ANTI-TABAGISMO

Desejei um pronto restabelecimento ao PIRATA em seu blog. Qualquer doença é um cu, sei muito bem disso. Nesta entrada aqui, ele fala sobre tabagismo como um tabagista consciente de que o produto causa um mal severo à saúde. Porém, mesmo que essa não fosse sua intenção, pretendeu usar como atenuante o fato de que a ciência ainda não comprovou se as 4781 substâncias contidas em cada cigarro geram ou não a replicação de células cancerígenas. Porém, o ponto não é esse.

Como ele bem disse, o cigarro detona as defesas imunológicas e aumenta a pressão. Mesmo que a síndrome do pânico e o anti-inflamatório tenham sido os pivôs de duas crises momentâneas de hipertensão, isso é fato.

Um quase-irmão, o M.D. Manoel Ary Moraes Filho, é oncologista nos EUA desde 1982. Tenho um outro amigo, pneumologista dos bons, Dr. Carlos Alberto Pinto Peixoto Bastos Santos, que mora em Cuba. Sobre o tema, disseram o seguinte:

– Quem é ou foi fumante e apresenta/apresentou algum tumor maligno dos pulmões à boca, tem 40% de chances de ter outro tumor;

– Uma baforada não vai embora pela janela rumo à atmosfera, nem tampouco é consideravelmente eliminada por exaustores e dissipada por ventiladores em casas noturnas, bares, restaurantes, etc.: uma baforada soprada com muita força atinge no máximo 7m de altura e vai decantando lentamente, rumo ao solo.
__________________

Portanto, seus metais pesados e demais substâncias “mata-rato” (e ‘mata-gente’) são literalmente fumadas por cada inspiração de TODOS os freqüentadores do lugar. Logo, todos, sem exceção, são fumantes ativos e passivos. Somemos algumas dezenas de baforadas por cigarro por algo entre 10 e 30 cigarros por fumante (no RS, representam mais de 25% da população – a maior do país) durante 4h a 8h de presença no local (a não ser em bares e restaurantes, onde a média baixa para 1h a 4h) e temos um problema gravíssimo de saúde pública.

O ar deveria ser puro. Ainda há muitas pessoas e economias que não conseguem se livrar do automóvel movido a combustíveis fósseis (e o Brasil vai colaborar horrores como o aquecimento global, com o encarecimento do preço de cereais e com a degradação dos ecossistemas, ao transformar-se em uma roça de cana – essa é a pior cagada do Governo Lula, sem sobra de dúvida). Porém, mesmo que seja um vício resultante de uma compulsão em função da necessidade de eliminar o nervosismo, há outras formas de compulsão que podem substituir o uso de drogas lícitas e ilícitas como, por exemplo, ler, caminhar, conversar bastante e coisas mais saudáveis.

Não proponho aqui uma solução simplista e respeito a dificuldade de muitos fumantes. Contudo, é preciso ter força de vontade, consciência de que está fazendo um grande mal à sua saúde mas, sobretudo, é preciso ser mais socialista, respeitando o ar que todos respiram.

O ar circula livremente na natureza e é condição sine qua non para a vida. Nesse ponto, concordo com a proibição do tabagismo em lugares públicos e não freqüento casas de tabagistas sem passar o tempo todo em uma janela distante dos pitos. Se, por um lado, os fumantes reclamam da sua liberdade de ir e vir e de discriminação, por outro lado eles são egoístas ao negarem o direito da maioria de não-fumantes a respirar um ar puro.

Assim como o Pirata disse, é verdade que os embutidos comprovadamente contribuem para a replicação das células cancerígenas, que seus fabricantes e a mídia têm total liberdade para veicular anúncios de famílias felizes comendo essas coisas. No You Tube, é só procurar pra encontrar o que os hormônios fazem com os animais que o homem come e como eles são tratados. O AGENTE 65 já postou sobre isso.

No entanto, o interesse do “phoder” é maior ainda em relação a cigarros e bebidas, pois o cigarro é taxado em 100% de ICMS e a bebida também possui uma taxação alta.

O senador Aluísio Mercadante (PT/RS) deu uma explicação racional e absolutamente justa para isso: como cigarro e bebida causam dependência, baixo rendimento do trabalhador, afastamento por licença para tratar a saúde, incapacidade e morte nos casos mais agudos, o SUS precisa arcar com o tratamento. Logo, quem tende a usar o SUS com mais freqüência precisa contribuir mais com impostos.

Só que entra o lado perverso da equação: o “phoder” está pouco se lixando para a verdadeira escravização de fumicultores, que recebem financiamento das multinacionais de cigarro literalmente vendendo a alma ao diabo: sem condições de produzir frutas e hortaliças a um preço digno para sobreviverem e continuarem investindo na produção de alimentos saudáveis, acabam aceitando a proposta. Ganhavam, até poucos anos atrás, segundo o excelente site da ONG estado-unidense BIG TOBACCO SUCKS, a miséria de $1.25 (hoje cerca de R$2,00) por Kg de folha seca de tabaco.

Ora, a folha de tabaco é muito leve e perde ainda mais peso durante a secagem, que toma bastante tempo e espaço. É preciso então juntar cerca de 70 folhas e esperar que elas sequem para juntar 1 Kg.

Como esse processo é muito dispendioso, os pais precisam dos filhos trabalhando nessa lavoura perversa. Dessa forma, os municípios com grande número de fumicultores mudaram os horários das aulas em suas escolas para atender à essa indústria podre.

Some-se a isso o fato de os fumicultores nem sempre terem dinheiro para comprarem o caro equipamento de proteção contra os gases tóxicos dos venenos para matar os insetos que se alimentam das folhas de tabaco e uma série de doenças que causam aposentadoria precoce e até a morte.

Essas Souza Cruz e Phillip Morris da vida fazem testes com macacos, cães e diversos outros tipos de animais. Isso é completamente inadmissível!!!

As conseqüências do tabagismo são devastadoras para a sociedade: degradação do meio ambiente, contribuição para a ruína do patrimônio de famílias humildes, exploração do trabalho infantil, invalidez, morte precoce, facilitam o desenvolvimento de diversos tipos de câncer e deixam a pessoa fedorenta, detona dentes, cabelos e pele, origina o pigarro e dependência química.

Uma ex-amante e amiga hoje distante que é psicóloga e fumante inveterada me dizia que cada um tem o direito de fazer o que quiser com o seu próprio corpo, com a sua própria vida e com a sua própria saúde, desde que não traga ninguém consigo. Seguindo essa lógica, todo fumante é egoísta e inconseqüente.

Minha irmã mais velha escapou por pouco de perder o toco de uma perna e seus dentes estão totalmente detonados (sorte que meu sobrinho é dentista, mas ela tem medo). Parou de fumar e, apesar de ter ficado obesa, sua pele está mais bonita, ela não tosse e nem fede mais. Ficou mais ativa, mais ágil.

Meu pai, que bebia café e chimarrão pelando de quentes e fumava, morreu aos 72 anos de câncer no esôfago. Foram três fatores de risco juntos, que ocasionaram uma morte terrível, na qual a pessoa vai definhando, vira um morto-vivo que quase não diz coisa com coisa, não consegue dormir e não consegue nem levantar da cama nos últimos meses de vida. Ele era super ativo, presidente de associação, tinha muitos amigos e conhecidos, pensava muito, lia muito, nunca foi obeso, tinha uma alimentação super saudável, repleta de verduras. Quase toda a família dele é longeva: a maioria vai aos 84 anos ou mais.

Portanto, não são apenas os usuários de drogas ilegais de efeito psicotrópico que causam um grande mal à família e que sustentam uma indústria perversa.

Pensem nisso ao darem o próximo pito.

Blogged with the Flock Browser

Tags: , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS
9 comentários em “ANTI-TABAGISMO
  1. claudia cardoso disse:

    Hélio, lindo artigo publicado pelo meu amigo Marius Segundo, o primeiro de seu recém criado blog “Mastigando Idéias”:

    http://mastigandoideias.blogspot.com/2008/03/memria-de-um-ex-fumante_01.html

    Memória de um ex-fumante
    Como pude ser tão frágil e insensível comigo?

    Se soubesse que a cada cigarro acendido e sorvido um pouco de mim lentamente se apagava, talvez tivesse pressentido o mal que me acompanhava.

    Os componentes químicos que minha corrente sanguínea absorveu e distribuiu por todo o meu corpo, foram como ofensas malditas à existência da vida e da minha suposta inteligência.

    “Fumar faz mal” diziam-me alguns, e entre eles, alguns que me amavam, verdadeiramente.

    Ao contrário do que cheguei a pensar, o cigarro não foi um companheiro nos momentos de solidão, mas sim um algoz terrível me contaminando com um suave e derradeiro veneno diário.

    Quando comecei a fumar, comecei também o meu luto. Comecei a contar o tempo de minha vida ao contrário, na ampulheta da desgraça, movida pela insensatez. Comecei ali, a caminhada contra a minha saúde, o meu sucesso e minha paz.

    Os apelos para deixar o vicio, foram tão frágeis quanto as razões para eu continuar fumando.

    Não houve luta nem resistência, somente a passividade da falta de consciência.

    No final, venceu o mais forte; e não fui eu, foi a morte.

  2. Prezado Hélio,

    Obrigado pelos comentários “Na Periferia do Império”. Vida longa ao “Palanque do Blackão”.

    Um abraço

    ps: tá faltando o link do blog” Na Periferia do Império” entre os Sivuqueiros…rs

  3. A. Andrade disse:

    Companheiro!

    To seguindo teus conselhos..lendo mto, aperfeiçoando, absorvendo mta coisa…podes ter certeza que o espírito solidário e justo de gente como tu, minha mae e tantos outros não vai morrer. Assim como eu, sei que tem ainda mta gente crescendo e se indignando com esse mundo. Forte abraço!

  4. Jose disse:

    Caro Hélio,
    Meme pra ti lá no Ainda a Mosca Azul.
    []

  5. Cássio disse:

    Olá Hélio, (não consegui responder pelo orkut)
    muito legal o blog, coloquei nos meus favoritos. Bacana o post sobre tabagismo, essa é umaluta dificil pra quem fuma.

    Quando a aproximação do partido creioque seja pensando em espeço em mídia (embora eu particularmente não concorde nem um pouco em se aproximar desse partido que faz séculos que não é mais de esquerda, portanto só posso pensar sobre a questão de tempo de tv,etc..embora eu nao concorde!) Quando se ela for ministra, não creio muito nisso mas se acontecer creio que a sua hipótese ganha consistência. Muito obrigado pelo interesse, começaremos, sim, construir uma amizade aqui pelo orkut!
    Grande abraço!!

  6. Hélio Sassen Paz disse:

    Manda aí, Pirata! ;)

    Valeu!

    TE CUIDA!!!

    []’s,
    Hélio

  7. Pirata disse:

    Helião, salve, salve, paz e bem.

    gratíssimo pelo desejo de boa saúde, e parabéns pelo artigo elucidativo – e, acima de tudo, nada especulativo, como de hábito em $inhá mídia – sobre os malefícios (inquestionáveis) provocados pelo cigarro. porém, eu vejo uma falha por parte da ciência, sobre a qual escreverei na versão imeio da zine. você não é assinante, mas eu lhe encaminharei a edição, para sua avaliação, bem como para servir de contribuição ao debate.
    baita abraço meu

  8. S-Porto Alegre / RS disse:

    AI !!!! já to no inferno…eu fumo,adoro fumar nem que eu me fod*****, mas cuido prá não fumegar nos narizes das outras pessoas e dos meu cachorros tb,pois se eles estão perto,começam a tossir !Faz mal sim…mas não consigo largar,já fiz terapia,tomei bupropriona e nada!parece que dá mais vontade.
    Mas vou me defender,mesmo sem razão:
    — parece que comer só capim é que faz bem!!!!!!!!
    Sabe Hélio, eu vi e acompanhei a campanha do Dr. Mário Rigatto ,capitão-mor dos “Maleficios do Fumo” (aquele que usava sempre uma gravatinha borboleta) e acompanhei as notícias do cancêr de pulmão que lhe acometeu!
    A Vida é uma Ironia mesmo…O homem nunca fumou,dava cursos e mais cursos e fugia apavorado da fumaça do tabaco.Vai ver foi o elástico das gravatas borboletas!
    Defesa feita,capenga…capenga…bengalóide e debilóide!

    abraço Sueli

  9. Renegade Eye disse:

    In Minneapolis where I live, you can’t smoke in restaraunts and bars. Some go to another state close by to smoke. They will get used to not smoking in public.

    Regards

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: