famoso, a chance de você OUVIR FALAR sobre através de TERCEIROS será sempre muito maior do que a de conhecer pessoalmente o sujeito em questão. Todavia, NÃO CONCORDE NEM DISCORDE DE TUDO O QUE UM DIZ QUE É NEM COM O QUE OS OUTROS ACHAM QUE ELE É. Muitas vezes, O QUE NÃO É DITO É MUITO MAIS VERDADEIRO, COMPLETO E REVELADOR DO QUE AQUILO QUE É DITO.

CADA UM TEM UMA OPINIÃO E UM OLHAR SOBRE QUALQUER ASSUNTO. PORÉM, A DIFERENÇA ENTRE SER OU NÃO SER E ACHAR QUE É OU NÃO É.

O que NÃO VALE é SE NEGAR A CONHECER TANTO QUANTO POSSÍVEL AS TRÊS PARTES:

1) A entidade/sujeito em questão: o que ela acha de quem concorda e de quem discorda dela e POR QUE.

2) O que quem não concorda com a entidade/sujeito pensa dela e POR QUE;

3) O que quem concorda com a entidade/sujeito pensa dela e POR QUE;

Feito isso, você estará apto a opinar decentemente sobre qualquer assunto. Porém, não tome o seu olhar como único, como melhor, como verdadeiro e nem os outros como completamente falsos e piores do que o seu. Afinal de contas, há pontos concordantes com o seu entre quem é contrário à sua forma de pensar e há severas discordâncias em alguns pontos entre você e quem costuma concordar com você na maioria dos quesitos observados.

Não há outra forma de evitar DICOTOMIAS (bom x mau, belo x feio, inteligente x burro, santo x demônio), PRECONCEITOS (racismo, sexismo, intolerância religiosa) ou CRENDICES (se comer manga e beber leite morre; se uma grávida cruzar com uma cobra em uma árvore, ela vai perder o filho). Infelizmente, há uma série de informações equivocadas difundidas ou por ignorância ou por má-fé que acabam se NATURALIZANDO, que é uma das piores formas de ignorância, de intolerância e de falta de crítica sobre o que quer que seja.

Quando um fato está naturalizado, é sinal de que alguém disse que alguma coisa é ou não é, faz ou não faz e todos acreditam naquilo. Então, parece que foi uma lei que veio do além ou que não adianta nada lutar ou contrariar, pois nada irá mudar.

Pensando assim, a humanidade pára. Todo mundo vai ficar pobre o resto da vida e ninguém irá amadurecer. É preciso ter em mente que somente CONHECENDO e QUESTIONANDO é que iremos descobrir e experimentar sensações e realidades novas.

É o mesmo que não ir com a cara de alguém: como é que vai-se saber se aquela pessoa é legal ou não apenas porque o fulano diz que conhece ela e acha que ela é assim ou assado?! Não é melhor eu me aproximar para ver se a visão do terceiro vai ser confirmada por mim ou não?!

Isso vale para qualquer sistema político, indivíduo, maneira de educar os filhos, tipos de música, gêneros de filmes, religiões, livros e assim por diante. Mesmo não sendo possível estar em todos os lugares, conhecer tanta gente e falar diversas línguas, a vida só é plena quando as pessoas se desfazem das dicotomias, dos preconceitos e das crendices e passa a EXPLORAR esse mundão.

Outro detalhe muito importante é RESPEITO e TOLERÂNCIA ÀS DIFERENÇAS. Só porque uma pessoa fala outra língua, acredita em outra religião, vota em outro partido, pratica outro esporte, trabalha em uma empresa diferente com uma profissão diferente e arruma o seu armário de um jeito diferente do seu não quer dizer nem que ela e nem que você estejam certos ou errados, nem tampouco que um seja melhor do que o outro. Um tem muito a aprender com o outro e isso não pode ser desprezado, pois NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO.

_______________________________________________________________

CANTE AQUI A MÚSICA-TEMA DE “ENTENDEU OU QUER QUE DESENHE?”

Blogged with the Flock Browser

Tags: , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: