ARENA: DÚVIDAS ATUAIS

8 comentários sobre “ARENA: DÚVIDAS ATUAIS”

  1. Independente das questões contratuais, procedimentos para a escolha da construtura, etc… me parece que a opção por um novo estádio é a mais acertada. Gostaria de abrir uma discussão a respeito da transferência dos sócios. Como ficam os atuais sócios patrimoniais, que pagam apenas mensalidade para assistir aos jogos? O contrato atual é com o Grêmio, e a Arena será da Grêmio Empreendimentos. Meu título patrimonial é de 1966, pertencia ao meu pai, estive no quadro social por duas vezes solicitando cópia do contrato e/ou título e só obtive negativas “está no arquivo morto”, não existe mais”etc. Os sócios Patrimoniais teriam algum direito sobre a área da Azenha?

  2. Guilherme,

    Obrigado pelo comentário e pela audiência. Só não entendi uma coisa: vou me retratar de que?! Opinião não é acusação. E eu apenas relatei o que um novo conselheiro havia falado, do alto de sua experiência profissional.

    De qualquer forma, ainda estou muito preocupado, pois não creio que um empreendimento desse porte vá permitir que o torcedor de classe média continue podendo freqüentar o estádio.

    Eu não vejo nem como um “mal” nem como um “bem” para o clube. O que eu tenho medo é de um prejuízo ou de que o Grêmio deixe de ser dono do Grêmio.

    []’s,
    Hélio

  3. Adriano

    O problema é que elas terceirizam várias etapas e perdem o controle sobre prazos,preços e qualidades dos serviços.A terceirização é um tiro no pé e nos empurram produtos e serviços que afetam nossa segurança.
    Olha a questão da carne.Aqui no RS não sabem criar gado.O que não entra na Europa vai ser ofertado aqui,Não sabemos nem a que tipo de risco que estamos sendo expostos.Só uma minoria consegue produzir dentro de padrões técnicos aceitáveis.

  4. Hélio, eu ouvi também que as empresas são parceiras em outros projetos, mas não vejo isso como problema, aliás, isso é bem comum hoje em dia, visto que o mercado de construção civil é bem pulverizado, nenhuma empresa tem mais de 8% do mercado pelo que vi no noticiário.

    Abraço!

  5. Oi Hélio e demais gremistas

    As empreiteras atuam cartelizadas.A Odebrecht,por meio de sua subsidiária CBPO(Companhia Brasileira de Projetos é Obras),é lider do consórcio responsável pela construção da linha 4-amarela do metrô de São Paulo.O consórcio é formado pelas empresas:OAS,Queiroz Galvão,Camargo Correa e Andrade Gutierrez..Lembram da cratera gigante no acidente ocorrido no ano passado?
    A OAS ;em 2006,elegeu em São Paulo uma expressiva bancada,na Assembleia Legislativa.Vai cobrar um preço na hora certa.Não tem janta de graça,
    João eu acho sensata esta proposta.

  6. Brilhante a sua análise Hélio. Eu sou favorável à construção da Arena no bairro Humaitá, mas devo admitir que há muita coisa mal explicada. Como o porquê da reformulação do Olímpico ser inviável, enquanto a do Beira-Rio ser possível; se houve outros consórcios interessados na Arena, além da Odebrecht e TBZ-OAS e por qual razão somente essas duas estão no páreo; por que o conselho deliberativo já adiou tantas e tantas vezes a data de votação e por que a demora dos conselheiros em observarem as propostas, já que isso deveria ser obrigação deles, pois eles deveriam defender os interesses da torcida do Imortal. E já fiz um comentário sucinto, sobre essa questão dos preços da Arena, que é uma tática burra, se for implementada na Arena. Valeu irmão gremista. Saudações.

  7. Gostaria de ler tua opinião sobre a proposta abaixo. Já te antecipo que me parece o único caminho para ter uma conclusão realmente confiável com a análise dos pontos fortes e fracos e a metodologia da construção de cenários

    Propostas para a arena
    Publicado em http://www.gremiosempre.com.br/
    19.12.07 SUGESTÕES QUE BUSCAM A VIABILIZAÇÃO DO PROJETO ARENA
    Os Conselheiros do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense abaixo identificados, após exame da documentação disponibilizada pelo Conselho de Administração do Clube acerca do Tema ARENA GRÊMIO, vêm, respeitosamente, encaminhar algumas considerações e sugestões que buscam a viabilização do Projeto ARENA, salientando que, preliminarmente, todos os signatários são favoráveis ao empreendimento.
    CONSIDERANDO QUE:
    (…) 4)A opção entre os dois projetos Arena será vital para o futuro do Grêmio;
    5)A decisão não poderá ser presidida por simples emoção, simpatia, ou motivos secundários;
    6)As etapas de desenvolvimento do Projeto Arena Grêmio devem obedecer a critérios técnicos consagrados e atender valores de transparência e respeito ao torcedor gremista;
    7)As ações implementadas pelo Conselho de Administração sobre o Projeto Arena, até o presente momento, atendem aos princípios e valores constantes no Planejamento Estratégico do Clube, especialmente, no que se refere à busca pela excelência de gestão e a satisfação do universo de torcedores;
    PROPÕE-SE:
    1) Como forma de garantir total equilíbrio nas várias etapas de negociação, em especial, quanto aos detalhamentos minuciosos das propostas e buscando a segurança dos Conselheiros do Clube no momento de votar, tal qual foi o procedimento adotado quando do estudo prévio e da análise jurídica, a contratação, pelo Conselho Deliberativo, de empresa de consultoria externa especializada (p.ex. um Banco de Investimento), isenta e independente, para que, obedecendo à metodologia técnico-científica pertinente, avalie pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades com avaliação de cenários das propostas apresentadas para construção da Arena Grêmio e emita diagnóstico técnico-conclusivo;
    2) Solução da Dívida: na medida em que a dívida do Clube passa a representar, percentualmente, um valor pequeno no âmbito da obra total sugere-se, também, sua inclusão no pacote de negociações;
    Obs. não se divulgam os consideranda de 1) a 3) para não correr o risco de violar cláusula de confidencialidade.
    PENSE ANTECIPADO. PENSE GRÊMIO. SEMPRE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s