[UCL] FC SCHALKE 04 x FC PORTO

A partir das 20:45 CET a Veltins Arena, em Gelsenkirchen no Vale do Rühr, Alemanha, será palco de um embate sensacional entre duas equipes de azul e branco: de um lado, os mandantes Azuis Reais, em quinto lugar na 1.Bundesliga, a oito pontos do líder Bayern München; de outro, os Azuis portistas, bicampeões da competição (1986/87 e 2003/04) e atuais líderes do Campeonato Português com 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, seu arqui-rival Benfica.

O PORTO guarda uma lembrança especial de Gelsenkirchen, pois a Veltins Arena foi o palco da sua retumbante vitória por 3×0 sobre o AS Monaco no lendário dia 26/05/2004. Porém, hoje o Porto não possui mais o inesquecível goleiro Vitor Baía; nem a dupla defensiva pela direita Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho; nem o ótimo meia Maniche e tampouco o perigoso sul-africano Benni McCarth. O técnico também mudou: não é mais o multicampeão José Mourinho.

Por outro lado, os portistas contam com o ótimo goleiro Hélton, ex-Vasco da Gama; com o ótimo Bosingwa (um dos raros remanescentes de 2004), mais o bom meio-campo formado por Ricardo Quaresma (um dos freqüentes selecionáveis de Felipão), pelo marroquinho Tarik Sektioui e pelo excelente argentino Lucho González, ídolo dos adeptos dos Dragões. No ataque, o grande destaque do técnico Jesualdo Oliveira é o também argentino Lisandro López, goleador do Campeonato Português com 16 gols.

O SCHALKE 04, por sua vez, parece contar com uma equipa mais sólida: o bom técnico Mirko Slomka (rima com Willy Wonka – dã!) tem um jovem e ótimo goleiro, Manuel Neuer; na defesa, o lateral-direito Heiko Westermann, que atuou em todas as partidas dos Azuis Reais pela Champions e atuou na vitória da Alemanha sobre a Áustria por 3×0 há duas semanas atrás; o zagueiro Marcelo Bordon, capitão do time, ex-São Paulo; o ótimo Rafinha, ex-Coritiba; e os sólidos e conhecidos Mladen Krstajić e Christian Pander. No meio, um jogador do qual gosto muito: o georgiano Levan Kobiashvili; ainda, o perigoso uruguaio Gustavo Varela, o alemão Fabian Ernst (que eventualmente também é convocado por Joachim Löw), o bósnio Slatan Bajramović e o recém-contratado brasileiro Zé Roberto, ex-Botafogo. No ataque, o dinamarquês Peter Løvenkrands e o alemão-brasileiro-panamenho Kevin Kuranyi (com dois gols na Champions até aqui) são os que mais estufam as redes adversárias, mas há de se ter muita atenção também com o alemão-nigeriano Gerald Asamoah (um gol na Champions) e com o turco Halil Altintop (irmão gêmeo do meia Hamit, do Bayern München).

Os atletas que atuaram em todas as seis partidas pela Champions são: Neuer, Rafinha, Bordon, Westermann e Asamoah.

Os donos da casa chegam às oitavas-de-final pela primeira vez e têm um retrospecto positivo contra equipes portuguesas em torneios continentais, embora tenha enfrentado o mesmo Porto e o Sporting Braga somente na década de 1970. Já o Porto costuma se dar bem contra equipas alemãs fora de casa. Um exemplo bastante recente foi a vitória sobre o Hamburger SV na fase de grupos da edição passada, com gols de Lucho González, Lisandro López e Bruno Moraes (os dois primeiros são titulares e entrarão em campo logo mais; o terceiro não faz mais parte do plantel). É bom lembrar que Lucho já marcou três vezes e Lisandro já fez dois gols nesta edição da Champions.

Esperemos pelas escalações e pelo desdobrar da partida. Prevejo um duelo muito difícil, em um jogo que, sob condições normais de temperatura e pressão, provavelmente deva terminar em empate ou em vitória magra do Schalke.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,495 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: