[UCL’08 QF] SEVILLA 3×2 FENERBAHÇE*

Amarga despedida europea del Sevilla

Assisti a vários jogos, mas ainda não havia tido tempo para postar nada sobre eles. Começo por um dos cruzamentos mais injustos possíveis, que foi entre SEVILLA x FENERBAHÇE.

A crítica européia, de maneira geral, considerava o clube andaluz, atual bicampeão da COPA DA UEFA e dono de uma das duplas de atacantes mais eficientes e bem entrosadas do planeta (LÚIS FABIANO – que tentará ser o goleador da temporada ou Pichichi – e FRÉDÉRIC KANOUTÉ), além de um ótimo lateral-direito que, na minha opinião, deveria ser titularíssimo da Seleção Brasileira (DANIEL ALVES). Eliminado ou não, o clube andaluz já conquistara uma proeza inédita na sua história: caso obtenha classificação para a edição da UEFA CHAMPIONS LEAGUE 2008/2009, será um dos cabeças de chave, pois subiu do 16º para o 6º lugar no ranking de clubes da entidade máxima do futebol europeu.

Quanto ao adversário turco, ninguém poderia dizer que tratava-se de uma zebra. Porém, os resultados internacionais do FENERBAHÇE até esta temporada ainda não haviam projetado o clube como um oponente à altura de nenhum dos pesos-pesados da Espanha, da Itália ou da Inglaterra. No entanto, eu já havia dito que o FENER tinha um timaço que, na minha opinião, seria capaz de disputar qualquer campeonato nacional de grande porte para terminar – na pior das hipóteses – em 6º lugar.

Naquele longínquo dia 29/11/2006, citei alguns dos principais jogadores do time: o zagueiro uruguaio DIEGO LUGANO, o fantástico meia ALEX (o jogador mais injustiçado na SELEÇÃO BRASILEIRA desde PAULO ROBERTO FALCÃO em 1978), o ganês STEPHEN APPIAH (que não pôde participar da CAN’08 no início do ano por motivo de lesão) e a dupla de ataque formada pelo sérvio MATEJA KEZMAN e pelo ex-Santos, Corinthians e Cruzeiro DEIVID. À época, ainda não se falava muito no brasileiro naturalizado turco MEHMET AURÉLIO e nem nos bons jogadores turcos que surgiram a partir das seleções de base, em um momento difícil para o selecionado turco, em função do envelhecimento da base que terminou a COPA DO MUNDO FIFA DE 2002 NA JAPÉIA e não obteve classificação para a COPA DA ALEMANHA EM 2006.

Em função da brilhante campanha na CHAMPIONS, o FENERBAHÇE irá subir dezenas de posições no ranking da UEFA, pois começou a temporada 2007/2008 apenas na 45ª posição, atrás do HAMBURGER SV (que nem disputou a CHAMPIONS nesta temporada e caiu fora na 1ª fase em 2006/2007) e do sempre eliminado na 1ª fase SHAKHTAR DONETSK.

A quantidade de peças que saíram em relação às que entraram desde que ZICO assumiu o comando técnico do FENER foi muito menor e menos importante do que se podia imaginar. Ao mesmo tempo, foram adquiridos alguns jogadores turcos de clubes menores que se destacaram. Ao contrário de seu principal rival, o GALATASARAY, o FENERBAHÇE não se caracteriza por formar atletas jovens. Logo, a questão é mesmo ter bastante dinheiro disponível.

Hoje, consolida-se um modelo de gestão e uma conjunção de plantel + comissão técnica que aproxima o FENERBAHÇE dos principais clubes do continente. Atualmentte, dos Bálcãs até o Oriente Médio, não há adversários nem dentro e nem fora de campo à sua altura.

Blogged with the Flock Browser

Tags: , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,065 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: